10 dicas para um home office mais produtivo

Que o home office, ou teletrabalho, tornou-se uma excelente alternativa para a manutenção de empregos e de uma economia minimamente saudável em meio à crise do Covid-19, não é novidade. Mas quem está lidando com esse modelo de trabalho agora, precisa criar hábitos diferentes da rotina dos escritórios. Isso porque trabalhar em casa não é tão fácil quanto se imagina. Por isso, separamos 10 dicas essenciais para você, que está buscando um home office produtivo, livre de distrações e psicologicamente saudável. 

A prática do home office cresceu desde o início da pandemia. Adotar novas práticas na rotina de trabalho é uma maneira de se adaptar melhor

Olha só:

1 – Cumpra seu horário habitual

No home office, ainda que temporário, a sua casa acaba se tornando o local de trabalho. Mas é importante separar as coisas e lembrar que você não precisa estar trabalhando o tempo todo, mesmo que seja respondendo mensagens depois do expediente.

Existem duas opções que podem te ajudar, de acordo com o seu perfil. Vale testar!

1 – Obedeça os mesmos horários de entrada e saída que seguia na empresa;

2 – Avalie o período do dia em que se sinta mais produtivo. Com a rotina alterada, muitas pessoas acabam elevando o nível de disposição à noite, por exemplo. Se a sua função permite, porque não? A flexibilidade também é uma das vantagens do home office, basta combinar antecipadamente com seus gestores e equipe.

2 – Utilize roupas adequadas

Trabalhar em casa não é sinônimo de conforto excessivo. Por isso, logo no começo do dia, adquira o hábito de tirar o pijama antes de iniciar os trabalhos. Especialistas afirmam que o pijama ou roupas mais confortáveis emitem sinais inconscientes de relaxamento e descanso e que a nossa postura corporal e social sofre alterações de acordo com a roupa que usamos. Mas calma, não precisa tirar o terno e a gravata do guarda roupas. Usar roupas que seriam apropriadas para uma call, por exemplo, já é o suficiente. O importante é transmitir ao cérebro a mensagem de que, ao trocar de roupa pela manhã, você está iniciando uma fase ativa do dia.

3 – Tenha uma lista de tarefas

No home office, disciplina é a palavra chave. O trabalho em casa pode gerar distrações que prejudicam a sua produtividade. Ter uma lista ou mesmo um gerenciador de tarefas é essencial para que você saiba exatamente o que vai fazer durante o dia e quanto tempo vai dedicar para cada atividade, sem se perder no meio do caminho. Obrigue-se a cumprir o que listou, elencando as tarefas por prioridade. Essa é uma ótima maneira de manter-se produtivo e disciplinado, sem deixar que o home office acabe transformando-se em um fardo.

Uma ótima maneira de organizar suas tarefas é utilizar plataformas digitais, como a Pipefy, por exemplo, pois elas geram notificações, te ajudam a elencar prioridades, além de documentar tudo o que tem feito em casa. Essa é uma ótima saída para manter-se alinhado com a equipe.

Gestor de tarefas digital, para organizar atividades do home office
Organizar as tarefas digitalmente é uma excelente forma de evitar desorganização, atrasos nas entregas, além de manter tudo documentado

4 – Determine um local específico exercer o home office

Marque o seu território! O sucesso de um novo hábito exige repetição, por isso, mudar o posto de trabalho com frequência pode ser prejudicial. Encontre um ambiente silencioso, ergonômico e arejado na sua casa. Além disso, equipe-o com tudo o que precisa durante o dia e mantenha café, água e snacks por perto, a fim de não sair procurando-os pela casa quando precisar.

5 – Evite interferências

Essa dica é uma continuidade da anterior. Se você tem um lugar específico para trabalhar, distrações como televisão, familiares, atividades e sons não relacionados ao seu trabalho não serão problema. Isso também vale para as redes sociais, aplicativos de mensagens, entre outras notificações do celular. Opte por manter o seu dispositivo móvel no modo silencioso ou mantenha-o distante da sua mesa.

Por outro lado, se você não consegue ficar no silêncio absoluto, existem sons que foram desenvolvidos especialmente para escutar e relaxar e concentrar você durante o home office! Separei 3 sons, olha só:

1 – Sons ambiente de escritório – Sim! Você não leu errado! O My Noise desenvolveu um simulador de sons ambiente de escritórios. Nele, você consegue aumentar ou diminuir sons de diálogos, relógio, teclados e até mesmo cliques de mouse!

2 – Trilha para estimular criatividade e concentração – Essa trilha, postada no Youtube, tem ajudado inúmeros profissionais em home office a estimular a concentração. Ela funciona mesmo e a explicação está na ciência! Basicamente, esse estilo musical ativa regiões do cérebro responsáveis pelo bem estar, facilitando o raciocínio lógico e concentração. Faça um teste!

3 – Playlist da concentração no Spotify – Se você gostou da dica anterior, com certeza vai adorar essa! Aqui está uma playlist cheia de músicas relaxantes, que vão instigar a sua criatividade e concentração!

6 – Converse com seus familiares sobre o home office

O home office comum, fora do período de crise e isolamento social, acaba sendo mais simples no quesito de interação diária com a família. No entanto, no cenário em que todos ficam em casa o dia todo, é importante criar um diálogo aberto e transparente com todos os moradores da casa. Desenvolva a noção de que, por mais que você esteja em casa, não está disponível para fazer coisas ou favores que estejam fora do trabalho. Se você tem crianças em casa, busque conversar com elas e, até mesmo, levá-las até o seu ambiente de trabalho e explicar o que tem feito por ali o dia inteiro, transmitindo seriedade.

É um desafio, mas ofereça distrações para as crianças. Se possível, crie um mini escritório para elas no mesmo ambiente que o seu, oferecendo distrações e acompanhando-as em pequenos intervalos.

7 – Tenha cuidado com as informações

É importante lembrar que, mesmo que você esteja trabalhando em casa, informações sigilosas permanecem sigilosas e não devem ser compartilhadas de qualquer maneira. Evite sincronizar contas pessoais no computador ou celular da empresa e trate as informações e dados aos quais você tem acesso com muito cuidado. Evite imprimir dados importantes. Além de correr o risco de perder informações físicas, o papel só causa desorganização.

8 – Tenha um home office organizado

Lembre-se: a organização que você mantinha no escritório não era pra impressionar as pessoas, mas sim, para facilitar a sua vida. Por isso, ainda que esteja em casa, busque manter o seu local de trabalho limpo, organizado e sem papelada. Existem muitos meios tecnológicos de substituir o papel. Isso para vários casos, como lembretes (utilize sua agenda virtual ou o Google Keep) e documentos (utilize a Contraktor para automatizar documentos).

9 – Comunique-se frequentemente com seus colegas

Um dos desafios do home office é a manutenção de uma comunicação efetiva com os colegas e gestores. Utilize meios de interação virtual, priorizando as chamadas de vídeo nos casos de assuntos mais sérios e específicos. Assim, você evita más interpretações que podem surgir nos casos de mensagens de texto, por exemplo. Nas atividades cotidianas, busque utilizar ferramentas com as quais você possa exercer suas atividades e, em paralelo, no mesmo ambiente, alinhar detalhes com a equipe. Isso pode ser feito com as ferramentas do Google, onde as edições de projetos são simultâneas e em ferramentas como a Contraktor, que permite que equipes interajam durante a edição, criação e gestão de documentos

10- Utilize a tecnologia a seu favor

Chegamos na última, mas não menos importante dica! Além de não ter contato seus colegas de trabalho, com o distanciamento social, você não terá contato com outros grupos de pessoas, como fornecedores, parceiros e órgãos públicos. Por isso, busque utilizar tecnologias que sejam alternativas para dar continuidade nos seus negócios. Atualmente, o mercado tecnológico oferece plataformas digitais que automatizam processos contábeis, administrativos, de RH e jurídicos.  Se você precisa de uma alternativa para assinar documentos, com a falta de acesso a cartórios e a impossibilidade de encontrar clientes presencialmente, conte com a Contraktor para continuar fechando negócios, com segurança e validade jurídica! 

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