Assinatura híbrida: o que é e porque ela será indispensável nos próximos anos?

Tipos de assinaturas virtuais existentes

Já vamos falar da assinatura híbrida, mas é importante saber que, atualmente, existem duas maneiras mais conhecidas para assinar documentos digitalmente. São elas: assinatura digital e assinatura eletrônica. Ao formalizar uma assinatura, os assinantes escolhem apenas uma das duas modalidades de assinatura.

Nós já falamos das diferenças entre esses dois métodos aqui no blog. Mas, de modo resumido, a assinatura digital é caracterizada, principalmente, pelo uso do certificado digital, que é um documento para validar os dados do signatário no mundo virtual. Esse documento, geralmente, é utilizado por profissionais cuja a área de atuação exige que ele seja utilizado. Podemos destacar: advogados com registro na OAB, economistas e contadores. 

Já a assinatura eletrônica não depende de certificado, mas tem sua validade garantida por meio de dados como: e-mail do signatário, data e hora da assinatura, IP da máquina utilizada, geolocalização e a hash de segurança, que é um código alfanumérico único e inalterável. Esse código tem o objetivo de evitar fraudes e alterações nos documento. Esse tipo de assinatura pode ser usado por qualquer pessoa, sendo ela física ou jurídica.

Sabendo disso, é possível afirmar que a principal diferença entre os dois tipos de assinatura é que a digital precisa obrigatoriamente do certificado digital, enquanto eletrônica não. As duas podem ser usadas por empresas e pessoas em diferentes cenários, para diferentes necessidades.

O que é assinatura híbrida?

A utilização da assinatura digital, bem como a assinatura eletrônica, ainda geram muitas dúvidas sobre qual é a mais adequada para garantir autenticidade aos documentos. Além disso, era preciso escolher qual dos métodos utilizar, pois, como citado no início do texto, dependem de diferentes características de autenticação.

Com isso, houve um desafio técnico: a impossibilidade de alguém sem certificado digital assinar o mesmo documento onde outros signatários possuam o certificado. Diante desse cenário, compreendeu-se a necessidade de desenvolver uma nova tecnologia para ampliar os recursos da assinatura digital. Surgiu então a assinatura híbrida, que quebrou as barreiras entre assinatura digital e assinatura eletrônica, possibilitando que signatários sem certificado digital celebrem o mesmo contrato com aqueles que possuem esse documento.

Assine contratos digitais e eletrônicos de qualquer lugar, com a participação de qualquer pessoa, por meio da assinatura híbrida
Assine contratos digitais e eletrônicos de qualquer lugar, com a participação de qualquer pessoa

Por que usar?

Além de permitir que todos os signatários, independente da posse de um certificado digital, participem da celebração de um mesmo contrato, as partes podem optar por assinar da forma com a qual já estão habituadas e se identificam mais. Assim, a criação de contratos digitais fica ainda mais acessível e segura

No cenário de uma empresa, por exemplo, não existe mais a necessidade de limitar a assinatura e participação em contratos para aqueles que possuam o certificado. Isso torna o processo mais simples, permitindo pluralidade nas revisões e a participação de diferentes equipes.

Quais serão os impactos da assinatura híbrida?

Com a difusão da assinatura virtual (assinatura eletrônica, assinatura digital e assinatura híbrida), mais negócios, processos e celebrações serão realizadas em todas as esferas da sociedade e por diversos tipos de assinantes: empresas, pessoas físicas, autônomos, advogados, etc. Com isso, os impactos, tanto na economia, quanto nas situações mais cotidianas de formalização onde ainda existe uma alta burocracia, nos levarão a outro estágio, onde a tecnologia trará velocidade e agilidade para uma nova era mais conectada e segura.

Como utilizar a assinatura híbrida?

Assim como as assinaturas digital e eletrônica, para usar a assinatura híbrida é necessário ter acesso a uma plataforma para assinatura digital de documentos. Essa tecnologia é conhecida também como autoridade certificadora. A Contraktor é uma das plataformas de assinatura mais completas do mercado e uma das pioneiras no lançamento da assinatura híbrida. Além disso, permite fazer a gestão de todo o ciclo de vida dos contratos.

Para assinar um documento híbrido na Contraktor, basta criar um documento na plataforma ou realizar o upload de um arquivo pronto. Em seguida, é possível fazer a revisão em equipe, enviar o convite de assinatura para o e-mail dos signatários, com ou sem certificado digital, e aguardar que as assinaturas sejam efetuadas. Ao receberem o convite para assinar o documento, os signatários efetivam as assinaturas com a leitura do certificado digital, para a assinatura digital. Ou apenas por meio de um botão de aceite, para que, a partir disso, a plataforma registre os dados que autenticam a assinatura eletrônica.


Gostou desse conteúdo e está em busca de implementar a assinatura híbrida em sua empresa? Fale com a gente! Temos a solução ideal para o seu negócio e volume de documentos!

Banner Fale com Vendas

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *