por Clarissa Bessa

Quando você pensa em assinatura híbrida, o que vem na sua cabeça? Se é a assinatura nas formas física e digital em um mesmo documento, você está enganado!

Por mais que a palavra “híbrida” possa remeter a algo que mescle o digital e o físico, no caso da assinatura digital não é bem assim. Na assinatura híbrida, são usadas duas formas de assinar um documento, mas são diferentes formas digitais de assinatura. 

E quais são essas diferentes formas de assinatura digital que são utilizadas na assinatura híbrida? A gente responde: são as assinaturas eletrônica (sem certificado) e digital (com certificado). 

A assinatura digital tem a sua validade garantida pelo uso do certificado digital. Normalmente, esse tipo de certificado é utilizado por profissionais cuja área de atuação exige a autenticação de processos digitalmente, por meio da criptografia.

Já a assinatura eletrônica não depende de um certificado para ter sua validade garantida, ela é validada através de dados que são fornecidos quando a assinatura é feita, como: e-mail do assinante, data e horário da assinatura, bem como o IP da máquina utilizada, entre outras informações. 

Quando usar a assinatura híbrida em seus documentos?

Como citamos acima, utilizar a assinatura híbrida nos documentos digitais possibilita que diversos signatários possam assinar um mesmo documento, independente de possuir um certificado digital ou não

Por exemplo: Se para um laudo médico for necessária a assinatura do médico e do paciente, o médico terá a necessidade de assinar com um certificado digital, para comprovar a autenticidade da sua assinatura, já que é o profissional que está passando o diagnóstico. Já o paciente, que também irá assinar, não precisará de um certificado, a validade de sua assinatura virá de outras formas, como já citamos neste artigo. Ou seja, o médico fará uma assinatura digital, enquanto o paciente fará uma assinatura eletrônica, em um mesmo documento.  

Além disso, em qualquer cenário de uma organização, com a assinatura híbrida não há a necessidade de limitar a participação de qualquer colaborador em contratos e documentos que possuam ou não certificados digitais. Assim, se tornam muito mais simples as gestões e revisões de documentos por diversas pessoas e, com isso, mais negócios e processos podem ser realizados, com a participação de vários tipos de assinantes: empresas, pessoas físicas, autônomos, entre outros.

Como utilizar a assinatura híbrida?

Para utilizar a assinatura híbrida, assim como as assinaturas digital e eletrônica, é necessária uma plataforma de assinatura digital de documentos, pois com a tecnologia fornecida por ela é possível autenticar documentos, ver a veracidade de assinaturas e ter um alto nível de segurança em todo o processo. 

A Contraktor é uma das plataformas de assinatura digital pioneiras no uso da tecnologia para assinaturas híbridas. Com ela é possível não só fazer todos os tipos de assinaturas digitais que mencionamos nesse artigo, mas também gerenciar todo o ciclo de vida dos documentos. 

Para assinar um documento no formato híbrido com a Contraktor, é necessário fazer o upload ou criar um documento dentro da plataforma, enviar o convite de assinatura para as pessoas necessárias (tanto com necessidade de certificado digital, ou sem) e aguardar que as assinaturas sejam feitas.

Para os signatários que necessitam assinar com certificado digital, é necessário efetivar a assinatura com a leitura do certificado, para validação. Já para quem irá fazer a assinatura digital sem certificado, basta apertar o botão de aceite para gerar a assinatura! Muito simples e rápido.

Quer usar a Contraktor para fazer assinaturas digitais e ainda gerenciar todos os documentos do seu negócio? Clique aqui e entre em contato com o setor de vendas. 

A Contraktor

Se você deseja ir além da assinatura de contratos digitais, conheça a Contraktor! Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

Gostou? Compartilhe.

Posts relacionados