Como assinar documento com certificado digital

Avatar da Contraktor

por Francesco Fumagalli

Muitos processos que antes ocorriam no plano físico estão migrando para o digital, e a assinatura de documentos não é exceção. Assinar documentos digitalmente traz inúmeros benefícios para pessoas e empresas que querem agilizar processos e otimizar seu tempo.

Neste artigo, falaremos sobre como assinar documentos com certificado digital. Boa leitura!

Assinatura digital

Quando se fala em assinatura digital, devemos ter em mente que é toda assinatura realizada em meio eletrônico. Este tipo de assinatura tem validade jurídica garantida pela Medida Provisória 2.200/2001, e conta com altos padrões de segurança.

Embora raros, alguns casos de assinatura digital devem ser feitos com uso de um certificado digital, como veremos a seguir.

Certificado digital

O certificado digital é uma identidade eletrônica, que confere ainda mais segurança e autenticidade ao processo de assinatura online. É exigido em casos específicos por juntas comerciais, prefeituras, tribunais e outros órgãos públicos.

Para emitir um certificado digital, a solicitação é feita pelo site de alguma Autoridade Certificadora (AC). O certificado poderá ser:

  • e-CPF: para transações realizadas por pessoas físicas no ambiente virtual. Disponível nos modelos A1 (software instalado no próprio computador) e A3 (cartão ou token).
  • e-CNPJ: para transações e registros empresariais, também disponível nos modelos A1 e A3.

Muitas empresas já possuem este certificado, apesar de não saberem. Por isso, vale a pena verificar com o seu contador antes de emitir um novo.

Por que usar Certificado digital?

Assinar documentos com certificado digital equivale à reconhecer firma em cartório, mas no ambiente virtual. A diferença é que, ao invés de gastar tempo e dinheiro com impressão, transporte, custas cartorárias e armazenamento dos documentos, tudo é feito em poucos cliques, dentro de uma mesma plataforma.

 
como fazer assinatura eletrônica

Como assinar documento com certificado digital

Agora que já vimos o que é um certificado digital, o próximo passo é entender como utilizá-lo.

Nos planos avançados da Contraktor, por exemplo, é muito simples: 

  1. Ao criar e revisar um documento, o usuário da plataforma envia-o para os demais participantes (signatários).
  2. Quando recebem, os participantes abrem o documento em ambiente digital, onde poderão conectar os respectivos certificados digitais.
  3. O sistema faz a leitura e validação dos dados.
  4. Basta assinar e o documento estará autenticado.

Leia também: Assinatura Híbrida, quando usá-la em seus documentos?

A Contraktor

Somos uma plataforma de assinatura e gestão de documentos digitais que faz todo o gerenciamento do fluxo de documentos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços!

Gostou? Compartilhe.

Posts relacionados