ICP-Brasil: o que é, para que serve e o que regulamenta?

Você sabe o que é o ICP-Brasil? Criada por meio da Medida Provisória 2.200-2/2001, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), veio para viabilizar a emissão dos certificados digitais.

Nessa norma, foram instituídas as hierarquias e os tipos de certificados que seriam oferecidos no país. Confira abaixo!

Em primeiro lugar, a principal autoridade da ICP-Brasil é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), uma autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, cuja missão é manter e executar as políticas da ICP-Brasil.

Do mesmo modo, para que você se aprofunde mais nos assunto, preparamos esse artigo, devidamente categorizado, explicando em detalhes o que é o ICP-Brasil e os tipos de certificados digitais oferecidos. Olha só!

icp brasil como funciona?

O que é ICP-Brasil?

A princípio classificado como uma cadeia hierárquica, o ICP-Brasil viabiliza a emissão de certificados digitais com o intuito de identificar virtualmente pessoas físicas ou jurídicas. 

No Brasil, o termo técnico utilizado é o mesmo que nomeia o órgão: infraestrutura de chaves públicas, conhecida também como certificação com raiz única. 

Nesse sentido, uma Autoridade Certificadora Raiz é o ponto mais alto e responsável por executar as Políticas de Certificados, normas técnicas e operacionais aprovadas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil.

Seguindo a hierarquia, surgem as Autoridades Certificadoras (AC), que são entidades públicas ou privadas responsáveis por distribuir, emitir, renovar, revogar e gerenciar todos os certificados vinculados a elas. Além disso, checam se o titular do certificado possui a chave privada correspondente à chave pública.

Do mesmo modo, esse sistema é conhecido como criptografia assimétrica, onde cada pessoa ou entidade recebe dois códigos ao criar o certificado: certificado público, para ser compartilhado; certificado privado, para manter-se em segurança. Logo, quando um documento é codificado com a chave pública, ele só pode ser decodificado com a chave privada correspondente.

Dando continuidade à hierarquia, temos a Autoridade de Registro (AR) vinculada às Autoridades Certificadoras – cuja função é criar a interface e facilitar o contato entre usuários e ACs – e a Autoridade Certificadora do Tempo, cuja função é atestar a questão temporal da transação, efetivando a validação jurídica do conteúdo.

 

Tipos de certificados digitais da ICP-Brasil

Primordialmente, há diversos tipos de certificados digitais e esses variam de acordo com a sua aplicação e nível de segurança determinada. Cada um deles pode ser usado para inúmeras atividades, por isso, é importante conhecê-los antes de solicitar o formato, avaliando qual se enquadra melhor com a sua demanda. Acompanhe:

Certificado tipo A

Este tipo de certificado digital é indicado para profissionais autônomos, empresas e órgãos públicos que possuem grande demanda de arquivos e que precisam de validações rápidas, o Certificado tipo A é também o mais utilizado para assinaturas digitais de todos os tipos de documentos.

 

Certificado tipo S

Usado geralmente nos casos de documentos sigilosos e confidenciais, esse certificado só permite a decodificação do arquivo por pessoas autorizadas. Ótima opção para arquivos e transações que exigem segurança máxima e muito útil para acordos cujas informações — como valor monetário, dados pessoais e acordos das partes — são extremamente sigilosos.

 

Certificado tipo T

Esse documento eletrônico, mais conhecido como carimbo do tempo, serve como evidência de data e hora para as transações digitais, garantindo que essas informações fiquem presentes nos documentos sem a possibilidade de serem alteradas. Aconselha-se usar em conjunto com outros certificados.

 

Segurança tipo A, S ou T 1

Ainda que de todos os certificados contem com um sistema altamente seguro, o tipo 1 é considerado o mais baixo. Ao contrário dos demais, esse formato não é acessível pela forma criptografada, mas como as chaves são geradas. Todo processo é feito por um software no computador, que pode ser acessado com um usuário e senha. Tem validade de apenas um ano.

 

Segurança tipo A, S ou T 3

Os de segurança tipo 3 são gerados e armazenados em um hardware criptográfico, ou seja, em um cartão inteligente ou token. Dessa forma, o acesso fica restrito apenas a pessoas autorizadas, o que deixa as operações mais seguras em comparação com o modelo 1. O prazo de validade é de 3 anos.

 

Segurança tipo A, S ou T 4

Esse é o formato mais seguro oferecido pela ICP-Brasil e utiliza o Módulo de Segurança Criptográfico, conhecido também como HSM. A chave privada do tipo 4 é gerada e armazenada dentro desse hardware e só permite a cópia de segurança para outro HSM. Tem o nome popular de cofre digital, pois é inviolável e apaga todas as informações em caso de invasão. 

 

Por que usar certificado digital na sua empresa?

Companhias de diversos setores estão constantemente lidando com altas demandas de dados e informações confidenciais. Por essa razão, a melhor maneira de manter a segurança, mesmo com o alto fluxo de documentos, é comprar o certificado digital para o seu negócio.

Com esse documento eletrônico, os arquivos circulam pela internet sem o risco de serem extraviados, alterados ou corrompidos. Contudo, essa não é a única razão para começar a usar o certificado digital em sua empresa. 

Desde 2018, com a versão NF-e 4.0, o Governo Brasileiro criou uma nova forma de emitir documentos fiscais que substituiu a impressão de papel. Com isso, o modelo eletrônico passou a ser o padrão nacional e exigiu algumas alterações nas emissões desses documentos.

Entre elas, podemos destacar a necessidade de usar o certificado digital para emitir notas fiscais. Nesse caso, o certificado é responsável por autenticar as movimentações feitas entre o computador da empresa e os servidores da Receita Federal. Enfim, a ideia por trás dessa atualização é permitir que todos os dados possam ser consultados por ambas as partes e facilitar a fiscalização do Fisco.

 

Como o uso de um sistema para gestão de contratos pode ajudar?

Primeiramente, apenas aderir ao certificado digital não basta. Para usufruir dos benefícios desse documento, além de ter onde utilizá-lo para formalizar a assinatura digital, se faz necessária a associação do certificado com um software adequado. 

Os mais procurados são aqueles que promovem o  gerenciamento de documentos, digitalizando todo o ciclo de vida de contratos, termos e acordos. 

Um dos sistemas para gestão de contratos mais procurados é o da Contraktor. Com ele, é possível criar documentos do zero, fazer upload de documentos prontos, revisar online e em equipe, enviar para os signatários por e-mail, armazenar na nuvem, além de monitorar prazos e vencimentos, evitando que renovações passem despercebidas. 

icp brasil como funciona?

Já não é mais preciso depender de logística, transporte, papéis, estoque para guardar os documentos, etc. Todo o processo é feito de forma online, o usuário tem total controle dos acessos, consegue realizar assinaturas digitais e todas as alterações feitas são registradas no sistema.

 

Dica final

Antes de emitir o seu certificado digital, pesquise a autoridade certificadora para saber acerca de sua filiação à ICP-Brasil e se suas credenciais são de fato confiáveis. Não menos importante, fique atento ao tipo de certificado que vai implementar no seu negócio. A variedade existe para que não haja erros! 

A tendência é aumentar o uso desses certificados, uma vez que eles ajudam a desburocratizar os processos para assinatura de documentos e garantem a segurança e o sigilo de todas as informações presentes no arquivo. Como vimos, já existe a obrigação de emitir notas fiscais dessa forma, e não importa o tamanho da sua empresa.

A CKsign – Plataforma de assinatura digital

A CKsign é uma plataforma de assinatura digital ilimitada, que tem como propósito a desburocratização do seu negócio.

Com ela, é possível enviar contratos para assinatura em poucos cliques, com segurança e validade jurídica! Além da assinatura digital, a CKsign também possui planos que possibilitam o monitoramento dos seus contratos. Confira todos os planos disponíveis aqui e teste grátis agora mesmo!

Gostou? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ei, não vá embora! 😢

O que acha de enviar o seu primeiro documento para assinatura digital GRATUITAMENTE agora mesmo? Você está a poucos cliques de distância! Experimente!