O que é assinatura eletrônica?

Primeiramente: o que é assinatura eletrônica? Bom, se você quer assinar um documento online, então a assinatura eletrônica é a escolha certa! Confira.

Com o distanciamento social, muitas pessoas e empresas tiveram que deixar de lado os processos que, antes, eram feitos de maneira presencial. Com isso, a busca por ferramentas digitais que cumprissem os mesmos objetivos das atividades presenciais só aumentou, principalmente quando falamos sobre processos burocráticos.

Essa procura explodiu justamente por causa da pandemia, já que muitas pessoas passaram a adotar o home office. Assim, tudo passou a ser feito no ambiente virtual: aulas, reuniões, consultas, contratações… Por exemplo, entre março e agosto de 2020, foram assinados cerca de 161,5 mil contratos digitais aqui na Contraktor. No mesmo período de 2019, foram apenas 8,5 mil, o que significa que o número aumentou quase 20 vezes!

Com estes números, fica claro que há um movimento natural, hoje, de transformação digital. Empresas dos mais variados segmentos e portes estão passando a adotar essas soluções como parte da estratégia de digitalização, com o objetivo de crescer e modernizar seus negócios. É o caso da assinatura eletrônica: a impossibilidade de encontros presenciais acelerou (e muito!) o uso deste tipo de ferramenta. Afinal, muitas empresas por aí irão adotar o home office de forma total ou parcial, mesmo depois que tudo voltar à normalidade. 

Por isso, hoje vamos tirar suas dúvidas sobre o que é assinatura eletrônica: uma das principais soluções tecnológicas para quem quer fechar negócios à distância com mais rapidez e segurança!

o que é assinatura eletrônica
Descubra o que é assinatura eletrônica e tudo sobre essa tecnologia!

O que é assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é um método para assinar documentos online de forma simples e rápida. Com ela, é possível autenticar um documento sem a vulnerabilidade da assinatura feita em papel, com o próprio punho. A assinatura eletrônica utiliza meios computacionais para a confirmação e, através da tecnologia, possui características que tornam-a segura.

O que é assinatura eletrônica? Bom, é um termo para um grupo de tecnologias de validação por meio eletrônico. Como o próprio nome sugere, a autoria desta assinatura ocorre de forma eletrônica, por meio da coleta de informações como: e-mail do signatário, CPF e IP do dispositivo utilizado para realizar a assinatura. 

segurança da assinatura eletrônica se dá por meio de criptografia, carimbo de data e hora, IP da máquina na rede e, nos casos da assinatura digital, a validação do certificado digital também é um meio de garantir que um documento assinado em ambiente virtual não sofrerá alterações ou possíveis fraudes. 

Baixe gratuitamente: Guia Completo de Validade Jurídica

A Lei 14.063/20 e os 3 tipos de assinatura eletrônica

Em 2020, a Lei 14.063 foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e significa um verdadeiro avanço para todos os setores. A Lei visa ampliar a relação de documentos públicos que podem ser validados digitalmente, por meio de assinatura eletrônica, sem perder a validade jurídica da assinatura tradicional (feita à mão).

A Lei 14.063/20 também categoriza as assinaturas eletrônicas em 3 tipos: simples, avançada e qualificada. Vamos te explicar sobre cada uma delas abaixo:

Assinatura Simples (eletrônica)

Pode ser usada em contratações que não envolvam informações protegidas por sigilo. Permite identificar o signatário, por meio de CPF e/ou e-mail, associando estas características a dados eletrônicos (como o IP) e também login e senha. A assinatura simples é a mesma coisa que a eletrônica. 

Assinatura Avançada

Envolve dupla verificação, para processos e transações que envolvam informações sigilosas. Por exemplo: digital ID (biometria facial, questionários, biometria por meio da digital, entre outros).

Assinatura Qualificada (digital)

Com certificado digital da ICP-Brasil, é o único tipo autorizado em qualquer ato ou trâmite com o poder público. A assinatura qualificada é a mesma coisa que a digital e substitui o reconhecimento de firma em cartório!

Leia também: Como a Lei 14.063/20 afeta o setor da saúde?

Você sabia que a assinatura digital e a assinatura eletrônica não são a mesma coisa? Confira no próximo item as principais diferenças entre elas!

o que é assinatura eletrônica

Qual a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital?

Uma das principais diferenças é em relação à categorização dessas tecnologias. A assinatura eletrônica é como se fosse a “categoria principal”, e a assinatura digital está “dentro” desta categoria. Então, a assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica. 

Outra diferença entre estes dois tipos de assinatura é em relação ao uso do certificado digital. A assinatura digital exige o uso do certificado, enquanto a assinatura eletrônica não. Durante o processo de assinatura, a eletrônica utiliza os dados pessoais da pessoa (como e-mail, CPF, IP do dispositivo); já a digital utiliza o certificado como meio de validação.

Leia também: Assinatura eletrônica X assinatura digital

Agora, você sabia que sua empresa pode ir além de apenas assinar documentos eletronicamente? Com uma gestão básica de documentos, é possível disparar os seus contratos para assinatura, acompanhar os status das assinaturas e armazená-los na nuvem. Tudo em uma única plataforma, como é o caso da CKsign!

A CKsign – Plataforma de assinatura digital com teste grátis

A CKsign é uma plataforma de assinatura digital ilimitada, que tem como propósito a desburocratização do seu negócio.

Com ela, é possível enviar contratos para assinatura em poucos cliques, com segurança e validade jurídica! Além da assinatura digital, a CKsign também possui planos que possibilitam o monitoramento dos seus contratos, a partir de R$26,90 por mês. Além disso, também possui um plano gratuito, que pode ser ativado após o teste grátis da plataforma.

Confira todos os planos disponíveis aqui e teste grátis agora mesmo!

Gostou? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ei, não vá embora! 😢

O que acha de enviar o seu primeiro documento para assinatura digital GRATUITAMENTE agora mesmo? Você está a poucos cliques de distância! Experimente!