Primeiramente: se você quer assinar um documento online, então a assinatura eletrônica é a escolha certa! Com o distanciamento social, muitas pessoas e empresas tiveram que deixar de lado os processos que, antes, eram feitos de maneira presencial. Com isso, a busca por ferramentas digitais que cumprissem os mesmos objetivos das atividades presenciais só aumentou, principalmente quando falamos sobre processos burocráticos.

Essa procura explodiu justamente por causa da pandemia, já que muitas pessoas passaram a adotar o home office. Assim, tudo passou a ser feito no ambiente virtual: aulas, reuniões, consultas, contratações… Por exemplo, entre março e agosto de 2020, foram assinados cerca de 161,5 mil contratos digitais aqui na Contraktor. No mesmo período de 2019, foram apenas 8,5 mil, o que significa que o número aumentou quase 20 vezes!

Com estes números, fica claro que há um movimento natural, hoje, de transformação digital. Empresas dos mais variados segmentos e portes estão passando a adotar essas soluções como parte da estratégia de digitalização, com o objetivo de crescer e modernizar seus negócios. É o caso da assinatura eletrônica: a impossibilidade de encontros presenciais acelerou (e muito!) o uso deste tipo de ferramenta. Afinal, muitas empresas por aí irão adotar o home office de forma total ou parcial, mesmo depois que tudo voltar à normalidade. 

Por isso, hoje vamos tirar suas dúvidas sobre o que é assinatura eletrônica: uma das principais soluções tecnológicas para quem quer fechar negócios à distância com mais rapidez e segurança!

assinatura eletrônica

O que é assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é um método para assinar documentos online de forma simples e rápida. Com ela, é possível autenticar um documento sem a vulnerabilidade da assinatura feita em papel, com o próprio punho. A assinatura eletrônica utiliza meios computacionais para a confirmação e, através da tecnologia, possui características que tornam-a segura.

Assinatura eletrônica é um termo para um grupo de tecnologias de validação por meio eletrônico. Como o próprio nome sugere, a autoria desta assinatura ocorre de forma eletrônica, por meio da coleta de informações como: e-mail do signatário, CPF e IP do dispositivo utilizado para realizar a assinatura. 

A segurança da assinatura eletrônica se dá por meio de criptografia, carimbo de data e hora, IP da máquina na rede e, nos casos da assinatura digital, a validação do certificado digital também é um meio de garantir que um documento assinado em ambiente virtual não sofrerá alterações ou possíveis fraudes. 

Baixe gratuitamente: Guia Completo de Validade Jurídica

A Lei 14.063/20 e os 3 tipos de assinatura eletrônica

Em 2020, a Lei 14.063 foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e significa um verdadeiro avanço para todos os setores. A Lei visa ampliar a relação de documentos públicos que podem ser validados digitalmente, por meio de assinatura eletrônica, sem perder a validade jurídica da assinatura tradicional (feita à mão).

A Lei 14.063/20 também categoriza as assinaturas eletrônicas em 3 tipos: simples, avançada e qualificada. Vamos te explicar sobre cada uma delas abaixo:

Assinatura Simples (eletrônica)

Pode ser usada em contratações que não envolvam informações protegidas por sigilo. Permite identificar o signatário, por meio de CPF e/ou e-mail, associando estas características a dados eletrônicos (como o IP) e também login e senha. A assinatura simples é a mesma coisa que a eletrônica. 

Assinatura Avançada

Envolve dupla verificação, para processos e transações que envolvam informações sigilosas. Por exemplo: digital ID (biometria facial, questionários, biometria por meio da digital, entre outros).

Assinatura Qualificada (digital)

Com certificado digital da ICP-Brasil, é o único tipo autorizado em qualquer ato ou trâmite com o poder público. A assinatura qualificada é a mesma coisa que a digital e substitui o reconhecimento de firma em cartório!

Leia também: Como a Lei 14.063/20 afeta o setor da saúde?

Você sabia que a assinatura digital e a assinatura eletrônica não são a mesma coisa? Confira no próximo item as principais diferenças entre elas!

o que é assinatura eletrônica

Qual a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital?

Uma das principais diferenças é em relação à categorização dessas tecnologias. A assinatura eletrônica é como se fosse a “categoria principal”, e a assinatura digital está “dentro” desta categoria. Então, a assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica. 

Outra diferença entre estes dois tipos de assinatura é em relação ao uso do certificado digital. A assinatura digital exige o uso do certificado, enquanto a assinatura eletrônica não. Durante o processo de assinatura, a eletrônica utiliza os dados pessoais da pessoa (como e-mail, CPF, IP do dispositivo); já a digital utiliza o certificado como meio de validação.

Leia também: Assinatura eletrônica X assinatura digital

Agora, você sabia que sua empresa pode ir além de apenas assinar documentos eletronicamente? Com uma gestão digital de documentos, é possível criar e editar documentos empresariais online, dispará-los para assinatura (no caso de contratos, por exemplo), acompanhar os status das assinaturas, enviar lembretes e avisos de prazos, além de armazená-los na nuvem. Tudo em uma única plataforma, como é o caso da Contraktor!

A Contraktor

A Contraktor é uma empresa com foco na automação e gestão de documentos eletrônicos, assinatura digital e assinatura eletrônica. Tem como objetivo facilitar o fluxo de processos e acelerar negócios: tudo em um só lugar, com validade jurídica e segurança! Além dos planos Professional (Business, Premium e Enterprise), a Contraktor também possui o Plano Starter e a Assinatura Grátis. 

Assinatura Grátis

A Contraktor possui uma ferramenta de assinatura eletrônica gratuita: a Assinatura Grátis. A assinaturagrátis.com veio para democratizar a assinatura digital no Brasil, viabilizando novos negócios. Milhares de pequenas e médias empresas, além de freelancers e autônomos, são beneficiados com a tecnologia 100% gratuita e sem limites de assinaturas ou documentos. Todos os documentos assinados pela plataforma possuem validade jurídica e são amparados pela MP 2.200/2001, regulamentada pela ICP-Brasil. Geralmente, indicamos o uso da assinaturagratis.com para empresas que necessitam apenas assinar um número baixo de documentos por mês e que isso não exija uma gestão e uma armazenagem centralizada. 

Plano Starter

Se a empresa possui pelo menos 5 pessoas que lidam com contratos, então o Plano Starter da Contraktor pode ser a solução. Este plano possui assinatura eletrônica ilimitada com validade jurídica e uma gestão simples de documentos por um preço muito acessível. Acompanhe quais contratos ainda estão pendentes de assinatura, visualize os documentos vigentes, envie solicitações de assinatura via e-mail personalizado com o logo da sua empresa, tenha até 500 MB de armazenamento em nuvem e muito mais com o Plano Starter!

Posts relacionados

Contraktor Tecnologia Ltda

Av. Visconde de Guarapuava, 3263
CEP: 80010-100 | Curitiba – PR

Contraktor © 2021 – Todos os direitos reservados