Avatar da Contraktor

por Francesco Fumagalli

Um dos assuntos recorrentes aqui no blog é a otimização de processos e o aumento de eficiência proporcionados pela digitalização. Na era da informação, delegar tarefas rotineiras a um sistema inteligente e focar no que realmente importa é quase um mandamento.

Hoje falaremos sobre API de integração, uma solução tecnológica que permite que diferentes ferramentas se comuniquem e executem tarefas de forma integrada e automatizada.

Boa leitura!

O que é API de integração?

API é a sigla para Application Programming Interface (interface de programação de aplicativos), que é um conjunto de padrões e códigos que possibilitam a comunicação entre dois ou mais sistemas.

Por meio de APIs, dados são trocados entre esses sistemas (aplicativos, softwares, plataformas), possibilitando a automatização de fluxos de trabalho, como em alguns exemplos que veremos a seguir.

API de integração

Exemplos de APIs

Utilizamos no dia a dia uma série dessas integrações, mesmo sem perceber. Vejamos alguns exemplos:

Redes sociais

Redes sociais utilizam APIs para enriquecer a experiência dos usuários nos aplicativos. Seja para compartilhar um conteúdo de outro site em suas redes, para fazer login em outros aplicativos utilizando sua conta do Facebook, por exemplo; as integrações são inúmeras.

Mapas e GPS

O Google Maps é um bom exemplo de integração com outros sistemas. Ele permite obter informações e recomendações de acordo com a sua localização no momento da busca.

E-commerce

Seja na compra de produtos, serviços, ingressos, passagens aéreas ou mensalidades, são as APIs que integram as plataformas de pagamento ao site onde a compra é feita. A comunicação ocorre no momento em que você é redirecionado para uma área segura para fazer o pagamento.

Assinatura digital

Utilizando uma API de assinatura, como a da Contraktor, é possível criar e disparar documentos do sistema já utilizado pela empresa, poupando tempo e garantindo a segurança dos dados.

contratos para startups

Vantagens de utilizar uma API de integração

As APIs ajudam a otimizar processos e melhorar a comunicação, já que um mesmo sistema passa a desempenhar diferentes funções de forma centralizada.

Outra vantagem importante é a redução de custos, pois integrar ferramentas de terceiros é muito mais barato do que desenvolver novos sistemas e aplicações do zero. 

Outras vantagens que merecem ser citadas são:

  • Segurança das informações
  • Agilidade
  • Automatização de rotinas de trabalho
  • Inovação
  • Integração de setores

Leia mais: Contrato digital, como fazer e assinar esse tipo de documento.

A Contraktor

Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos e assinatura digital que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

Você pode testar a plataforma agora mesmo! Clique no botão abaixo para saber mais e fazer o seu teste grátis:

 

Gostou? Compartilhe.

Posts relacionados