Reconhecer firma online: é possível? Como fazer?

Se você está querendo saber mais sobre a possibilidade de reconhecer firma online, então está no lugar certo! Confira o conteúdo que preparamos para você e tire todas as suas dúvidas.

Antes de mais nada, a pandemia do Covid-19 fez com que muitos processos se tornassem digitais e, agora, isso já é um caminho sem volta. Os avanços tecnológicos vieram para ficar e, no caso do uso da assinatura digital, para otimizar a rotina de muitos profissionais. Reconhecer firma online, por exemplo, é uma ação totalmente possível!

Passar horas na fila do cartório, depender de motoboy para transportar documentos importantes, esperar dias e mais dias apenas para conseguir assinar um contrato, se perder nas pilhas de papéis acumulados… Para muitas pessoas, essas situações burocráticas são comuns e fazem parte da rotina. Para outros, que já descobriram o poder da assinatura digital, isso tudo é “coisa do passado”. 

Por fim, soluções como a assinatura digital têm ajudado as empresas de diversos setores e portes a reduzir custos, digitalizar processos, aumentar a produtividade da equipe, otimizar o tempo, entre tantos outros benefícios. 

imagem do texto sobre reconhecer firma online
Mesmo com todas as vantagens da assinatura digital, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a segurança do método.

Afinal, como uma assinatura feita de maneira 100% online pode ser mais segura que uma assinatura feita com papel e caneta? Como a assinatura digital com certificado possibilita o reconhecimento de firma digital? Então é possível reconhecer firma online?

Pensando nisso, decidimos trazer aqui alguns esclarecimentos sobre a assinatura digital e o reconhecimento de firma. Confira:

A assinatura digital substitui o reconhecimento de firma?

Primeiramente, vamos falar sobre a validade jurídica da assinatura digital. Sim, esse tipo de assinatura é válida juridicamente desde 2001, conforme descrito na Medida Provisória 2.200/2001

Ainda, de acordo com o §1o do art. 10 da Medida Provisória 2.200-2/2001, a assinatura digital com certificado possui o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita com reconhecimento de firma em cartório. Para utilizá-la, é preciso subir o documento em uma plataforma de assinaturas e usar um certificado digital (e-CPF ou e-CNPJ). Portanto, é possível reconhecer firma online com o uso da assinatura com certificado.

Agora, sobre a segurança da assinatura digital, é importante enfatizar que o ato de assinar um documento digitalmente dentro de plataformas de assinatura (como a CKsign), é uma ação que possui alto nível de segurança. Existem algumas condições técnicas que garantem que um documento, em ambiente virtual, não sofrerá alterações ou possíveis fraudes. São elas: carimbo do tempo, criptografia por meio de hash, IP da máquina na rede, validação do certificado digital, entre outras.

Você pode conferir tudo sobre a validade jurídica da assinatura digital em nosso Guia Completo da Validade Jurídica! É gratuito, aproveite:

Reconhecer firma online: é possível?

Primeiramente, caso você ainda seja iniciante nesse mundo burocrático de cartórios e documentos importantes, vamos te explicar o que significa o reconhecimento de firma.

Em suma, o ato de reconhecer firma significa reconhecer a autenticidade da firma, ou seja, a sua assinatura pessoal. Para que isso seja possível, é necessário abrir firma em seu nome, em um cartório.

Então, sua assinatura e todas as variações desta serão coletadas. Assim, cada vez que você tivesse que assinar um documento importante, você teria que se deslocar até um cartório para que acontecesse a comprovação da sua autenticidade, ou seja, o reconhecimento de firma. 

Todo esse processo lento e burocrático pode ser facilitado com o uso da assinatura digital para reconhecer firma online. A assinatura digital, com o certificado digital, possui a mesma validade jurídica que a assinatura feita à mão para 95% das transações nacionais. A única exceção ainda fica por conta da compra/venda de imóveis, que exige escritura pública e da transferência de proprietário para um imóvel usado.

Agora, caso você precise de uma plataforma de assinaturas mais robusta, que tenha recursos para fazer o monitoramento dos seus documentos, nós também temos a solução.

A CKsign – Plataforma de assinatura digital com teste grátis

A CKsign é uma plataforma de assinatura digital ilimitada, que tem como propósito a desburocratização do seu negócio.

Com ela, é possível enviar contratos para assinatura em poucos cliques, com segurança e validade jurídica! Além da assinatura digital, a CKsign também possui planos que possibilitam o monitoramento dos seus contratos, a partir de R$26,90 por mês. Além disso, também possui um plano gratuito, que pode ser ativado após o teste grátis da plataforma.

Confira todos os planos disponíveis aqui e teste grátis agora mesmo!

Gostou? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ei, não vá embora! 😢

O que acha de enviar o seu primeiro documento para assinatura digital GRATUITAMENTE agora mesmo? Você está a poucos cliques de distância! Experimente!