Assinar documentos pelo celular: é possível?

Quando falamos sobre assinar documentos pelo celular, não dá para fugir da assinatura digital.

Um meio que, por si só, já uma excelente maneira de viabilizar novos negócios. Isso porque esse recurso elimina a burocracia dos processos, evita longas filas nos cartórios, diminui a necessidade de locomoção, impressões e pilhas de papel e, em tempos de pandemia e isolamento social, ajuda na redução do contato físico.

É uma maneira tão boa de assinar documentos que chega a ser difícil imaginar que existam formas de torná-la ainda mais fácil e acessível. E nesse artigo vamos mostrar que sim, existe um jeito de viabilizar o uso da assinatura digital no dia a dia.

Estamos falando da possibilidade de assinar documentos pelo celular. Isso mesmo. Além de substituir o papel, o seu celular pode se tornar uma versão portátil e simples do computador para assinar digitalmente qualquer documento.

assinar documentos pelo celular

Por que assinar documentos pelo celular?

Quando os smartphones chegaram ao mercado, destacaram-se pelas inúmeras possibilidades de uso, em relação aos antigos celulares usados unicamente para ligações e troca de mensagens. Com o tempo, a telefonia deixou de ser o centro para dar lugar à outras formas de comunicação, entretenimento e negócios também.

Como resultado, os métodos analógicos ficaram cada vez mais difíceis de lidar. Isso porque o uso dos smartphones mudou totalmente – e para melhor – antigos hábitos, aperfeiçoando suas ferramentas e funcionamento a cada nova atualização de sistema. 

E quando o assunto é fechamento de negócios, a agilidade e praticidade dos smartphones encanta qualquer profissional de vendas atento às novas tecnologias que viabilizam negócios. E não é sem razão: a burocracia gerada por papéis, documentos físicos e assinaturas presenciais produz transtornos desnecessários, tornando-se um verdadeiro obstáculo para fechar vendas e formalizar negócios. 

Mas até aqui, tudo isso pode ser feito por um computador: substituir o papel, assinar digitalmente, eliminar a burocracia. Então o que, de fato, há de diferente ao assinar contratos digitais no celular? Entre várias características, podemos destacar: mobilidade. Sim! Não há nada melhor do que desprender-se de ambientes específicos para dar andamento ao negócios. Limitar vendas ao espaço do escritório, mesmo que esse processo também seja feita digitalmente, agora já faz parte de rotinas mais estáveis, o que nem sempre acontece. 

Quando colocamos o uso do smartphone em cena, na hora de formalizar acordos, documentos, termos e contratos, vários benefícios são encontrados. Destacamos alguns deles para você. Olha só:

Agilidade nos negócios

Posso afirmar, sem dúvida alguma, que a principal vantagem de assinar contratos digitais no celular é a agilidade e simplicidade em todo o processo, passando pela criação de contratos, coleta e efetivação das assinaturas, até a gestão de armazenamento dos documentos. Tudo isso na palma da mão, sem limites de ambientes geográficos, fixos, externos ou internos. 

A assinatura digital feita no celular quebra as barreiras de acessibilidade ou conexão, servindo como um elo entre pessoas de qualquer lugar do mundo. Em questão de segundos, tudo é resolvido e formalizado. Adeus, cartórios!

Facilidade mesmo em ambientes remotos

Um desafio que muitas empresas e profissionais têm ao assinar contratos digitais, é a falta de acesso a computadores em ambientes mais remotos. Um estudo realizado pela CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) afirma que o acesso à internet é feito, em sua maioria, por meio de smartphones. Isso especialmente em localidades afastadas, como fazendas, áreas rurais e indústrias interioranas, por exemplo. Onde, geralmente, o acesso à provedores de internet fixa é mais precário. 

O celular tornou-se um grande aliado daqueles que atuam em áreas remotas e rurais, pois facilita a comunicação e a formalização de negócios.

A utilização de internet móvel acaba se tornando uma alternativa barata e simples para manter o contato com fornecedores, clientes e parceiros cuja a atuação é centralizada em localidades afastadas.

Elimina o uso de papel

Ok, uma folha de papel pode até ser fina, leve e maleável, mas quando pensamos no alto volume de documentos em qualquer empresa, é possível compreender porque muitos buscam livrar-se delas. Desorganização, perda de documentos importantes em situações de mofo, infestação de traças, acidentes como incêndios e enchentes, além da falta de espaço físico, são alguns dos desafios causados pelo obsoleto sulfite. É preciso encarar a realidade: usar papel não está com nada! Se você ainda defende a utilização de documentos impressos pela facilidade de manuseio, se comparada ao computador, tenho certeza que vai amar o uso do celular para assinar documentos!

Como assinar documentos pelo celular?

Agora que você já sabe o quão eficaz e seguro é assinar contratos digitais pelo celular, vamos te mostrar como fazê-lo na prática, comprovando a simplicidade desse método. 

Antes de mais nada, é preciso saber que, para assinar documentos digitais, é preciso utilizar softwares conhecidos como Autoridades Certificadoras, onde todo o processo de gestão e digitalização dos documentos é feito.

A CKsign desenvolveu uma plataforma simples e gratuita para assinar documentos. Estamos falando da assinaturagratis.com, onde mais de 500 mil pessoas já assinaram documentos para diversas finalidades. A plataforma é utilizada para assinar contratos eletrônicos.

Se você ainda não sabe as diferenças entre assinatura eletrônica e digital, temos um artigo aqui no blog acerca dessas diferenças. Dá uma lida aqui!

Como assinar documentos pelo celular de forma gratuita

Voltando à assinaturagratis.com, para usá-la em seu celular é ainda mais simples:

1 – Faça o upload do documento desejado no site;

2 – Preencha, para você e todos os signatários, os nomes e e-mails;

3 – Envie para a assinatura.

Pronto! Basta aguardar que os signatários concluam as assinaturas, que também podem ser feitas pelo celular.

Incrivelmente fácil, não é mesmo? Esperamos que tenha gostado desse conteúdo! Compartilhe com seus amigos e entre para o movimento #GoPaperless. Sua empresa merece muito mais do que desorganização com a papelada!

A CKsign – Plataforma de assinatura digital com teste grátis

A CKsign é uma plataforma de assinatura digital ilimitada, que tem como propósito a desburocratização do seu negócio.

Com ela, é possível enviar contratos para assinatura em poucos cliques, com segurança e validade jurídica! Além da assinatura digital, a CKsign também possui planos que possibilitam o monitoramento dos seus contratos, a partir de R$26,90 por mês. Além disso, também possui um plano gratuito, que pode ser ativado após o teste grátis da plataforma.

Confira todos os planos disponíveis aqui e teste grátis agora mesmo!

Gostou? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ei, não vá embora! 😢

O que acha de enviar o seu primeiro documento para assinatura digital GRATUITAMENTE agora mesmo? Você está a poucos cliques de distância! Experimente!