por Camila Rodrigues

Antes de mais nada, existe certa confusão no mercado em relação às nomenclaturas das assinaturas: assinatura eletrônica, assinatura digital, assinatura simples, assinatura qualificada, assinatura avançada…

Afinal, como entender tudo isso e qual aplicar na sua empresa? Como fazer assinatura eletrônica? Qual a diferença entre todos esses tipos de assinatura?

Primeiramente, é importante saber que a assinatura digital não é um bicho de sete cabeças. Hoje, existem plataformas acessíveis e que, com poucos cliques, permitem que os seus documentos sejam assinados digitalmente com muita facilidade. Uma delas é a Assinatura Grátis, por exemplo.

Mas antes de falarmos sobre plataformas de assinatura, é essencial entender o conceito dos tipos de assinatura, para então avaliar qual delas seria ideal para as suas necessidades. Depois, veremos como fazer assinatura eletrônica na prática. Vamos lá?

Assinatura digital sem certificado

A assinatura digital sem certificado é também conhecida como assinatura eletrônica. Ainda, a Lei 14.063/2020 classificou as assinaturas digitais em três tipos, e a assinatura sem certificado também pode ser chamada de assinatura digital simples. Sim, são três nomes para dizer a mesma coisa! Todas essas nomenclaturas significam que, resumidamente, a assinatura digital sem certificado (ou eletrônica, ou simples) é qualquer assinatura que seja realizada por meio eletrônico/digital.

Em suma, a assinatura digital sem certificado é garantida pelo §2º do art. 10 da Medida Provisória 2.200-2/2001. Ou seja, a autoria desta assinatura ocorre de forma eletrônica, por meio da coleta de informações como: e-mail do signatário, CPF e IP do dispositivo utilizado para realizar a assinatura. 

Com base na Lei 14.063/2020, que citamos acima, este tipo de assinatura também pode ser chamada de assinatura digital simples. Esta pode ser usada em contratações que não envolvam informações protegidas por sigilo. Permite identificar o signatário, por meio de CPF e/ou e-mail, associando estas características a dados eletrônicos (como o IP) e também login e senha. 

Assinatura digital com certificado

A assinatura digital com certificado também é conhecida apenas como assinatura digital ou, ainda, como assinatura digital qualificada (conforme a Lei 14.063/2020). Esta precisa do certificado digital da ICP-Brasil para ser utilizada. Além disso, possui o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita com reconhecimento de firma em cartório, conforme §1o do art. 10 da Medida Provisória 2.200-2/2001.

A assinatura digital com certificado é o único tipo autorizado em qualquer ato ou trâmite com o poder público. Por isso, é utilizada em transações muito específicas. 

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Como fazer assinatura eletrônica? 

Primeiramente, estima-se que 95% das negociações feitas de maneira eletrônica podem ser assinadas com a assinatura digital sem certificado. Por este motivo, existem inúmeras plataformas de assinatura eletrônica no mercado, e uma delas é a Assinatura Grátis, da Contraktor. A maior vantagem dessa ferramenta é ser gratuita! 

A Assinatura Grátis possibilita o uso da assinatura digital sem certificado gratuitamente, possuindo validade jurídica, sendo protegida por criptografia e todos os documentos são assinados com segurança e autenticação. 

Ao acessar a ferramenta, você poderá enviar um documento para assinatura em poucos cliques. Confira o passo a passo abaixo:

  1. ENVIE SEU ARQUIVO PARA ASSINATURA

Qualquer pessoa com um endereço de email pode receber seu documento e assinar na hora.

  1. ADICIONE OS ASSINANTES

Insira o nome e o email das pessoas. Os assinantes recebem um link seguro por email e realizam a assinatura. Não precisa de certificado, rubrica, nada disso, apenas um clique.

  1. RECEBA NOTIFICAÇÃO

A cada nova assinatura em seu email.

  1. DOCUMENTO ASSINADO

Você e todos os assinantes recebem uma cópia do documento assinado.

  1. FINALIZADO

Baixe seu arquivo e pronto.

Agora, se você quer ter assinatura digital sem limites e ainda fazer a gestão de documentos tudo em um só lugar, então você precisa conhecer a Contraktor.

A Contraktor: plataforma de gestão digital de documentos

A Contraktor é uma empresa com foco na gestão digital de documentos e assinatura digital (com e sem certificado digital). Nós temos como principal objetivo a facilitação do fluxo de processos e a aceleração dos seus negócios. Além dos planos Professional (Business, Premium e Enterprise), a Contraktor também possui o Plano Starter, indicado para pequenas e médias empresas. Confira todas as opções e fale com a nossa equipe de vendas!

Leia também: Como fazer gestão de documentos de maneira simples

A Contraktor

Se você deseja ir além da assinatura de contratos digitais, conheça a Contraktor! Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

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