Dicas para o home office: como fechar negócios à distância?

Em 2020 a pandemia do novo coronavírus mudou a rotina das pessoas em todo o mundo. Empresas dos mais variados setores passaram a aderir obrigatoriamente ao home office e, com isso, a digitalização tomou conta dos negócios. De um lado, incontáveis vantagens com essa transformação digital. De outro, desafios que foram surgindo com a necessidade de se adaptar a digitalização.

Uma das maiores dificuldades é sobre fechar negócios. Afinal, é isso que faz muitas empresas funcionarem: novos clientes e contratos sendo assinados. Então, surgem as dúvidas: como fechar negócios à distância? Como assinar documentos online? A assinatura digital é segura? Quais são as melhores dicas para o home office ser mais produtivo? 

Essas e outras dicas para o seu home office e para te ajudar a fechar negócios à distância serão abordadas nesse artigo. Confira: 

  • Como fechar negócios à distância?
  • Fechando negócios com assinatura eletrônica
  • A assinatura digital é segura? 
  • Dicas para um home office mais produtivo

Leia também: Assinatura de contratos pela internet explode com pandemia; veja como funciona

fechar negócios 1

Como fechar negócios à distância?

Um time de vendas bem preparado faz toda a diferença neste momento de home office, em que fechar negócios à distância é a nova realidade. 

Se a sua principal dúvida é como manter as vendas mesmo durante a crise causada pela pandemia, nossa principal dica é: invista em ferramentas digitais. Além de passar credibilidade ao seu cliente através da tecnologia, essas ferramentas possuem características que ajudam o time a ter mais agilidade, produtividade e a fechar negócios com mais assertividade. 

Quando falamos em fechar negócios, muito provavelmente a maioria das pessoas pensa em um aperto de mão, um acordo firmado ou um contrato sendo assinado fisicamente. Neste “novo normal”, assinar um contrato à distância pode ser uma dificuldade para aqueles que ainda não utilizam plataformas digitais como a Contraktor, por exemplo. 

A Contraktor é uma plataforma de assinatura eletrônica, assinatura digital e gestão de documentos eletrônicos. Aqui, sua empresa consegue gerenciar todos os seus documentos e contratos de ponta a ponta, o que chamamos de Gestão do Ciclo de Vida dos Contratos (Contract Lifecycle Management – CLM). Mas, antes de falar sobre nós, vamos te mostrar como funciona a assinatura eletrônica.

Leia também: Tudo sobre assinatura digital e gestão de contratos digitais

Fechando negócios com assinatura eletrônica

Para fechar negócios à distância (ou online), você precisará de uma assinatura eletrônica ou digital. São essas ferramentas que garantem a autoria e integridade dos documentos digitais. 

As assinaturas eletrônica e digital são amparadas pela legislação brasileira através da MP 2.200/2001 e possuem valor legal; ou seja, possuem validade jurídica. 

A assinatura eletrônica refere-se a qualquer forma de autenticação que utilize meios computacionais para se tornar válida. Isso quer dizer que, para assinar eletronicamente, o assinante precisa de um dispositivo para abrir, ler e assinar o documento. Assim, os dados que tornam a assinatura eletrônica válida são aqueles registrados pelo dispositivo utilizado e pela plataforma para assinatura (conhecidas como Autoridades Certificadoras – AC). São eles: e-mail do signatário, data e hora da assinatura, IP da máquina utilizada e hash de segurança.

A assinatura digital é segura?

Sim, a assinatura digital é segura! Esse tipo de tecnologia segue protocolos de alto nível de segurança, como criptografia, carimbo de data e hora, IP da máquina na rede e hash de segurança. Isso tudo faz com que a assinatura digital do documento seja até mais segura que a assinatura tradicional de próprio punho, feita com papel e caneta. Por isso, é uma ótima ferramenta para fechar negócios à distância com mais segurança e rapidez. 

O código hash, por exemplo, é um código alfanumérico único e inalterável, emitido pela plataforma, que consta em todas as páginas do documento eletrônico. É como se fosse uma “identidade” que garante a autenticidade e integridade do documento, evitando fraudes e alterações.

fechar negócios
Dicas para o home office: como fechar negócios à distância

Dicas para um home office mais produtivo

Para fechar negócios à distância com efetividade, o home office precisa ser produtivo. É comum que, ao estar em casa, as pessoas tenham várias distrações. Tarefas domésticas, televisão ligada, filhos que exigem atenção, barulhos que incomodam, o vizinho que está em obras… Enfim, são muitos empecilhos que podem atrapalhar o rendimento. Por isso, aqui vão algumas dicas para um home office mais produtivo:

  • Coloque uma playlist instrumental para se concentrar melhor.
  • Anote suas tarefas diariamente, e vá riscando da lista as que forem concluídas.
  • Sempre que precisar, fale com seus colegas de trabalho. A comunicação é prejudicada por causa do distanciamento, então não deixe de conversar.
  • Cumpra o seu horário de trabalho normalmente. Saiba distinguir a hora de trabalhar e a hora de lazer.
  • Determine o seu lugar de home office na sua casa. De preferência, trabalhe em um local silencioso, organizado e confortável. 

Última dica: utilize a tecnologia a seu favor! Existem muitos softwares e ferramentas que podem te ajudar a ter um home office mais produtivo. A Contraktor, por exemplo, é uma plataforma que traz mais agilidade aos seus processos através da gestão de documentos eletrônicos e assinaturas digitais. Com isso, você consegue assinar documentos à distância com mais rapidez. A coleta de assinaturas é muito mais eficiente, já que é feita totalmente online. Então se você precisa assinar documentos do conforto da sua casa e até mesmo pelo celular, conte conosco para continuar fechando negócios! Confira aqui os nossos planos e preços.