Os benefícios da transformação digital na gestão financeira

Assim como diversos setores, a transformação digital na gestão financeira já é uma realidade, tanto para as finanças pessoais quantos para as empresariais.

E neste artigo, além de saber o que é transformação digital, você também vai descobrir alguns benefícios que a tecnologia pode trazer para o seu setor financeiro.

transformação digital na gestão financeira

Descubra os benefícios da transformação digital na gestão financeira

O que é transformação digital?

Antes de tudo, é importante que você saiba que a transformação digital é a estruturação de processos internos com a intenção de ganhar mais produtividade. Basicamente, é o uso de tecnologia para solucionar problemas comuns dentro de uma empresa como, por exemplo, melhorar o desempenho, a produtividade, a agilidade e a eficácia.

Geralmente, é uma aplicação mais interna do que externa, ou seja, não é algo que se o cliente vá ver no produto final. A transformação digital não é exclusividade apenas de empresas de tecnologia, ela pode ser inserida em empresas de diversos segmentos.

Já que o intuito é facilitar o dia-a-dia de uma empresa, as ferramentas que compõem a transformação digital também são as responsáveis por gerarem dados que vão mostrar onde é necessário realizar melhorias nos processos ou tomar ações estratégicas.

Para que a transformação digital funcione, independente de qual seja o setor onde ela será implementada, é necessário que haja uma mudança na cultura da organização.

É importante que todos estejam cientes das novas ferramentas que entrarão para facilitar a rotina e que todo mundo consiga usá-las, então, se necessário invista em treinamentos ou dê tempo para a sua equipe possa se adaptar à nova estrutura.

A transformação digital na gestão financeira

As atividades do setor financeiro são muito burocráticas, demandam tempo e, se houver um pequeno erro, será necessário refazer todo o processo, é por isso que os empreendedores preferem deixar essas tarefas nas mãos de outro profissional, seja ele(a) qualificado(a) ou não.

Só que a transformação digital na gestão financeira também já é possível, ela chegou de um método conhecido como automação financeira, que nada mais é do que uma combinação entre tecnologia e processos financeiros.

E assim como outros setores (marketing, comercial, produção, etc), o financeiro também pode ser mais ágil, eficiente e apresentar dados que dizem como está o desempenho da empresa como um todo.

Plataformas para automação financeira já estão disponíveis e diversas empresas estão usando para ter melhor controle do fluxo de caixa, saber o que entra e o que sai (dinheiro), gerar relatórios confiáveis e etc.

Além disso, a transformação digital na gestão financeira traz outro benefícios que vamos listar logo abaixo.

transformação digital na gestão financeira 2

Benefícios da transformação digital na gestão financeira

4 benefícios da transformação digital na gestão financeira

Quando pensamos em finanças, seja ela pessoal ou empresarial, uma das primeiras coisas que vem em mente são números assim como papéis, muitos papéis.

Esses papéis vão desde cupons e notas fiscais até relatórios financeiros e contratos, o acúmulo é inevitável e pode chegar ao ponto de esquecermos onde guardamos tais documentos, o que causa calafrios se precisarmos daquela informação de maneira rápida.

Mas com a tecnologia, esses problemas podem ser resolvidos. Veja como:

Redução de consumo de papel

Atualmente, qualquer nota fiscal referente à um pagamento pode ser enviada para o e-mail da pessoa que realizou o pagamento.

E nós não estamos falando de transações financeiras complexas, que envolvem contratos ou algo desse tipo, mas sim de pagamentos de serviços básicos.

Como, por exemplo, o pagamento de um corte de cabelo ou de uma manicure. Hoje em dia é comum todo(a) prestador(a) de serviço, por menor que seja, ter uma máquina de cartão.

Não sei se você reparou, mas essas maquininhas não fazem a impressão do comprovante de pagamento, elas têm a opção de enviar a nota fiscal para o e-mail do cliente, ou seja, não é necessário nenhum papel; basta apenas ter conexão com a internet.

Apenas esse exemplo já dá uma ideia de como a transformação digital está muito presente no nosso dia-a-dia e como ela é capaz de reduzir o consumo de papel de forma bem prática e eficiente.

Armazenamento na nuvem

E por falar em redução de papéis e de enviar comprovantes de pagamentos por e-mail, esse novo comportamento também ajuda no armazenamento na nuvem já que a maioria dos serviços de e-mail também conta com capacidade de armazenamento online.

E o legal desses serviços na nuvem é que você pode ter todo o acesso à informação de maneira muito rápida e sem ocupar espaço no seu computador ou smartphone.

O que não prejudica o desempenho dos seus aparelhos e, caso aconteça alguma coisa e você precise formatar o seu computador ou celular, os seus documentos financeiros não serão perdidos porque estará tudo na nuvem.

Controle sobre documentos e organização

O armazenamento na nuvem também facilita no controle e organização dos documentos.

Na verdade, mesmo que você decida não usar um serviço de armazenamento na nuvem, o seu dispositivo móvel ou PC já ajuda na hora de organizar os seus documentos.

Você pode criar pastas e separar por dia, mês ou ano, o que for melhor para você e sua rotina e saber quando tal transação financeira aconteceu, quanto foi pago, quantas parcelas faltam caso tenha sido parcelado, enfim, o controle é bem mais fácil.

Uma outra vantagem que você vai encontrar se decidir controlar e organizar seus documentos na nuvem são os filtros. Através dos filtros você consegue saber quais são os documentos novos e quais são os mais antigos e, dessa maneira, ter uma noção de como andam os gastos da sua empresa.

Recebimento

E por fim, vamos falar sobre recebimentos, os pagamentos que toda empresa espera receber todos os meses e sem atrasos.

Atualmente, existem diversas plataformas online que ajudam a ter uma ideia de quando entrarão os próximos pagamentos, você não precisa mais depender de caderninhos ou ficar olhando diversas planilhas caso tenha mais de um produto/serviço.

Com apenas um acesso na conta da plataforma que você está usando, você já consegue saber quando serão os próximos pagamentos e, assim, você tem algo que chamamos de previsibilidade.

Como o nome já diz, a “previsibilidade” ajuda você a prever a quantidade de dinheiro que entrará na sua empresa durante os próximos dias, semanas ou meses, dessa forma você pode se programar para realizar os seus pagamentos.

A previsibilidade também pode ser usada para negociar e antecipar o pagamento de clientes caso você precise de um adiantamento para pagar fornecedores, funcionários e entre outras coisas.

E esses são os 4 benefícios que a transformação digital trouxe para a gestão financeira, espero que você tenha gostado!

transformação digital na gestão financeira 3

Conheça a Celero

A Celero é uma fintech de Curitiba que está empenhada em levar a transformação digital para a gestão financeira de pequenas e médias empresas nos últimos 4 anos.

Através da plataforma da Celero, você consegue controlar todo o seu setor financeiro da sua empresa, assim como o fluxo de caixa, gerar relatórios confiáveis, ter total previsibilidade sobre pagamentos e recebimentos e muito mais.

Como, por exemplo, o auxílio de especialistas financeiros que ajudam os clientes a analisar as finanças da sua empresa de maneira fácil e sem palavras complicadas.

Se você acha que é hora de organizar o setor financeiro da sua empresa, conheça a Celero, eles têm tudo o que é necessário para você organizar as finanças.