Gestão de contratos: conheça as principais etapas

por Clarissa Bessa

Antes de mais nada, você precisa saber o que é gestão de contratos, para que seja possível entender as suas etapas. 

A gestão de contratos é o gerenciamento ou administração dos seus contratos, feito de forma eficiente. Ou seja, as etapas de assinatura, armazenamento, prazo de validade, entre outros. Esse gerenciamento pode ser feito de forma física ou de forma eletrônica, 100% digital.

É importante destacar que, com a gestão de contratos digitais é possível gerenciar todos os seus documentos de forma remota, de qualquer lugar, trazendo mais velocidade e menos burocracia para os seus processos. 

Além disso, com a gestão de contratos digitais é possível executar, gerenciar e analisar os status dos seus documentos de forma online, tendo assim, mais segurança, rapidez e redução de custos, otimizando os processos do seu negócio. Com a Contraktor é possível fazer esse gerenciamento completo, de forma digital! 

gestão de contratos

Principais etapas da gestão de contratos

As etapas da gestão de contratos nada mais são do que o passo a passo dessa administração de documentos, desde a solicitação de um contrato até a sua assinatura, monitoramento, gerenciamento e armazenamento.

Leia também: Fases do contrato: o que é gestão do ciclo de vida de contratos (CLM)?

Solicitação

A primeira etapa de um contrato é a solicitação, é nela que são entendidas as necessidades do contrato, assim como as possíveis cláusulas. Também é feita a coleta de informações das partes envolvidas para a criação do contrato.  

Criação

Essa é a etapa em que o documento é redigido, de acordo com as solicitações passadas na primeira etapa. Aqui é o momento de observar todas as cláusulas propostas, termos e condições do acordo.

Aprovação e revisão

Na aprovação e revisão, o contrato já redigido é passado por todas as partes envolvidas, sejam internas ou externas, para que todos os termos sejam aprovados, chegando na etapa de assinatura.

Assinatura

Após a aprovação e revisão do contrato, esse é o momento de assinatura. Aqui todas as partes já concordaram com o que foi proposto. 

Você pode assinar os seus contratos gratuitamente com a plataforma Assinatura Grátis!

Caso precise monitorar os seus documentos e gerenciá-los de ponta a ponta, então você precisa conhecer os planos da Contraktor. 

Armazenamento

Aqui, na etapa de armazenamento de contratos, é importante organizar os documentos já assinados e arquivá-los de uma forma que sejam encontrados de forma fácil para qualquer tipo de consulta. 

É importante destacar que usando uma plataforma digital para o armazenamento e gerenciamento dos seus contratos, os processos ficam mais ágeis, práticos e seguros. Você consegue ter acesso a  os seus documentos em poucos cliques. 

Leia também: Por que usar uma plataforma de gestão de contratos? 

Gerenciamento

Como falamos anteriormente, o gerenciamento dos seus contratos é uma parte muito importante de todo o processo. É nessa etapa que são organizados os prazos, renovações, rescisões e todo o ciclo de vida desses documentos. 

Assim como o armazenamento, poder fazer a gestão de contratos de forma digital  traz mais eficiência para toda a tramitação e você não corre o risco de perder nenhum prazo e muito menos tempo. 

A Contraktor é uma plataforma de assinatura, monitoramento e gerenciamento de contratos e documentos. Com ela, você pode otimizar todos os processos, de forma simples, prática, rápida e com muita segurança! Clique aqui e entre e fale com a nossa equipe de vendas! 

Gostou? Compartilhe.

Posts relacionados