A gestão de contratos é um conjunto de técnicas, procedimentos, medidas e controles que visam a administração correta e eficaz de todas as variáveis envolvidas em uma contratação. É constituída por etapas que compõem o também conhecido Contract Lifecycle Management – CLM, que na tradução significa Gestão do Ciclo de Vida dos Contratos.

O ciclo tem início na criação de um contrato, seja ele redigido do zero ou por meio da edição de variáveis em contratos padrão. Dão continuidade ao ciclo: revisão do documento, aprovação, envio para assinatura a todos os signatários, recebimento, arquivamento do contrato, monitoramento de prazos e vencimentos e, por fim, a renovação ou rescisão.

Todas essas etapas precisam de um rígido controle de armazenamento, monitoramento e garantia de autenticidade e segurança dos dados contidos no acordo celebrado entre as partes. Esse quesito é independente de o valor do contrato ser financeiro ou moral.

Atualmente, existem dois métodos utilizados para gerir contratos. O primeiro é o método tradicional, onde todas ou a maioria das etapas são feitas manualmente, com uso de papel, impressão, necessidade de ir até um cartório… Já o segundo e mais recente método, é a gestão digital de documentos, por meio de plataformas onde todas as etapas são centralizadas.

BAIXE GRATUITAMENTE: Mais de 45 modelos de contratos

Contraktor Tecnologia Ltda

Av. Visconde de Guarapuava, 3263
CEP: 80010-100 | Curitiba – PR

Contraktor © 2021 – Todos os direitos reservados