Contrato de Prestação de Serviço – Tudo o que você precisa saber

Primeiramente, a contratação de um serviço terceirizado apresenta grandes vantagens para uma empresa. Por exemplo, economia de custos, trabalho estratégico e serviço realizado por especialistas, aumento da produtividade dos funcionários, entre outras.

Para que se possa garantir a segurança no relacionamento entre os contratantes, o controle da qualidade do serviço a ser prestado, bem como evitar conflitos referentes ao prazo da prestação do serviço, à remuneração e à rescisão do contrato, é extremamente importante estabelecer os termos dessa contratação por meio de um contrato de prestação de serviço.

Para baixar um modelo pronto deste tipo de contrato GRATUITAMENTE, clique aqui!

Elaborar contratos seguros e de modo automático, agora é questão de minutos. A StartLaw desenvolveu um departamento jurídico online, e dentro da plataforma você poderá gerenciar diversos tipos de solicitações!

Leia também: Modelo de contrato: os 5 tipos de contratos mais procurados para usar gratuitamente

Como funciona o contrato de prestação de serviço?

Em primeiro lugar, esse tipo de contratação pode se dar entre duas empresas ou entre uma empresa e uma pessoa física, especialista em determinado serviço. 

Essa forma de contratação está prevista no capítulo VII do Código Civil (arts. 593 a 609) e na Lei 13.429/2017, os quais elencam alguns elementos que devem estar presentes no contrato de prestação de serviço.

Cláusulas essenciais em um contrato de prestação de serviço

O artigo 5º-B da Lei 13.429/2017 elenca alguns elementos que devem, obrigatoriamente, estar previstos no contrato, sendo eles: 

I – Qualificação das partes: Esse elemento, como o próprio nome revela, diz respeito à identificação das partes envolvidas no contrato (o prestador de serviço e a empresa contratante). Nesse item deverão constar dados como: nome completo; endereço físico e eletrônico; número de CPF ou CNPJ; nacionalidade; profissão etc.

II – Especificação do serviço a ser prestado: Esse item é extremamente importante para delimitar o serviço que será prestado sob aquele contrato em específico, devendo ser especificado da forma mais detalhada possível para que não haja dúvidas posteriormente e para que a qualidade do serviço possa ser acompanhada pela empresa contratante. Caso o contrato não especifique o serviço, entende-se que o prestador de serviços se obrigou a realizar todo e qualquer serviço que seja compatível com suas forças e condições, de acordo com o art. 601 do Código Civil. 

III – Prazo para realização do serviço, quando for o caso: Esse não é um item obrigatório, tendo em vista que o contrato de prestação de serviço pode ser realizado por tempo indeterminado, com duração do contrato limitada a quatro anos, de acordo com o art. 598 do Código Civil. Nos casos em que o contrato é realizado por tempo determinado, além da inclusão do prazo para prestação do serviço, é necessária a inclusão de cláusula de multa caso o prazo especificado não seja cumprido. 

IV – Valor: Nesse item deve-se especificar o tipo de remuneração, o valor e as condições de pagamento, como periodicidade e forma de pagamento. 

Leia também: 16 tipos de contratos para startups e novas empresas

Contrato de Prestação de Serviço

Duração do contrato e sua extinção

Então, como já mencionado, o contrato de prestação de serviço pode ser realizado por tempo determinado ou indeterminado

No caso dos contratos com tempo determinado ou quando despedido por justa causa, o prestador de serviço terá direito à retribuição já vencida, no entanto, responderá por perdas e danos (art. 603 e parágrafo único do CC). Nos casos em que for despedido sem justa causa, o contratante se obriga a pagar ao prestador de serviço a retribuição vencida e a metade da vincenda.

Por fim, o contrato por prazo indeterminado não poderá se dar por mais de quatro anos. De acordo com o artigo 598 do Código Civil, decorridos quatro anos, o contrato dar-se-á por findo, ainda que a obra determinada no contrato não esteja concluída. 

Ainda, os contratos por prazo indeterminado podem se resolver unilateralmente, por qualquer uma das partes, mediante aviso prévio, que deverá se dar com antecedência de oito dias se o salário for fixado por mês; antecedência de quatro dias se o salário for fixado por semana; e, de véspera quando se tenha contratado por menos de sete dias (art. 599 e parágrafo único do CC). 

O fim desse tipo de contrato, de acordo com artigo 607 do Código Civil, se dá pelo escoamento do prazo, pela conclusão da obra, pela rescisão do contrato, por inadimplemento de qualquer uma das partes, pela impossibilidade da continuação do contrato, motivada por força maior, ou, ainda, pela morte de qualquer uma das partes.  

Veja também: Como enviar documento em PDF para assinatura?

Direitos do prestador de serviço: 

O contrato de prestação de serviço não caracteriza relação empregatícia e, por isso, o prestador de serviço contratado não é protegido pelos direitos trabalhistas dispostos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Multa de rescisão: 

As partes poderão estabelecer cláusula de multa por rescisão contratual unilateral, no entanto, essa não poderá estabelecer multa superior à 10% do valor da dívida, de acordo com a Lei de Usura (Lei n. 12.626/33), por ser considerado abusivo e causa de enriquecimento ilícito. Ainda, deve-se respeitar a regra da proporcionalidade no cálculo do valor da multa, ou seja, o valor da multa deve ser proporcional ao tempo que resta do contrato, desse modo, caso o prestador de serviço cumpriu 50% do contrato e resolve rescindi-lo, a multa a ser paga deve ser proporcional ao valor do contrato referente aos 50% do contrato que não foi cumprido.  

Antes de assinar um contrato de prestação de serviço…

Primeiramente, o contrato de prestação de serviços traz grandes vantagens para ambas as partes. No entanto, como qualquer contrato, exige muito cuidado com a elaboração de suas cláusulas. 

Desse modo, a revisão das cláusulas após a formulação do contrato e antes da assinatura das partes é muito importante, para verificar se os elementos exigidos por lei estão presentes, bem como se as cláusulas não são abusivas e, portanto, nulas ou passíveis de anulação.

StartLaw – departamento jurídico digital. Auxiliamos startups e empreendimentos digitais a promover eficiência e segurança jurídica das suas ideias inovadoras. Facilitamos e aceleramos o desenvolvimento das startups através dos produtos e serviços jurídicos. 

A CKsign – Plataforma de assinatura digital

A CKsign é uma plataforma de assinatura digital ilimitada, que tem como propósito a desburocratização do seu negócio.

Com ela, é possível enviar contratos para assinatura em poucos cliques, com segurança e validade jurídica! Além da assinatura digital, a CKsign também possui planos que possibilitam o monitoramento dos seus contratos. A plataforma possui um plano gratuito (que pode ser ativado somente após o teste gratuito) e os planos Light Starter, com mensalidades a partir de R$26,90! 

Confira todos os planos disponíveis aqui e teste grátis agora mesmo!

Gostou? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ei, não vá embora! 😢

O que acha de enviar o seu primeiro documento para assinatura digital GRATUITAMENTE agora mesmo? Você está a poucos cliques de distância! Experimente!