Antes de mais nada, nós vivemos em uma realidade na qual a tecnologia já é imprescindível para termos uma rotina mais descomplicada. Por isso, a busca por novas soluções para resolver gargalos dentro do mundo dos negócios é muito importante. Então, é neste contexto que o contrato digital aparece como um recurso tecnológico que só tende a trazer vantagens para a empresa.

O contrato digital pode ser utilizado nos mais diversos ramos: imobiliário, financeiro, administrativo, recursos humanos e até mesmo na saúde ou educação

Mas antes de falarmos sobre a aplicação desse recurso, vamos explicar tudo do início! Neste artigo, você vai ver:

  • O que é contrato digital?
  • Principais vantagens do contrato digital
  • O contrato digital tem validade jurídica?

Vamos lá?

contrato digital 1

O que é contrato digital?

Para entender esse conceito, é importante saber o que significa um contrato, no sentido amplo da palavra. Um contrato é uma operação entre duas ou mais pessoas, que se obrigam a seguir o que foi combinado entre elas, sob determinadas condições e termos. 

Um contrato digital é exatamente a mesma coisa que o contrato tradicional, porém, é um documento que tramita 100% em ambiente digital. Ou seja, este tipo de contrato precisa ser elaborado no meio eletrônico, ser assinado e também armazenado digitalmente. Assim, este documento pode ser assinado através de um computador, smartphone ou tablet, facilitando as negociações à distância. Essa é uma das principais vantagens de implementar o contrato digital na empresa.

BAIXE GRATUITAMENTE: Mais de 45 modelos de contratos

Quais são as principais vantagens?

Assim como muitos recursos tecnológicos, o uso do contrato digital também pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Além de facilitar um processo que tradicionalmente costuma ser complexo e burocrático, o contrato digital possui vantagens como:

Agilidade e produtividade

Uma coisa leva à outra: quando se tem mais agilidade em um processo que antes era lento e moroso, consequentemente se tem mais produtividade, pois “sobra tempo” para focar em outras atividades e progredir com outras tarefas. Além disso, o processo de coleta de assinaturas dos contratos também é feito online. As partes podem assinar de qualquer lugar, a qualquer hora. Enfim, o processo se torna muito mais ágil e eficaz! O que levava dias pode ser resolvido em algumas horas.

Segurança

Sim, o uso dos contratos digitais é seguro, ao contrário do que muitos pensam. Com a assinatura digital, que geralmente é utilizada neste tipo de documento, todas as informações importantes que constam no contrato são autenticadas por um processo de alto nível de segurança, com criptografia, que evita que terceiros tenham acesso a esses dados. Além disso, a assinatura digital é feita por meio de plataformas totalmente seguras, como a Contraktor, por exemplo. 

Redução de custos

Você já parou para pensar quanto dinheiro sua empresa gasta somente com a impressão de papéis? O contrato digital também auxilia na redução de custos neste sentido, porque o processo é feito 100% em ambiente virtual. Assim, você não gasta com motoboy, locomoção, cartório, impressão… É tudo online, a partir de alguns cliques. Muito fácil e rápido!

Organização

Muitas empresas que ainda lidam com documentos empresariais no modo tradicional (impresso) possuem um bom espaço físico tomado por estes documentos arquivados. Pilhas e mais pilhas de documentos acabam se tornando uma realidade e fica fácil de se perder com tanta desorganização. O uso do contrato digital também traz mais organização neste sentido, já que os documentos ficam armazenados na nuvem, ou seja, tudo online. Com uma plataforma como a Contraktor, você consegue encontrar estes arquivos com muita facilidade, pois estes ficam organizados na ferramenta e você pode encontrá-los a partir de filtros inteligentes. 

Por fim, uma dúvida que muitas pessoas possuem em relação aos contratos digitais é sobre a validade jurídica desses documentos. Confira no próximo item!

contrato digital 2

O contrato digital tem validade jurídica?

Na verdade, o que alega a validade jurídica de um documento eletrônico é a sua assinatura. Como no meio online só é possível assinar a partir de uma assinatura eletrônica ou digital, são estes métodos que irão conferir validade ao documento.  Conforme disposto na Medida Provisória 2.200-2, que diz respeito à ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), garantindo a integridade, autenticidade e validade jurídica dos documentos digitais, assim como dos certificados digitais

Assinatura eletrônica: neste método, utiliza-se alguns dados de comprovação, como e-mail, CPF e IP do dispositivo que está sendo usado para assinar o contrato.

Assinatura digital: Já na assinatura digital, é necessário obter o certificado digital para assinar o contrato. 

Baixe já o nosso Guia da Validade Jurídica e saiba tudo sobre o assunto!

A Contraktor

Se você deseja ir além da assinatura de contratos digitais, conheça a Contraktor! Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Hoje, já possuímos mais de 1 bilhão de reais em documentos gerenciados e mais de 170 mil usuários assinando pela ferramenta. Clique aqui e confira todos os planos disponíveis! 

Posts relacionados

Contraktor Tecnologia Ltda

Av. Visconde de Guarapuava, 3263
CEP: 80010-100 | Curitiba – PR

Contraktor © 2021 – Todos os direitos reservados