Você sabia que a gestão de contratos é uma solução indispensável para quem quer reduzir custos e aumentar a produtividade dentro da empresa? Este tipo de gerenciamento possui diversos benefícios e é possível fazer toda a gestão online, com a ajuda de uma plataforma, por exemplo. Mas muitas pessoas ainda insistem em utilizar documentos físicos…

Migrar do papel para o digital é um caminho sem volta, e é mais fácil do que você imagina. Logo, vamos presenciar essa grande mudança em todo lugar, da empresa pequena às multinacionais. Não faz mais sentido continuar acumulando papéis sendo que a transformação digital já é uma realidade!

Com uma plataforma de gestão de contratos, você consegue integrar equipes, eliminar o papel dos seus processos, garantir mais produtividade aos colaboradores, reduzir custos, ganhar mais agilidade em todas as etapas dos documentos e muito mais. Mas, antes de falarmos sobre benefícios, vamos “começar do começo”:

O que é gestão de contratos?

A gestão de contratos nada mais é do que o gerenciamento eficiente desses documentos importantes. A gestão eletrônica de contratos é feita de maneira 100% digital, ou seja, através da internet e de um dispositivo, seja ele um computador, tablet ou celular.

Esta é uma das principais vantagens da gestão digital de documentos: ela pode ser feita de forma totalmente remota, de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora! Essa característica possibilita mais velocidade aos trâmites, menos burocracia aos processos e contratos assinados em minutos. 

Assim, investir em uma plataforma de gestão de contratos é ainda mais eficiente para uma empresa, porque através desse software inteligente é possível gerenciar seus documentos de ponta a ponta. Ou seja, torna-se totalmente viável gerir o ciclo de vida dos contratos do começo ao fim, desde a elaboração, assinatura, vigência e até armazenamento. Tudo em um só lugar!

Leia também: Fases do contrato: o que é gestão do ciclo de vida de contratos (CLM)?

Ciclo de vida dos contratos

O ciclo de vida dos contratos, também conhecido como Contract Lifecycle Management (CLM), é uma solução para que o gerenciamento dos contratos seja mais eficiente, porque permite organizar e padronizar todas as fases de um contrato.

Resumidamente, ciclo de vida do contrato é o termo utilizado para nomear todos os processos aos quais esse documento passa, desde a elaboração, negociação, assinatura, aprovação, solicitação, execução e encerramento.

Agora, já pensou se você pudesse gerenciar todo esse processo de forma digital?

Etapas dos documentos: GERENCIAR

Aqui na Contraktor, nós costumamos separar os momentos dos documentos conforme as etapas do ciclo de vida: assinar, monitorar e gerenciar. O gerenciamento de um documento é a etapa mais avançada, pois envolve o trâmite completo do contrato.

Algumas vantagens da gestão de contratos digitais que a Contraktor oferece através da plataforma:

  • Assinatura com certificado digital
    • Assine com ou sem certificado digital e em conformidade com as leis.
  • Automação de documentos
    • Crie, edite ou importe documentos da biblioteca de modelos e do Google Drive.
  • Gestão de tarefas em equipe
    • Acompanhe o histórico de tarefas e atividades de colaboradores dentro dos processos.
  • Relatórios de desempenho e financeiro
    • Visualize em gráficos os status das assinaturas, lançamentos financeiros, recebimentos e pagamentos.

A etapa de gerenciar documentos engloba os planos avançados da Contraktor. Os planos Business, Premium e Enterprise oferecem treinamento, suporte e funcionalidades completas para empresas que precisam organizar, centralizar e acompanhar um alto volume de documentos, além de integrar processos e equipes.

Abaixo, você pode conhecer um pouco mais sobre estes planos!

 

Gestão de contratos: Plano Business

O Plano Business da Contraktor é ideal para aquelas empresas que possuem um bom volume de documentos empresariais e contratos, que precisam de um controle maior. Com o Business, você evita a descentralização de dados através de um dashboard gerencial e uma gestão de assinaturas (ordem de assinantes e rastreamento de abertura). 

  • Assinatura eletrônica com validade jurídica
  • Logo da sua empresa nos pedidos de assinatura
  • Armazenamento de documentos em nuvem – GED (1GB)
  • Automação de documentos
  • Alerta de prazos contratuais
  • Edição de documentos online
  • E muito mais!

Gestão de contratos: Plano Premium

Caso sua empresa precise de tudo isso que mencionamos no Business + precisa utilizar o Certificado Digital para assinar documentos + formulários customizáveis para captar dados externos, então o Plano Premium é o mais indicado. Além disso, com o Premium da Contraktor também é possível utilizar a assinatura híbrida, que é a assinatura digital e eletrônica no mesmo documento!

Gestão de contratos: Plano Enterprise

Se sua empresa precisa de tudo que o Business e o Premium oferecem e ainda mais, o Plano Enterprise é a melhor solução. Além de todas as funcionalidades citadas, o Enterprise possui customizações como assinatura via API, migração de base de dados ou sistemas legados, Acordo de Nível de Serviço (SLA) padrão e muito mais! 

 A Contraktor: plataforma de gestão digital de contratos

Além de oferecer serviços como as assinaturas digitais com e sem certificado, a Contraktor é uma plataforma que permite toda a gestão de documentos eletrônicos e contratos digitais em um só lugar. Uma ferramenta completa, na qual você consegue gerenciar todo o fluxo de documentos empresariais, disparar documentos para assinatura, verificar as assinaturas pendentes, acompanhar histórico de alterações, conferir quais documentos estão vigentes, criar tarefas de acompanhamento, entre outras funcionalidades.

A Contraktor tem como principal objetivo a facilitação do fluxo de processos e a aceleração dos seus negócios. Além dos planos Professional (Business, Premium e Enterprise), também possui os Planos Básicos, indicado para pequenas e médias empresas. Confira todas as opções e fale com a nossa equipe de vendas!