Acelerar processos de transformação digital nas empresas é certamente uma tendência global há alguns anos. Um estudo anual da CGI Global 1000 identificou que mais de 70% das empresas vê a digitalização como prioridade em suas estratégias de crescimento.
A pesquisa ouviu mil executivos, de dez setores industriais, em vinte países, comprovando que se trata de algo em crescimento no mundo. Assim, os cinco pontos-chaves destacados pela pesquisa são:
1. O aumento da influência da consumerização.
Cerca de 71% dos entrevistados indicaram que seus clientes esperam experiências digitais personalizadas através de múltiplos canais. Desses, 18% imaginam que meios digitais serão a via predominante a ser escolhida pelo cliente. A consumerização demanda uma grande melhoria na usabilidade e no design dos serviços, experiência do usuário e otimização da comunicação.
2. Segurança da informação como diferencial competitivo.
A segurança da informação passa a ser um mecanismo de diferenciação para 62% das organizações, aumentando o compliance e a integridade da empresa para o mercado.
Um alto nível de segurança de informação facilita a conversão de novos clientes ao oferecer maior segurança e confiabilidade na proteção de dados sensíveis que são armazenados. Por fim, a redução de risco é notória, uma vez que indenizações e multas por vazamento de dados podem comprometer a saúde financeira e a reputação da empresa.
3. Demandas regulatórias implacáveis.
Metade das empresas pesquisadas nota um aumento nas necessidades e exigências impostas à organização. Esse contexto força os líderes a focarem nos impactos materiais aos negócios, causados por leis de privacidade e proteção de dados.
Este movimento está muito forte especialmente na Europa. No Brasil, um estudo da IBM em parceria com o Instituto Ponemon – “Custos de Violação de Dados 2017” – mostra que o valor gasto para reparar vazamentos foi de R$ 4,72 milhões. Em 2016, a quantia era de R$ 4,31 milhões.
4. Reestruturação dos modelos de negócio.
Cerca de 33% dos executivos nota mudanças estruturais nos modelos de negócio de suas organizações. Afinal, isso envolve desde transformação da cadeia de valor até novos modelos de gestão de contratos. Por exemplo, se uma indústria automobilística possuía um modelo focado em vendas para concessionárias, e agora resolve alugar veículos diretamente para clientes finais, então todos os processos internos devem ser revistos.
Nesta hipótese, a transformação digital servirá tanto para aumentar performance, quanto para viabilizar alguns modelos de negócio mais modernos.
5. Consolidação da TI como alavanca de transformação.
tecnologia, com toda a certeza, ganha posição de destaque na digitalização das operações. Cerca de 30% dos entrevistados espera ver a TI emergindo como alavanca das transformações de negócio, e não apenas uma fonte de despesas.
Mais de 70% das empresas planeja manter ou aumentar os orçamentos de tecnologia para acelerar iniciativas de transformação digital. Além disso, cerca de 30% dos executivos aplicará recursos em iniciativas de inovação e 20% em modernização e eficiência operacional.
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