por Empresa parceira

Você sabia que a assinatura de contratos é uma atividade do dia a dia que pode ser otimizada por meio da tecnologia? A gestão de contratos e assinatura digital, aliada à automação de cobrança, pode se tornar algo muito mais simples na rotina da sua empresa.

Afinal, a assinatura digital agiliza o processo, garantindo contratos assinados em muito menos tempo. Além disso, é possível automatizar também as cobranças, otimizando o processo de pagamento para o cliente.

Sendo assim, é possível realizar as duas atividades (automação de cobrança e gestão de assinaturas) em um único sistema. Quer saber mais sobre como funciona a gestão de cobrança e como essa otimização pode trazer melhores resultados para a sua empresa? Explicamos tudo neste artigo. Siga com a leitura e confira!

Como a automação de cobranças pode ajudar na gestão de contratos?

Para você entender melhor a atuação de uma cobrança automatizada e como ela pode ser responsável por ganhos na gestão de documentos, listamos a seguir as principais vantagens que esse tipo de tecnologia proporciona.

Prevenção a fraudes e segurança nas transações bancárias

De acordo com a Pesquisa Global sobre Fraude Bancária, realizada pela KPMG, mais da metade das instituições entrevistadas recuperou menos de 25% das perdas por fraude, o que evidenciou a importância da prevenção.

Nesse sentido, a automação de cobranças é relevante, uma vez que torna o processo mais seguro.

Por meio de um fluxo automatizado, o pagamento da plataforma é efetuado apenas depois de o cliente ter realizado o pagamento da cobrança. Ou seja, se o cliente não pagar, isso não gerará custo algum.

O Asaas, por exemplo, garante a automação de cobrança com facilidade e segurança. A empresa teve autorização emitida pelo Banco Central em 2021 para atuar como instituição de pagamento, tendo credibilidade no mercado.

Recebimento automático após o fechamento do contrato

Quando a empresa opta por aliar automação de cobrança e gestão de assinaturas, ela garante uma otimização do tempo em comparação ao que seria gasto emitindo as cobranças manualmente, além de garantir o recebimento na hora.

Redução da fricção no fluxo de pagamentos

Ao realizar as assinaturas de contratos de uma forma tradicional, ou seja, manualmente, as cobranças para o fechamento dos contratos não são realizadas naquele mesmo momento e local, o que pode causar atrasos e deixar os clientes insatisfeitos.

Essas dificuldades no fluxo de pagamentos não são nada interessantes para a empresa porque podem levar até mesmo a uma diminuição no número de vendas, gerando grandes prejuízos financeiros. Por isso, é fundamental reduzir a fricção no processo.

Com a automação de cobrança seguida da assinatura digital, o cliente obtém agilidade e, assim, uma experiência de compra muito mais satisfatória.

Garantia de recebimento das transações relacionadas aos acordos

A automação de cobrança, junto à gestão de documentos e de assinaturas digitais, permite ainda garantir que a empresa irá receber os pagamentos conforme está no acordo assinado com o cliente. Com essa garantia, a instituição não corre o risco de sofrer atrasos nos pagamentos ou falhas nas cobranças.

 

Quais são os benefícios de ter a assinatura digital integrada ao sistema de cobrança?

Já imaginou a facilidade que seria proporcionar ao seu cliente o ato de assinar um contrato e fazer o pagamento logo em seguida em uma mesma plataforma? Isso é possível a partir da integração da assinatura digital ao sistema de cobrança.

A seguir, confira as principais vantagens da integração dessas duas atividades.

Diferentes formas de pagamento em um só lugar

A automação de cobrança proporciona não apenas a possibilidade de o cliente realizar o pagamento na hora que assina o contrato digitalmente, mas também garante que ele tenha à disposição diferentes formas de pagamento para escolher a que melhor atender às suas necessidades, como por exemplo, boleto, Pix ou cartão de crédito.

Gestão de contratos com cobrança recorrente

Para empresas que trabalham com vendas que são cobradas por meio de assinaturas, mensalidades ou planos, é fundamental implantar a cobrança recorrente.

Com esse tipo de automação de cobrança, é possível receber dos clientes de forma automática usando cartão de crédito, débito ou boleto, seguindo a data definida em contrato.

Facilitação do recebimento com lembretes de cobrança

Uma ferramenta de automação de cobrança também permite que a sua empresa envie notificações para os clientes, lembrando-os sobre a data de pagamento e garantindo o controle de cobrança. Dessa forma, há menos riscos de inadimplência, o que torna o trabalho do financeiro muito mais fácil.

CK + Asaas: assinatura digital e automação de cobranças

Agora que você já entendeu quais são os benefícios da integração entre gestão de documentos, assinatura digital e automação de cobranças, é hora de saber como é viável fazê-la: a partir da parceria de duas empresas que são referência em seus ramos de atuação.

A Contraktor é uma empresa de assinatura digital e gestão de documentos, enquanto o Asaas é uma instituição de pagamento que oferece automação de cobranças.

A partir desta parceria, é possível proporcionar ao seu cliente não apenas economia de tempo com a assinatura digital, mas também o pagamento através da automação de cobranças de contratos.

Ou seja, o seu cliente realiza as duas atividades em um único lugar, tendo como resultado uma experiência de compra prática, rápida, eficiente e segura.

Além disso, sua empresa obtém redução no tempo de tramitação de documentos, redução de custos com papéis e logística e aumento na produtividade da equipe.

Para saber mais sobre essa parceria e sobre as funcionalidades do Asaas, acesse e conheça a API de pagamentos.

automação de cobranças

Gostou? Compartilhe.

Posts relacionados