Primeiramente precisamos falar sobre o que é de fato a experiência do cliente e como ela implica no sucesso do seu negócio.
Podemos dizer que a experiência do cliente nada mais é do que todo o tipo de contato que o consumidor/usuário terá com a sua organização durante a jornada de compra, desde o primeiro contato até o pós venda.
Em todos os momentos de contato da sua empresa com o cliente uma impressão é criada, tornando a experiência agradável ou não. Isso faz com que os passos pelos quais o cliente passará até efetivar a compra, e o pós compra, precisem ser muito bem trabalhados para gerar boas impressões.
Ter um bom relacionamento com o cliente é primordial para que seu negócio prospere, afinal a possibilidade de fidelizá-lo com boas experiências e fazê-los indicarem seu produto ou serviço é maior. Além disso, também pode ser um grande diferencial em relação à concorrência.
E qual a relação das ferramentas digitais com a experiência do cliente? Com toda a transformação digital que estamos vivendo nos últimos anos, juntamente com a importância de uma boa experiência para o cliente, diversas ferramentas digitais foram criadas para facilitar a vida dos negócios, tanto no relacionamento com os clientes como para monitorar dados dos mesmos.
De acordo com a Mckinsey, existem três fatores imprescindíveis para que a experiência do cliente com a sua marca aconteça da melhor forma possível e dentro delas está o desenho e digitalização da jornada do cliente.
Incorporando ações como essas no seu negócio as chances de se obter mais sucesso na satisfação do cliente podem aumentar em 20% a 30% o que gera ainda mais receita e crescimento para a sua empresa.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar você a otimizar o relacionamento com seus clientes através das ferramentas digitais.
4 ferramentas digitais para melhorar a experiência do cliente com a sua marca
1. CRM (Customer Relationship Management)
O CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente), é uma das melhores ferramentas para otimizar os processos e ajudar nas estratégias de relacionamento com o cliente.
Esse tipo de software funciona como um banco de dados de pessoas que mostram interesse pelo seu produto/serviço. A partir dele você consegue obter informações e insights sobre o consumidor e assim descobrir a melhor forma de interagir com ele.
2. Pesquisas de satisfação
Pode parecer óbvio, mas saber o que os clientes estão pensando sobre a sua empresa é a melhor maneira de identificar o que está dando certo e quais são os pontos que precisam ser melhorados na jornada de compra.
Com uma pesquisa de satisfação periódica é possível identificar todos os pontos e constantemente aprimorar seu contato com o cliente.
3. Chatbot
Chatbot nada mais é do que um programa de computador que controla e simula conversas humanas. Com ele é possível automatizar primeiros contatos e resolver simples problemas de seus clientes, 24 horas por dia.
Essa é uma uma ferramenta estratégica bem interessante para aqueles negócios que possuem grandes demandas de suporte ao cliente e querem otimizar o dia a dia dos colaboradores, pois é possível dar praticidade para as resoluções de problemas com clientes e deixar seus colaboradores focados em assuntos que necessitam de mais energia.
4. Plataforma de assinatura e gestão de documentos
Com uma plataforma de assinatura e gestão de documentos é possível gerenciar de maneira 100% digital todos os documentos de um negócio, ou seja, ela pode ser feita de forma totalmente remota, de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora!
Ter a possibilidade de assinar contratos de qualquer lugar, de forma rápida e prática pode facilitar muito a vida do seu cliente. Contando com uma plataforma de assinatura e gestão de documentos é possível ter o contrato pronto e assinado em minutos pelo cliente, independente de onde ele estiver.
Proporcionar esse tipo de experiência para o seu cliente pode ser um grande diferencial para o seu negócio ter ainda mais sucesso.
A Contraktor: plataforma de assinatura e gestão digital de contratos
Além de oferecer serviços como as assinaturas digitais com e sem certificado, a Contraktor é uma plataforma que permite toda a gestão de documentos eletrônicos e contratos digitais em um só lugar.
A Contraktor tem como principal objetivo a facilitação do fluxo de processos e a aceleração dos seus negócios. Além dos planos Professional (Business, Premium e Enterprise), também possui os Planos Básicos, indicado para pequenas e médias empresas. Confira todas as opções e fale com a nossa equipe de vendas!