por Empresa parceira

Future-proof, ou prova de futuro, é o processo de antecipar o futuro e desenvolver métodos para minimizar os efeitos de choques e tensões de eventos que ainda podem acontecer. 

Na verdade, se aproxima de um planejamento, pois é um processo que se sugere que future-proof não depende de soluções rápidas. Ou seja, é formulado por ações contínuas, uma função em curso que pode ser estabelecida a partir de estratégias pontuais.

A definição também dá a entender que é preciso minimizar os efeitos de choques futuros. Então, é possível aplicar na empresa a partir de algumas ações primordiais.

Neste artigo apresentaremos quais são essas ações primordiais, como essa estratégia irá ajudar na priorização de cliente e como os avanços tecnológicos podem ser aplicados em sua empresa trazendo uma melhor experiência para cada um dos setores. 

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A prioridade é o cliente

As empresas que têm um forte relacionamento com os clientes, como as responsáveis por auditoria contábil, tendem a prosperar, mesmo em tempos turbulentos. 

Um exemplo foi o impacto causado pela pandemia de Covid-19 que teve um alcance global  afetando todo o mundo. 

Mesmo perante esse desafio, as empresas contavam com uma comunicação aberta e com condições para descobrir como continuar o atendimento aos clientes, apesar de requisitos em relação à segurança sanitária.

Com base nas solicitações dos clientes, restaurantes e outros estabelecimentos adotaram as opções de entrega e retirada no local, além da entrega a domicílio que elevou muito neste momento.  

Quanto melhor você conhecer seus clientes, melhor estará em posição de entender as necessidades durante uma variedade de circunstâncias. 

Aproveite ao máximo a tecnologia

A tecnologia pode ajudar com objetivos associados ao future-proof. Auxiliando na oferta de experiência do usuário digital, elevando a um nível superior, capacitação de funcionários e a tomada de decisões inteligentes.

Os clientes de uma consultoria de contabilidade também estão fazendo negócios com potências de tecnologia em escala global, e esperam conveniência semelhante em todas as transações. 

Os exemplos incluem:

  • Devoluções perfeitas; 
  • Entrega em tempo hábil;
  • Funcionalidade de pesquisa robusta;
  • Processo de checkout fácil.

A importância de uma boa experiência do consumidor digital também se aplica no atendimento ao cliente, que pode ser mais automatizado, dado o crescente nível de conforto das pessoas ao lidar com as máquinas.  

Os funcionários também devem ter uma experiência digital positiva, tanto para realizar as tarefas com eficiência, quanto para manter a satisfação no trabalho, ambos são fundamentais para o futuro da empresa. 

Assim como outros avanços tecnológicos, a assinatura digital também é uma solução que veio para diminuir burocracias que ainda existem no “mundo analógico”. Por exemplo, você sabia que a assinatura digital substitui o reconhecimento de firma?

Leia também: Assinatura digital: conheça as principais vantagens

Fortaleça a cultura corporativa

Outro componente para uma boa tomada de decisão é ter crenças e valores centrais que formam a base de como seguir em frente. 

Se você não atualiza suas declarações de missão e visão há algum tempo, ou se nunca as criou, é chegada a hora de explorar esses pontos como empresa, deixando claro o que deseja representar. 

O ideal é inventar uma frase que você possa compartilhar com o público, que englobe sua intenção. 

Acompanhe os desenvolvimentos do setor

Entenda os fatores que influenciam seu sucesso, como novas regulamentações governamentais, o custo e a disponibilidade de matérias-primas e os desejos emergentes dos clientes. 

Acompanhar os desenvolvimentos do setor inclui saber o que os concorrentes estão fazendo, e as compras secretas ainda são uma boa maneira de coletar informações. 

Com base em informações como preços, processos, produtos e experiência do consumidor, sua empresa de laudo técnico de inspeção predial pode aprender como comparar e obter ideias sobre como fazer melhor. 

Mesmo que você acabe acreditando que sua empresa é líder na área em que atua, essa experiência ajuda saber o que você precisa fazer para manter essa posição e até mesmo despertar pontos de inovação.

Invista no seu pessoal e no futuro deles

Para tornar uma empresa apta para o futuro, ou seja, totalmente centrada no conceito de future-proof, você deve investir no desenvolvimento dos funcionários. Para isso, você precisa ter o apoio das ferramentas certas. 

Estratégias de treinamento e desenvolvimento pessoal e em grupo, quando bem-sucedidas, são apoiadas e sustentadas por plataformas digitais que oferecem flexibilidade, personalização, interação e a capacidade de facilitar o engajamento. 

Não há uma bola de cristal que permita prever todo o futuro dos negócios, mas é possível aprender que investir nas pessoas e em serviços contabilidade, por exemplo, é o fio que sustenta empresas saudáveis.

Por isso, é sempre importante levar em consideração o investimento em treinamento de funcionários, plataformas LMS (Learning Management System), isto é, sistema de gerenciamento de aprendizagem, e estratégia de aprendizado digital à medida que você olha para o futuro. 

Aprendizagem contínua é a chave para o sucesso empresarial, agora e nos próximos anos.

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Embora ninguém possa realmente dizer o que o futuro trará, você consegue se precaver ao chegar perto examinando as tendências atuais. 

Por exemplo, muitas empresas viram que os acordos de trabalho em casa, que começaram durante a pandemia, não eram apenas uma moda passageira, mas uma mudança fundamental que se tornou permanente na forma como os negócios são feitos. 

Eles usaram essa percepção para aprimorar suas ofertas ou desenvolver novas para ajudar as empresas a enfrentarem os desafios que tenham, como resultado desse cenário totalmente inédito para todas as gerações. 

Preparar-se para o futuro significa estar disposto a inovar com base em ideias criadas a partir de dados que podem ser exploradas de forma abrangente por líderes e gestores.

Atualize-se e deixe sempre a sua equipe a par das novidades que o mercado tem para o seu setor. 

Agora que você já tem ciência do que é o future-proof e como pode ser aplicado, é hora de implementar em sua empresa. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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