Legal design e Gestão de Contratos: tendências para desburocratizar o Direito

A desburocratização do Direito tem sido uma busca constante por muitos profissionais e empresas, que buscam otimizar seus processos e aumentar a eficiência e produtividade. Nesse contexto, o Legal Design e a Gestão de Contratos têm surgido como duas das principais tendências para desburocratizar o Direito.

Neste artigo, vamos explorar o que é Legal Design e Gestão de Contratos, seus benefícios e como aplicá-los na prática para descomplicar o mundo jurídico e suas burocracias. 

Já adiantamos que tendências jurídicas trazem inúmeras vantagens para todas as áreas do Direito, mas há alguns segmentos específicos que se beneficiam ainda mais da usabilidade dessa estratégia. 

Quer saber como usar tendências jurídicas e otimizar o seus processos? Confira abaixo nosso guia completo sobre o tema e tire todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

Legal Design: o que é e como funciona?

O Legal Design é a aplicação de princípios do design em soluções para o Direito. Ele tem como objetivo criar soluções visualmente atraentes, intuitivas e eficazes para o usuário final, que muitas vezes é um leigo no assunto jurídico.

O mais importante é que pessoas leigas no assunto ainda consigam compreender documentos e contratos com conteúdo jurídico, sem sentirem-se perdidos ou confusos. 

Para que isso seja possível, o Legal Design usa de recursos de design para tornar esses documentos, e outras demandas, mais otimizados e com aspecto menos burocrático.

Além disso, o Legal Design simplifica contratos complexos, tornando-os mais fáceis de entender e mais eficientes. Por exemplo, a utilização de fluxogramas e infográficos para ilustrar processos e cláusulas contratuais pode facilitar o entendimento, evitar erros de interpretação e aumentar a clareza e transparência nos contratos, reduzindo a possibilidade de litígios. 

Até pouco tempo atrás não tinham nenhuma plataforma específica para fazer documentos em legal design, então o canva, powerpoint e o word eram as principais ferramentas utilizadas.

Com o lançamento do UX Doc no mercado, essa ferramenta tem sido a primeira opção na escolha dos legal designers. Além de ser a única plataforma desenvolvida para a criação de documentos com Legal Design, você consegue acessar vários templates, o que facilita a criação e dá mais velocidade.

legal design para ter mais eficiência nos contratos
Fonte da imagem: Bits Academy.

Gestão de Contratos: o que é e como funciona?

A Gestão eletrônica de Contratos busca gerenciar todo o ciclo de vida dos contratos, desde a sua criação até a sua renovação ou encerramento. Ela tem como objetivo garantir que os contratos sejam cumpridos de forma eficaz e que as partes envolvidas estejam cientes de seus deveres e direitos. 

Na desburocratização do Direito, a Gestão de Contratos é uma peça fundamental, pois permite otimizar os processos, reduzir os riscos e garantir a efetividade dos contratos. 

Leia também: Gestão de contratos digitais: guia completo para implementar no seu negócio

Esta gestão tem como pontos principais uma série de benefícios para as etapas organizacionais do seu processo de elaboração do documento, sendo elas: 

  • Monitoramento do status do documento
  • Armazenamento de documentos 
  • Assinatura eletrônica
  • Gerenciamento e automação de documentos
  • Inclusão de grupos e usuários 

Entre as plataformas e desempenhos para o serviço, a Contraktor é completa na gestão de contratos digitais. Ideal para que você consiga gerenciar todo fluxo de documentos, assinar contratos digitais, acompanhar desde a criação, revisar, negociar e gerir todos seus documentos digitais em um único lugar! 

contraktor - plataforma de gestão de contratos e gestão de documentos
Contraktor: a plataforma de gestão de contratos mais completa do Brasil!

Aplicando tendências na prática

Com o avanço da tecnologia e da transformação digital, o Legal Design e a Gestão de Contratos têm evoluído constantemente, trazendo novidades e inovações para um jurídico mais fluido e acessível. 

Entender sobre o assunto é tão importante quanto entender como se coloca em prática para um bom desenvolvimento de um caminho democratíco do universo jurídico. 

Para aplicar as tendências na prática, entendemos que você precise: 

  • Considere o tamanho e complexidade dos contratos, o volume de contratos e as necessidades específicas da sua equipe e clientes para gerir e entender os documentos. 
  • Identifique as ferramentas e softwares disponíveis no mercado e avalie suas funcionalidades e benefícios para a sua empresa. 
  • Busque capacitação e treinamento para sua equipe para que possam utilizar as ferramentas e softwares de forma eficaz. 
  • Monitore constantemente os resultados e adapte as soluções de acordo com as necessidades e feedback dos usuários.

Conclusão

O Legal Design e a Gestão de Contratos são conceitos que têm em comum a busca pela clareza, simplificação, eficiência, personalização e colaboração nos processos envolvendo documentos legais. 

Essas qualidades são essenciais para atender às necessidades dos clientes e empresas que buscam agilidade e segurança em suas relações jurídicas. 

Com a adoção desses conceitos, é possível descomplicar a burocracia do Direito, tornando-a mais acessível e eficiente para todos os envolvidos. Por isso, é fundamental que profissionais do Direito estejam atualizados sobre as tendências e soluções em Legal Design e Gestão de Contratos, buscando constantemente aprimorar suas habilidades e oferecer um serviço de excelência.

Gostou? Compartilhe.