O que é o modelo Teal e como ele auxilia na tomada de decisão?

Você já ouviu falar sobre gestão descentralizada? Esse é um dos principais princípios do modelo Teal, um novo estágio de gestão.

Nas hierarquias tradicionais de tomada de decisão, a maioria dos colaboradores costumam ser insatisfeitos ou indiferentes sobre o que é definido pelos gestores.

Por outro lado, no modelo Teal, os colaboradores recebem apoio e incentivo para serem influentes no ambiente de trabalho.

Com isso, todos os indicadores institucionais passam a ter resultados positivos, inclusive sobre a satisfação das decisões internas. 

E aí, já pensou em reestruturar a hierarquia do seu negócio e ter melhores retornos? Então, continue a leitura do artigo e saiba como ela é aplicada.

Fique aqui com a gente!

Afinal, o que é modelo Teal?

O Modelo Teal se trata de uma estratégia organizacional em que o capital humano interno é o foco na tomada de decisão.

Nesse modelo, o sistema hierárquico é quebrado, permitindo que seja desenvolvido o senso de responsabilidade entre os funcionários. 

Através do Modelo Teal, a empresa passa a funcionar com base em uma gestão descentralizada para desenvolvimento de colaboradores e maior diversidade na tomada de decisão.

Essa evolução de gestão foi desenvolvida por Frederic Laloux, ex-diretor da empresa de consultoria McKinsey & Company. 

Você pode encontrar detalhes sobre como esse novo modelo de organização funciona através do seu livro Reinventando as Organizações. 

Como o modelo Teal auxilia na tomada de decisão?

Como o modelo Teal tem como princípio a gestão descentralizada, a tomada de decisão passa a ser responsabilidade de todos os funcionários, tornando a equipe mais autônoma.

Dessa forma, qualquer pessoa pode participar do processo de tomar decisões, até mesmo em relação ao dinheiro gasto pela organização. 

Mas calma, essa interferência não é feita de qualquer jeito, okay?

É necessário que, previamente, exista um processo de aconselhamento, em que o colaborador coleta a opinião daqueles que serão impactados pela decisão e de funcionários veteranos.

Se a sua decisão realmente fizer sentido, aí sim o colaborador pode levar adiante a sua ideia.

Caso existam dúvidas, é possível realizar reajustes e trazer novamente para sessões de aconselhamento.

Nesse sistema,  a decisão do aconselhado é soberana e com isso, a estratégia é sempre influenciada por uma inteligência coletiva. 

Quais são os princípios fundamentais de organizações Teal?

As organizações Teal possuem 3 princípios fundamentais, sendo eles:

Autogestão

A autogestão é um sistema empresarial em que se foge das escalas hierárquicas.

Com isso, as equipes são autogeridas e a responsabilidade da tomada de decisão é dividida entre os colaboradores.

Integralidade

O princípio da integralidade está posto em prática justamente por permitir que os trabalhadores se desenvolvam como profissionais e como seres humanos. 

Nessa sensação de pertencimento, os colaboradores se sentem responsáveis e passam a ter um maior compromisso e o senso de pertencimento.

Com isso, a proatividade e a criatividade dos colaboradores são maximizados.

Evolução 

Organizações Teal funcionam como organismos vivos, que estão sempre em busca de evolução.

Esse pilar permite que os colaboradores consigam acompanhar o processo de evolução natural da organização através da observação, exploração e descoberta.

Como colocar em prática o modelo Teal em uma empresa?

O primeiro passo para colocar o modelo Teal em prática na sua empresa é estabelecer um novo modelo e uma nova estrutura de trabalho.

O modelo tradicional de gestão está longe de ser funcional na metodologia Teal, por isso, é necessário repensar e quebrar os paradigmas hierárquicos do seu negócio.

O próximo passo é incentivar a renovação da mentalidade, dos hábitos e forma de atuação dos colaboradores, promovendo a integração da equipe.

Nesse processo de adaptação da empresa, os gestores devem organizar a equipe em prol de um propósito, sempre valorizando as pessoas e desenvolvendo o potencial dos colaboradores em um ambiente mais flexível.

Também é necessário implementar novas tecnologias para que a equipe possua uma maior agilidade na tomada de decisão e transparência na gestão da informação.

Benefícios de se tornar uma empresa Teal

Organizações Teal possui uma gestão que traz diversos benefícios para a sua empresa.

Dentre eles, podemos citar:

Desenvolvimento de colaboradores

Devido ao princípio da gestão descentralizada, os profissionais da sua empresa passam a ter  espaço para desabrochar os seus melhores talentos.

Isso é possível tendo em vista que esse modelo oferece a tomada de decisão e a autogestão, com isso, os colaboradores têm uma maior liberdade para solucionar demandas e desafios. 

Com esse progresso individual a instituição como um todo cresce, assim, tanto funcionário quanto empresa saem ganhando. 

Maior compromisso dos colaboradores

O princípio da autogestão atribuído no modelo Teal é capaz de desenvolver no público interno um maior comprometimento, proatividade e motivação.

Como os colaboradores podem ter um maior controle sobre as suas decisões e rotina,as tarefas podem ser realizadas como uma maior facilidade.

Consequentemente, existe uma maior produtividade, visto que não é mais necessário a aprovação das lideranças e diversos departamentos.

Maior bem-estar pessoal e profissional

Por possuir um ambiente mais integrado e livre, os colaboradores passam a ter um maior bem-estar pessoal e profissional

Devido ao princípio da integralidade, os funcionários passam a se sentir pertencentes e necessário na empresa, afinal, a sua voz também importa.  

Maior engajamento 

Todo colaborador está convidado a fazer parte das decisões da empresa, podendo contribuir com os seus conhecimentos.

Dessa forma, existe um maior engajamento, com a colaboração de novas ideias que acrescenta positivamente na empresa.

Por um lado, o colaborador ganha ao desenvolver suas skills e por outro a empresa mantém seu time motivado a evoluir em conjunto. 

modelo teal

Como a tecnologia favorece as empresas Teal

Para conseguir implementar o modelo Teal na sua empresa é necessário ter o auxílio de ferramentas tecnológicas.

Afinal, na estratégia Teal, como não existe uma hierarquia, é preciso ter transparência e automação dos dados, para tudo ser registrado de maneira correta. 

Por isso, as 3 ferramentas que favorecem as empresas Teal e que devem estar presentes são:

Blockchain

A Blockchain se trata de uma tecnologia de segurança, gerenciamento e compartilhamento de dados. 

Dessa forma, a sua empresa poderá manter todas as informações disponíveis para os colaboradores. 

Chatbots

Para mecanizar e automatizar os dados da empresa em apenas uma plataforma, os chatbots são essenciais para a análise e interpretação dos dados. 

Esse tipo de tecnologia permite oferecer automaticamente soluções para serem escolhidas.

Não somente, os chatbots geram relatórios e diagramas das operações, o que também auxiliam na tomada de decisão.

Softwares de gestão

Por fim e, não menos importante, os softwares de gestão são necessários para gerenciar os processos envolvendo os colaboradores. 

Um belo exemplo de software de gestão é o software de CRM que facilita a análise e gestão de clientes dentro do fluxo de vendas.

Além disso, temos os softwares de gestão de contratos que administram de forma inteligente os contratos de uma empresa e, quando realizada de forma digital, as etapas são feitas de forma automatizada, criando, editando, enviando, revisando, assinando, administrando e armazenando os contratos.

A má gestão de contratos pode levar a sérios prejuízos, por isso a administração correta é extremamente importante, principalmente para reduzir riscos. A gestão de contratos digitais traz benefícios como segurança, sustentabilidade, redução de custos, monitoramento e agilidade.

Para isso, um sistema em nuvem como a Contraktor auxilia empresas na gestão completa do ciclo de vida de contratos jurídicos, desde a elaboração até o armazenamento do documento após o término da vigência. 

A plataforma oferece ferramentas para simplificar a maneira como departamentos comerciais, financeiros e jurídicos lidam com contratos, incluindo negociação, assinatura eletrônica e monitoramento de prazos e tarefas. Além disso, a solução oferece suporte por meio de chat. A Contraktor facilita a gestão de contratos e incentiva a transição para processos digitais.

Como é o processo de tomada de decisão em empresas Teal?

Como no modelo Teal o pressuposto é que todos os colaboradores são profissionais e maduros, então existe um processo padrão para a tomada de decisão que pode ser realizado por todos eles.

Veja só quais são as etapas:

Identificação do problema

Em primeiro lugar, qualquer colaborador pode identificar um problema e deve reportá-lo, mesmo que ainda não tenha uma solução para isso.

No modelo Teal os funcionários são incentivados a compartilhá-los, para que a equipe como um todo pense em uma solução.

Colhendo aconselhamentos

Em seguida, baseado nas experiências de quem já viveu algum desafio parecido, é chegada a uma hipótese de solução e a partir daí é solicitado aconselhamentos dos demais colaboradores.

Nessa etapa, é necessário que todas as pessoas que serão impactadas sejam consultadas.

Tomando a decisão

Por fim, após as rodadas de aconselhamentos, o colaborador poderá finalmente tomar a decisão sobre o problema que foi identificado.

Mesmo que sejam levantados pontos negativos por outros departamentos relacionados à solução encontrada, a responsabilidade desta decisão é do colaborador.

Se a solução testada não for eficiente, todo o time deve ser informado sobre o que está acontecendo e quais foram os resultados obtidos.

Quais mudanças esperar na empresa, ao seguir o modelo Teal?

Espera-se que uma empresa que adote o modelo Teal possua um quadro de funcionários mais autônomo, afinal, estamos falando de uma metodologia em que o pilar central é justamente a gestão descentralizada.

Nesse modelo de estrutura, é evidente o quanto a equipe passa a ser mais engajada e fortalecida, com todos trabalhando em prol de propósitos palpáveis para eles.

A motivação é algo cada vez mais presente no ambiente de trabalho, devido a maior liberdade e autonomia dos colaboradores.

Além disso, existe uma parcela de colaboradores que prefere abrir mão de apenas reconhecimento financeiro para ter a possibilidade de criar e inovar dentro da marca.

Com isso, a sua empresa passa a ser um imã de atração de talentos, sendo essa uma das principais vantagens para as organizações que adotam o modelo Teal.

Conclusão

Tendo em vista que a nossa sociedade é tradicionalmente organizada em um modelo hierárquico, existem organizações que encontram desafios para implementar o modelo Teal.

Todavia, essa implementação não é impossível e a sua empresa pode adequar o time de uma maneira mais simples do que você imagina.

Pegue os conhecimentos que você aprendeu aqui, incluindo o entendimento sobre autogestão, integralidade e propósito evolutivo para iniciar uma nova fase na sua organização!

Sem dúvidas, o modelo Teal é um importante aliado para a alta produtividade e a satisfação dos colaboradores à eficiência operacional da instituição. 

E aí, está esperando o que para influenciar a inteligência coletiva, criatividade e inovação na sua empresa?

Gostou? Compartilhe.