Avatar da Contraktor

por Francesco Fumagalli

Seja integrando novos funcionários, enviando ordens de compra, entregando documentos financeiros, folha de pagamento, ou compartilhando materiais com sua equipe, todo negócio precisa de um sistema eficiente para monitorar e gerenciar seu fluxo de documentos. É nesse contexto que surgem as ferramentas de Gerenciamento de Transações Digitais. 

Para entender mais sobre o tema, convidamos você a ler o restante do artigo. Boa leitura!

O que é o Gerenciamento de Transações Digitais?

O DTM (Digital Transaction Management), é um serviço de computação em nuvem que possibilita a gestão de todo o fluxo de documentos e transações digitais (workflow) dentro de uma mesma plataforma.

Imagine todos aqueles processos que envolvem papel, assinaturas, autenticação e pagamento no dia a dia de uma empresa. O que o DTM faz é levar tudo isso para o meio digital, dando agilidade, conveniência e segurança para negócios que são baseados em documentos.

Gerenciamento de Transações Digitais

Quais as vantagens do DTM?

É sabido que a digitalização de processos traz vantagens competitivas para uma empresa, independente do porte ou setor. A seguir, veremos os principais benefícios da Gestão de Transações Digitais:

  • Agilidade: com a automação de todo o ciclo de vida de um documento, desde a elaboração e assinatura até eventuais transações financeiras, elimina-se a burocracia, aumentando eficiência e produtividade.
  • Redução de custos: custos de impressão, logística, cartório e arquivamento são eliminados, uma vez que todo trâmite se dá no ambiente eletrônico.
  • Colaboração: como os documentos ficam localizados na nuvem, diferentes participantes de um contrato podem acessá-lo de locais diferentes, bastando haver um dispositivo com conexão à internet.
  • Segurança: o meio eletrônico confere ainda mais segurança para transações baseadas em documentos, graças a códigos criptográficos, dados da máquina, carimbo do tempo e outros mecanismos avançados de proteção. Além disso, o risco de fraude e extravio diminui de forma significativa.
  • Validade jurídica: graças à assinatura eletrônica, as transações digitais que envolvem documentos estão amparadas por lei e possuem validade jurídica.
BÔNUS – Guia Prático: Do papel à gestão de contratos digitais

Como aplicar na sua empresa?

Agora que temos uma ideia do impacto que a digitalização e automação de transações pode ter em um negócio, pode surgir a pergunta: por onde começar a mudança na minha empresa?

De acordo com um estudo feito pela empresa Aragon Research, existem três etapas que podem tornar essa transição mais segura e efetiva:

  1. Mapear fluxos: é fundamental entender o fluxo de documentos de cada área. Sua empresa pode começar fazendo a gestão simples dos processos que  envolvem clientes e colaboradores.
  2. Escolher a ferramenta: certifique-se de que ela atende aos padrões de segurança no gerenciamento e armazenamentos dos seus dados.
  3. Expandir: uma vez implementada a gestão simples de documentos, é hora de expandir para outras áreas da empresa que também possam se beneficiar dessa otimização (marketing, financeiro, vendas etc) e iniciar uma gestão avançada, que automatiza todo o ciclo de vida dos documentos e pode ser integrada a outras ferramentas que a empresa já utiliza.
Gerenciamento de Transações Digitais

Futuro do DTM

Ainda de acordo com a pesquisa da Aragon Research, o futuro do Gerenciamento de Transações Digitais passa principalmente por quesitos como mobilidade, integração (APIs), pagamentos, blockchain e verificação de identidade. 

Ou seja, ainda estamos só no início de uma transformação que promete trazer cada vez mais eficiência e vantagem competitiva para empresas que acompanharem a evolução.

A Contraktor

Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos e assinatura digital que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

Você pode testar a plataforma agora mesmo! Clique no botão abaixo para saber mais e fazer o seu teste grátis:

 

Gostou? Compartilhe.

Posts relacionados

© 2022 Contraktor – Todos os direitos reservados