Avatar da Contraktor

por Francesco Fumagalli

Todo negócio precisa de um sistema eficiente para monitorar e gerenciar seu fluxo de documentos e contratos. Seja integrando novos funcionários, enviando ordens de compra, entregando documentos financeiros, folhas de pagamento, ou compartilhando materiais com sua equipe. É nesse contexto que surgem as ferramentas de Gerenciamento de Transações Digitais. 

Para entender mais sobre o tema, convidamos você a ler o restante do artigo. Boa leitura!

O que é o Gerenciamento de Transações Digitais?

O DTM (Digital Transaction Management), é um serviço de computação em nuvem que possibilita a gestão de todo o fluxo de documentos e transações digitais (workflow) dentro de uma mesma plataforma.

Imagine todos aqueles processos que envolvem papel, assinaturas, autenticação e pagamento no dia a dia de uma empresa. O que o DTM faz é levar tudo isso para o meio digital, dando agilidade, conveniência e segurança para negócios que são baseados em documentos.

Gerenciamento de Transações Digitais

Quais as vantagens do DTM?

É sabido que a digitalização de processos traz vantagens competitivas para uma empresa, independente do porte ou setor. A seguir, veremos os principais benefícios da Gestão de Transações Digitais:

  • Agilidade: com a automação de todo o ciclo de vida de um documento, desde a elaboração e assinatura até eventuais transações financeiras, elimina-se a burocracia, aumentando eficiência e produtividade.
  • Redução de custos: custos de impressão, logística, cartório e arquivamento são eliminados, uma vez que todo trâmite se dá no ambiente eletrônico.
  • Colaboração: como os documentos ficam localizados na nuvem, diferentes participantes de um contrato podem acessá-lo de locais diferentes, bastando haver um dispositivo com conexão à internet.
  • Segurança: o meio eletrônico confere ainda mais segurança para transações baseadas em documentos, graças a códigos criptográficos, dados da máquina, carimbo do tempo e outros mecanismos avançados de proteção. Além disso, o risco de fraude e extravio diminui de forma significativa.
  • Validade jurídica: graças à assinatura eletrônica, as transações digitais que envolvem documentos estão amparadas por lei e possuem validade jurídica.
BÔNUS – Guia Prático: Do papel à gestão de contratos digitais

Como aplicar na sua empresa?

Agora que temos uma ideia do impacto que a digitalização e automação de transações pode ter em um negócio, pode surgir a pergunta: por onde começar a mudança na minha empresa?

De acordo com um estudo feito pela empresa Aragon Research, existem três etapas que podem tornar essa transição mais segura e efetiva:

  1. Mapear fluxos: é fundamental entender o fluxo de documentos de cada área. Sua empresa pode começar fazendo a gestão simples dos processos que  envolvem clientes e colaboradores.
  2. Escolher a ferramenta: certifique-se de que ela atende aos padrões de segurança no gerenciamento e armazenamentos dos seus dados.
  3. Expandir: uma vez implementada a gestão simples de documentos, é hora de expandir para outras áreas da empresa que também possam se beneficiar dessa otimização (marketing, financeiro, vendas etc) e iniciar uma gestão avançada, que automatiza todo o ciclo de vida dos documentos e pode ser integrada a outras ferramentas que a empresa já utiliza.
Gerenciamento de Transações Digitais

Futuro do DTM

Ainda de acordo com a pesquisa da Aragon Research, o futuro do Gerenciamento de Transações Digitais passa principalmente por quesitos como mobilidade, integração (APIs), pagamentos, blockchain e verificação de identidade. 

Ou seja, ainda estamos só no início de uma transformação que promete trazer cada vez mais eficiência e vantagem competitiva para empresas que acompanharem a evolução.

A Contraktor

Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos e assinatura digital que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

Você pode testar a plataforma agora mesmo! Clique no botão abaixo para saber mais e fazer o seu teste grátis:

 

Gostou? Compartilhe.

Posts relacionados