Assinatura digital e matrículas escolares: o que têm a ver?

A assinatura digital e as matrículas escolares, na verdade, têm tudo a ver! Se tem um período do ano que é sempre caótico nas instituições de ensino é o período de matrículas e rematrículas. Em tempos de pandemia, então, parece que fica tudo mais complicado, não é mesmo? Bom, isso tudo pode ser resolvido mais fácil do que você imagina: através da digitalização da sua escola, universidade, escola de idiomas ou qualquer que seja o seu ramo dentro da educação. Por isso, a resposta para a pergunta “assinatura digital e matrículas escolares: o que têm a ver?” é: têm tudo a ver, e nós vamos te explicar os motivos agora! Vamos lá?

Pandemia e seus desafios

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, os processos digitais acabaram se tornando uma necessidade em diversas empresas, dos mais variados ramos. Foi necessário se adaptar com rapidez, e isso não foi diferente para as instituições de ensino. 

Com as aulas presenciais canceladas ao redor do país, o ensino à distância tomou conta do ramo da educação e, com isso, novos desafios foram surgindo. Para aqueles que já eram adeptos aos avanços tecnológicos, essa adaptação aconteceu de forma mais natural; já as instituições de ensino tradicionais sofreram um pouco mais com essa mudança. 

Por isso, adotar um sistema online para fazer matrículas e rematrículas dos seus alunos é uma das melhores formas de se destacar no mercado, além de trazer muito mais agilidade aos seus processos. A adoção da assinatura digital, por exemplo, é capaz de acelerar o tempo de execução das assinaturas de contratos em até 85%!

Se você busca resultados rápidos e praticidade, a assinatura digital é a melhor solução. 

O que é assinatura digital?

assinatura digital 1
Assinatura digital e matrículas escolares: o que têm a ver?

É muito importante saber como funcionam as assinaturas eletrônicas e digitais, pois são tecnologias que serão utilizadas quase que diariamente pela sua instituição de ensino, caso você opte por digitalizar o seu negócio. Então, é preciso entender que existem dois tipos de assinatura, em resumo: assinatura digital e assinatura eletrônica. 

Quando se trata da assinatura eletrônica e da assinatura digital, a diferença está, principalmente, nas características e no processo pelo qual as duas são realizadas. A primeira se refere a qualquer forma eletrônica de assinar um documento, sendo praticamente um gênero de assinaturas; já a segunda está dentro da primeira, sendo um tipo específico de assinatura. Clique aqui e confira todas as diferenças entre assinatura digital e assinatura eletrônica.

O que é essencial ter em mente é que a assinatura eletrônica é uma das melhores soluções para agilizar o processo de matrículas e rematrículas. É um recurso utilizado para assinar documentos eletronicamente, usando dados protegidos por criptografia, o que garante a autenticidade e a segurança dos contratos. Esse tipo de assinatura possui a mesma validade jurídica que uma assinatura de próprio punho.

Gestão de contratos digitais

Para que o período de matrículas e rematrículas em sua instituição de ensino deixe de ser caótico, não basta apenas aderir à assinatura eletrônica de documentos; é preciso investir na gestão destes documentos importantes. Um exemplo prático: sua instituição de ensino enviaria o contrato ao responsável (aluno ou pai/mãe do aluno), através de um e-mail, por exemplo. O responsável recebe o contrato, pelo computador ou celular, abre o arquivo e clica no botão para assinar. A partir disso, o contrato de matrícula ou rematrícula será aberto na tela, para que o responsável confira os dados e termos. Se estiver tudo certo, basta clicar em assinar e, então, inserir os dados solicitados, para garantir autenticação e segurança. Ao seguir o passo a passo corretamente, o documento estará assinado e válido. Muito prático e rápido! Você ainda poderia enviar esses contratos em massa, para várias pessoas. Assim, as assinaturas podem ser coletadas em minutos.

Se você quer entender tudo sobre os benefícios da assinatura digital e como os contratos digitais podem ser aplicados no ramo da educação, nós temos um material cheio de informações relevantes para aplicar isso tudo em sua instituição de ensino!

Ebook: Contratos Digitais na Educação

O Ebook: Contratos Digitais na Educação é um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a transformação digital no setor da educação. Descubra, através de exemplos práticos, como os contratos digitais podem impactar a sua instituição de ensino, gerando menos burocracia e mais praticidade! 

Clique aqui e faça o download gratuito agora e descubra como usar a tecnologia como aliada da sua instituição de ensino!