Impacto da gestão de contratos online no trabalho remoto

Entenda como a gestão de contratos online influencia positivamente o trabalho remoto e saiba como garantir a eficiência contratual no ambiente virtual.

Com o aumento significativo do trabalho remoto nos últimos anos, a gestão de contratos online tornou-se uma peça fundamental para empresas que buscam manter sua eficiência, modernizar seus processos e aumentar sua produtividade. A transição para um ambiente de trabalho virtual não apenas exigiu adaptações operacionais, mas também destacou a importância de ferramentas digitais capazes de gerenciar contratos de maneira mais rápida e eficaz.

Este artigo explora o impacto crucial da gestão de contratos online no cenário do trabalho remoto, revelando como ela simplifica serviços que antes eram feitos manualmente, garante conformidade e impulsiona a colaboração em equipes que podem estar distantes geograficamente.

Teletrabalho
A gestão de contratos online também revolucionou o trabalho remoto, proporcionando agilidade, precisão e acessibilidade para colaboradores em qualquer lugar do mundo.

O cenário de trabalho remoto cresceu exponencialmente nos últimos tempos, especialmente com a pandemia pelo Covid-19. Nos últimos anos, estima-se que o número de pessoas trabalhando remotamente aumentou cerca de 53% no Brasil após a pandemia, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Juntamente com o aumento do trabalho remoto, novas tecnologias foram desenvolvidas, aprimoradas e melhor aplicadas dentro de organizações ao redor do mundo. Empresários começaram a notar que o trabalho presencial durante todos os dias úteis da semana nem sempre eram necessários, já que muitos serviços podem ser facilmente realizados em casa com apoio da tecnologia. 

Com isso, muitos trabalhos manuais passaram a ser deixados para trás, como por exemplo a gestão de contratos. Antes, os documentos eram administrados através de pilhas e pilhas de papéis, muitas canetas, burocracias e inúmeros espaços de armazenamento. E é aqui que a gestão de contratos online entra como solução!

À medida que as empresas perceberam a necessidade de digitalizar alguns serviços e simplificá-los, aumentou a busca por plataformas de gestão de contratos online. O que antes exigia tempo, paciência e papelada, hoje pode ser feito através de dispositivos eletrônicos de qualquer lugar do mundo. 

O que é a gestão de contratos online?

Os negócios giram em torno de contratos, e os contratos acumulam-se à medida que as organizações crescem e o número de transações aumenta. E é aí que as empresas percebem que precisam de um processo de elaboração, criação, armazenamento, rastreamento, assinatura, monitoramento e  análise de contratos para reduzir o risco financeiro  e maximizar o desempenho operacional do negócio. 

A gestão de contratos online é a solução criada para cuidar de todas essas etapas do ciclo de vida do contrato (CLM). Em suma, a gestão de contratos online é um método de gestão que utiliza de um sistema eletrônico para cuidar de documentos 100% digitais. Estes sistemas salvam e gerenciam os contratos de uma empresa, desde sua concepção até seu encerramento. 

Esta abordagem inovadora chegou para transformar a forma como é feito o gerenciamento de documentos. Com softwares de gestão de contratos online, é possível gerenciar um documento apenas com a internet e poucos cliques. Sem burocracias, sem demora, sem papeladas e sem dificuldade para rastrear cláusulas e termos importantes. Agora é possível acompanhar alterações contratuais simultaneamente, evitar erros e realizar relatórios e auditorias de forma prática e eficiente. Confira como funciona a Contraktor nesse contexto.

Esta evolução não consiste apenas na conversão de contratos de papel em formatos digitais, mas é também um aprimoramento revolucionário que une tecnologia, estratégia e contratos para abrir um caminho em direção à excelência operacional sem precedentes.

Ebook

Guia do papel à gestão de contratos

Ebook

Guia do papel à gestão de contratos

Impacto da gestão de contratos online no trabalho remoto

Com cada vez mais organizações adotando acordos de trabalho flexíveis, mais modelos facilitados e modernos de administração têm surgido. Como citamos anteriormente, a gestão de contratos online é uma forte aliada do trabalho remoto, tendo em vista que serviços online podem ser feitos de qualquer lugar.

As mudanças no mercado de trabalho e da forma como algumas atividades eram feitas destacaram a necessidade de novos sistemas de gestão, que trouxessem mais segurança para as empresas e mais constância na produtividade. A gestão de contratos online é uma peça importante para empresas que aderiram ao teletrabalho, especialmente organizações comprometidas com o crescimento do negócio e com seus clientes e fornecedores.

Quando falamos da gestão de contratos online no trabalho remoto, falamos de inúmeros benefícios que este gerenciamento digital traz. Confira alguns deles:

 

Aumento da produtividade e da qualidade do serviço

Um dos principais benefícios da gestão de contratos online no trabalho remoto é o aumento da produtividade e da eficiência dentro da empresa. Com um repositório centralizado para armazenar, organizar e recuperar documentos, os trabalhadores remotos podem acessar rapidamente as informações de que precisam, reduzindo o tempo perdido na busca de arquivos em vários locais. 

Este processo simplificado não só poupa tempo, mas também permite que os funcionários se concentrem nas suas tarefas principais, levando a uma maior produtividade e eficiência geral.

 

Simplificação dos processos

A gestão de contratos online simplifica a execução de tarefas e processos associados aos contratos, especialmente porque com ela não existe mais a necessidade de realizar trabalhos manuais ou utilizar espaços físicos. Em um ambiente virtual, as etapas de elaboração, revisão e assinatura de documentos são realizadas de forma ágil e eficiente. 

Ferramentas de assinatura digital e plataformas de gestão permitem que todos os passos sejam concluídos sem a necessidade de reuniões presenciais, tornando os processos mais enxutos e eliminando a dependência de materiais físicos.

 

Conformidade e segurança

Um dos aspectos mais críticos da gestão de contratos online é a conformidade e segurança, até porque, lidar com contratos é delicado e exige muita atenção e cuidado. 

Plataformas especializadas garantem o cumprimento de requisitos legais, garantindo que os contratos sigam as normativas estabelecidas, ao mesmo tempo em que oferecem um ambiente seguro para armazenamento e compartilhamento de documentos sensíveis. O uso de criptografia e autenticação avançadas garante a confidencialidade das informações, mitigando riscos de vazamentos ou acesso não autorizado.

 

Fortalecimento da colaboração e comunicação

Em um ambiente de trabalho remoto, a comunicação e a colaboração eficazes são fundamentais. Com a gestão de contratos online, os canais de comunicação são aprimorados, permitindo que todas as partes envolvidas no processo de negociação e assinatura tenham acesso aos documentos em tempo real. Isso promove uma maior transparência e alinhamento entre os membros da equipe, facilitando a conclusão rápida de acordos.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o trabalho presencial é ainda imprescindível para uma boa comunicação dentro de uma empresa, as mais recentes tecnologias vieram para provar que isso não é verdade. Com plataformas de gestão de contratos online, é possível manter uma colaboração excelente de trabalho, mesmo realizando os serviços de casa – ou de onde quer que esteja. 

A gestão de contratos online é mais do que uma resposta à atual realidade do trabalho remoto; é uma ferramenta essencial para a continuidade e eficiência dos negócios. Ao simplificar processos, aumentar a produtividade, garantir conformidade e fortalecer a colaboração, essa abordagem oferece benefícios tangíveis para empresas que buscam se adaptar ao novo cenário corporativo.

Em suma, tanto a gestão de contratos online, quanto o trabalho remoto podem fazer uma empresa ter seu tempo e serviços otimizados. A praticidade da era digital é a resposta para organizações que buscam se diferenciar no mercado, além de estarem à frente quanto à inovação e agilidade. 

Se você deseja trazer melhorias na administração dos documentos da sua empresa, recomendamos que conheça a nossa plataforma de gestão de contratos online. A Contraktor é uma plataforma completa de gerenciamento de documentos que se destaca pelas suas inúmeras funcionalidades e pelo seu software de ponta. Nosso sistema é centralizado e nele é possível criar contratos do zero, utilizar modelos de documentos prontos, armazenar, monitorar, assinar e gerenciar acordos em todo o seu ciclo de vida. 


Não perca mais tempo com papeladas e burocracias, saiba mais sobre a Contraktor, conheça nossos planos e invista em uma boa gestão de contratos na sua empresa!

A Contraktor

Se você deseja ir além da assinatura de contratos digitais, conheça a Contraktor! Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

Gostou? Compartilhe.