Assinatura eletrônica tem validade jurídica?

Primeiramente, você sabe o que é assinatura eletrônica? Para falarmos sobre a validade jurídica desta tecnologia, é preciso entender o conceito, para que serve e outros detalhes. Acompanhe!

Antes de mais nada, você já parou para pensar na quantidade de papel que uma empresa consome? Somente com documentos e contratos, o consumo é enorme e, consequentemente, o impacto no meio ambiente também. 

Todos nós devemos pensar no futuro do nosso planeta. Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos dias melhores pela frente! Nesse sentido, a assinatura eletrônica serve como uma solução para digitalizar processos e economizar tempo e dinheiro. 

Assinatura eletrônica tem validade jurídica?
Afinal, a assinatura eletrônica tem validade jurídica? Confira!

O que é assinatura eletrônica?

Caso você seja iniciante no assunto, não se preocupe, a gente te explica! 

A assinatura eletrônica, resumidamente, é uma forma segura de assinar um documento de maneira virtual. Com ela, você pode assinar documentos e contratos online, sem precisar sair de casa, em apenas poucos cliques. 

Em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, buscar por soluções que possam otimizar a sua rotina é a melhor saída. Com o uso dos contratos digitais e assinaturas digitais, não é mais necessário esperar um contrato chegar pelo correio ou imprimir um documento para então assinar, levar ao cartório para reconhecer firma, fazer diversas cópias, digitalizar, entre outros processos burocráticos.

Se você quer saber mais sobre isso, baixe agora mesmo o nosso kit de conteúdo: assinatura digital para iniciantes. É gratuito, aproveite!

Agora, se você está se perguntando se a assinatura eletrônica possui a mesma validade jurídica que uma assinatura feita com papel e caneta, então confira o próximo item.

Afinal, a assinatura eletrônica tem validade jurídica?

Sim, ela possui validade jurídica. O uso deste tipo de assinatura está determinado na Medida Provisória 2.200-2, de 2001. Ou seja, desde 2001 ela é válida juridicamente, tendo o mesmo valor jurídico de uma assinatura feita com papel e caneta.

Dentre outros detalhes, essa MP também instituiu a ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), que garante a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.

O ICP-Brasil é o que viabiliza a emissão de certificados digitais, um tipo de arquivo necessário para assinar documentos com a assinatura no formato digital. Porém, a assinatura eletrônica dispensa o uso do certificado digital como meio de comprovação para assinar documentos, sendo um processo ainda mais simples.

Assinatura eletrônica e assinatura digital: quais as diferenças?

Existe uma certa confusão sobre os tipos de assinaturas disponíveis. Afinal, qual é a diferença entre a assinatura digital e a assinatura eletrônica? A gente te explica.

Em suma, a assinatura eletrônica é utilizada na grande maioria dos casos. Com ela, não é necessário o uso do certificado digital, pois é possível assinar os contratos e documentos a partir da coleta de informações como e-mail e CPF, associando estas características a dados eletrônicos (como o IP do dispositivo) e também login e senha. 

Já a assinatura digital é utilizada em casos mais específicos, em que é necessário o uso do certificado digital como meio de autenticação. Além disso, este tipo de assinatura possui a mesma validade jurídica da assinatura manuscrita com reconhecimento de firma em cartório. Dentre outros detalhes, a assinatura digital usa o conceito da criptografia assimétrica, composta por chaves públicas e privadas.

Leia também: Assinatura eletrônica e assinatura digitalizada: qual a diferença?

Como fazer assinatura eletrônica?

Existem várias plataformas digitais que possibilitam o uso desta tecnologia de forma simples e fácil. Com apenas poucos cliques, é possível enviar um arquivo para assinatura aos participantes e, em alguns minutos, ter o seu documento assinado e vigente. Uma destas ferramentas é a Assinatura Grátis!

A Assinatura Grátis possibilita o uso da assinatura eletrônica de forma gratuita, possuindo validade jurídica, sendo protegida por criptografia e todos os documentos são assinados com segurança e autenticação. Acesse agora mesmo: assinaturagratis.com.

Agora, caso você precise de uma plataforma de assinaturas mais robusta, que tenha recursos para fazer o monitoramento dos seus documentos, nós também temos a solução.

A CKsign – Plataforma de assinatura digital

A CKsign é uma plataforma de assinatura digital ilimitada, que tem como propósito a desburocratização do seu negócio.

Com ela, é possível enviar contratos para assinatura em poucos cliques, com segurança e validade jurídica! Além da assinatura digital, a CKsign também possui planos que possibilitam o monitoramento dos seus contratos, a partir de R$26,90 por mês. Além disso, também possui um plano gratuito, que pode ser ativado após o teste grátis da plataforma.

Confira todos os planos disponíveis aqui e teste grátis agora mesmo!

Gostou? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ei, não vá embora! 😢

O que acha de enviar o seu primeiro documento para assinatura digital GRATUITAMENTE agora mesmo? Você está a poucos cliques de distância! Experimente!