por Camila Rodrigues

Afinal, o que é criptografia? Como essa tecnologia se aplica na assinatura digital? Descubra abaixo!

Em primeiro lugar, assinar documentos digitalmente já é muito comum para muitas pessoas e empresas. Esse hábito ganhou ainda mais força depois da pandemia do Covid-19, por conta do distanciamento social e a necessidade de fechar negócios à distância. Caso você não saiba, a assinatura digital é o meio mais indicado para assinar documentos online, porque é um método munido de protocolos de alto nível de segurança, como a criptografia, por exemplo. 

Por meio destes protocolos, a assinatura digital garante a integridade, autenticidade e o não-repúdio dos documentos eletrônicos. Assim, com a criptografia e outras técnicas, os documentos digitais possuem a mesma validade jurídica dos documentos físicos.

Neste artigo, você vai descobrir o que é criptografia e como essa tecnologia  determina a segurança da assinatura. Vamos lá?

O que é criptografia?

De maneira geral, a criptografia é uma tecnologia que transforma uma informação legível por humanos em uma informação cifrada/codificada. Esse método é fundamental para a segurança dos dados no meio digital. Pode-se dizer que é considerada praticamente impossível de reverter, pois cada modificação no documento (no caso do uso da assinatura digital) gera uma nova hash diferente. 

As técnicas e algoritmos de criptografia foram elaborados para garantir um acesso rápido e seguro a dados digitais e, assim, evitam qualquer tipo de alteração ou compartilhamento indevido de dados. Através desse método, então, as pessoas envolvidas conseguem ter certeza de que estão tendo acesso a informações verdadeiras.

Por isso a criptografia garante que os meios que a utilizam sejam seguros, sendo assim, essencial para transações feitas no ambiente virtual. 

Leia também: Assinatura digital e documentos eletrônicos são mais seguros?

criptografia

Segurança da assinatura digital

Existem diversos protocolos que garantem a segurança da assinatura digital. São eles: 

Código hash

Além do uso da criptografia, outro fator que garante a inviolabilidade do documento assinado digitalmente é o código hash, que consta em todas as páginas do documento, tornando-se como uma “rubrica” digital que garante a autenticidade e integridade do documento.

Carimbo de data e hora

Também conhecido como carimbo do tempo, é um selo que atesta a data e hora exatas em que o documento foi criado e/ou assinado digitalmente. Este carimbo é uma forma de garantir que o documento não sofrerá alterações, garantindo a veracidade das informações (sincronizado com o ntp.br e o Observatório Nacional). 

Validação do certificado digital

No caso da assinatura digital com certificado, que costuma ser utilizada em casos mais específicos, é necessário validar o certificado digital. Este certificado funciona como uma identidade eletrônica, que garante validade jurídica para ações no mundo virtual. Com ele, por exemplo, é possível substituir o reconhecimento de firma assinado em cartório.

IP da máquina na rede

O IP do computador ou do dispositivo utilizado para assinar também é usado na verificação da comprovação e autenticidade da assinatura.

Informações dos usuários

No caso da assinatura digital sem certificado (ou assinatura eletrônica), é preciso utilizar outros dados para garantir a autenticidade e segurança das informações, como o CPF e/ou e-mail dos participantes.

Quer saber mais sobre a segurança da assinatura digital e a validade jurídica? Então baixe gratuitamente o nosso Guia da Validade Jurídica! 

Em suma, a criptografia é uma tecnologia essencial para a segurança dos dados e, por isso, a assinatura digital utiliza-a como forma de garantir que as informações contidas nos documentos prevaleçam seguras e verdadeiras. 

A Contraktor: plataforma de assinatura e gestão digital de documentos

Além de oferecer serviços como as assinaturas digitais com e sem certificado, a Contraktor é uma plataforma que permite toda a gestão de documentos eletrônicos e contratos digitais em um só lugar. Uma ferramenta completa e totalmente segura, na qual você consegue gerenciar todo o fluxo de documentos empresariais, disparar documentos para assinatura, verificar as assinaturas pendentes, acompanhar histórico de alterações, conferir quais documentos estão vigentes, criar tarefas de acompanhamento, entre outras funcionalidades imprescindíveis para a sua empresa.

A Contraktor tem como principal objetivo a facilitação do fluxo de processos e a aceleração dos seus negócios. Além dos planos Professional (Business, Premium e Enterprise), também possui os Planos Básicos, indicado para pequenas e médias empresas. Confira todas as opções e fale com a nossa equipe de vendas!

Gostou? Compartilhe.

Posts relacionados