Criptografia e a segurança da assinatura digital

Afinal, o que é criptografia? Como essa tecnologia se aplica na assinatura digital? Descubra abaixo!

Em primeiro lugar, assinar documentos digitalmente já é muito comum para muitas pessoas e empresas. Esse hábito ganhou ainda mais força depois da pandemia do Covid-19, por conta do distanciamento social e a necessidade de fechar negócios à distância. Caso você não saiba, a assinatura digital é o meio mais indicado para assinar documentos online, porque é um método munido de protocolos de alto nível de segurança, como a criptografia, por exemplo. 

Por meio destes protocolos, a assinatura digital garante a integridadeautenticidade e o não-repúdio dos documentos eletrônicos. Assim, com a criptografia e outras técnicas, os documentos digitais possuem a mesma validade jurídica dos documentos físicos.

Neste artigo, você vai descobrir o que é criptografia e como essa tecnologia  determina a segurança da assinatura. Vamos lá?

O que é criptografia?

De maneira geral, a criptografia é uma tecnologia que transforma uma informação legível por humanos em uma informação cifrada/codificada. Esse método é fundamental para a segurança dos dados no meio digital. Pode-se dizer que é considerada praticamente impossível de reverter, pois cada modificação no documento (no caso do uso da assinatura digital) gera uma nova hash diferente. 

As técnicas e algoritmos de criptografia foram elaborados para garantir um acesso rápido e seguro a dados digitais e, assim, evitam qualquer tipo de alteração ou compartilhamento indevido de dados. Através desse método, então, as pessoas envolvidas conseguem ter certeza de que estão tendo acesso a informações verdadeiras.

Por isso a criptografia garante que os meios que a utilizam sejam seguros, sendo assim, essencial para transações feitas no ambiente virtual. 

Leia também: Assinatura digital e documentos eletrônicos são mais seguros?

Qual é a segurança da assinatura digital?

Primeiramente, é importante entender que existem diversos protocolos que garantem a segurança da assinatura digital. São eles: 

Código hash

Além do uso da criptografia, outro fator que garante a inviolabilidade do documento assinado digitalmente é o código hash, que consta em todas as páginas do documento, tornando-se como uma “rubrica” digital que garante a autenticidade e integridade do documento.

Carimbo de data e hora

Também conhecido como carimbo do tempo, é um selo que atesta a data e hora exatas em que o documento foi criado e/ou assinado digitalmente. Este carimbo é uma forma de garantir que o documento não sofrerá alterações, garantindo a veracidade das informações (sincronizado com o ntp.br e o Observatório Nacional). 

Validação do certificado digital

No caso da assinatura digital com certificado, que costuma ser utilizada em casos mais específicos, é necessário validar o certificado digital. Este certificado funciona como uma identidade eletrônica, que garante validade jurídica para ações no mundo virtual. Com ele, por exemplo, é possível substituir o reconhecimento de firma assinado em cartório.

IP da máquina na rede

O IP do computador ou do dispositivo utilizado para assinar também é usado na verificação da comprovação e autenticidade da assinatura.

Informações dos usuários

No caso da assinatura digital sem certificado (ou assinatura eletrônica), é preciso utilizar outros dados para garantir a autenticidade e segurança das informações, como o CPF e/ou e-mail dos participantes.

Quer saber mais sobre a segurança da assinatura digital e a validade jurídica? Então baixe gratuitamente o nosso Guia da Validade Jurídica! 

Em suma, a criptografia é uma tecnologia essencial para a segurança dos dados e, por isso, a assinatura digital utiliza-a como forma de garantir que as informações contidas nos documentos prevaleçam seguras e verdadeiras. 

A CKsign – Plataforma de assinatura digital com teste grátis

A CKsign é uma plataforma de assinatura digital ilimitada, que tem como propósito a desburocratização do seu negócio.

Com ela, é possível enviar contratos para assinatura em poucos cliques, com segurança e validade jurídica! Além da assinatura digital, a CKsign também possui planos que possibilitam o monitoramento dos seus contratos, a partir de R$26,90 por mês. Além disso, também possui um plano gratuito, que pode ser ativado após o teste grátis da plataforma.

Confira todos os planos disponíveis aqui e teste grátis agora mesmo!

Gostou? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ei, não vá embora! 😢

O que acha de enviar o seu primeiro documento para assinatura digital GRATUITAMENTE agora mesmo? Você está a poucos cliques de distância! Experimente!