Como engajar os colaboradores e transformá-los em embaixadores da empresa?

“Empresas com um forte senso do PORQUÊ são capazes de inspirar seus funcionários. Esses funcionários são mais produtivos e inovadores, e o espírito com que executam o trabalho atrai outras pessoas, ansiosas por trabalhar lá também. Não é muito difícil perceber por que as companhias com as quais gostamos de fazer negócios são também as melhores empregadoras.”

O trecho acima, retirado do livro Comece pelo porquê, de Simon Sinek, é uma boa reflexão sobre como as melhores empregadoras são as que conseguem oferecer as melhores experiências para os próprios colaboradores.

Entretanto, para oferecer boas experiências aos colaboradores é preciso aplicar ações para que eles se tornem embaixadores da empresa.

O que são colaboradores embaixadores?

Colaboradores embaixadores são aqueles que têm uma experiência tão boa na empresa, que estão dispostos a defendê-la e a se posicionar em prol da mesma de forma espontânea.

É comum vermos clientes embaixadores, como no caso do Nubank, Apple e Harley-Davidson, que possuem uma comunidade forte e engajada de clientes. Porém, grandes organizações estão olhando também para os clientes internos, ou seja, seus colaboradores, e planejando maneiras de engajá-los e transformá-los em embaixadores (defensores da empresa).

A Gallup descobriu que empresas com colaboradores engajados são até 22% mais lucrativas do que concorrentes com número baixo de engajamento. E essas são apenas algumas estatísticas que apresentam a importância do engajamento dos colaboradores nas organizações.

Ainda, conforme a Gallup, o engajamento dos colaboradores define-se como o envolvimento e entusiasmo dos funcionários em seu trabalho e local de trabalho.

A sua empresa quer engajar seus próprios colaboradores e transformá-los em embaixadores? 

Se a sua resposta foi sim, listamos abaixo algumas ações que a sua organização pode aplicar imediatamente para seguir esse caminho de sucesso.

colaboradores embaixadores

6 ações para engajar os colaboradores e transformá-los em embaixadores da empresa

1 – Comunicação interna

A comunicação interna de uma empresa tem como principal objetivo estreitar e aperfeiçoar o relacionamento com o seu público interno. 

Apesar de ser um dos primeiros passos que devem ser dados para aumentar o engajamento dos colaboradores, uma pesquisa da Gallagher confirmou que 60% das empresas não possuem uma estratégia de longo prazo para suas comunicações internas. 

Comunicações que a sua empresa pode começar a aplicar:

  • Comunicações que reforçam a cultura da empresa;
  • Alinham ações internas;
  • Oferecem um espaço para que os colaboradores se sintam seguros para compartilhar opiniões;
  • Incentivam a troca de feedback.
  • Ações de Endomarketing 

2 – Apoio para o bem-estar físico e mental

Quando uma empresa assume a responsabilidade pelo bem-estar físico e mental dos colaboradores, ela consegue refletir bons resultados não apenas internamente, mas para os colaboradores e suas famílias.

De acordo com a Gallup, colaboradores engajados e que estão prosperando no trabalho experimentam menos raiva, estresse e problemas de saúde.

Algumas ações que a sua empresa poderá aplicar:

  • Mostre aos colaboradores que o trabalho que realizam possui um propósito;
  • Desenvolva lideranças que incentivem o diálogo entre as equipes;
  • Ofereça uma equipe especializada para escutar os colaboradores;
  • Seja uma empresa transparente;
  • Realize reuniões para discutir sobre saúde mental;
  • Informe sobre a importância do bem-estar físico;
  • Ofereça benefícios com foco no bem-estar físico e mental;

3 – Alinhamento de expectativas

“Globalmente, um, em cada dois colaboradores, sabe o que se espera dele no trabalho. Ao aumentar essa proporção para oito em dez colaboradores, as organizações podem obter uma redução de 22% na rotatividade, uma redução de 29% nos incidentes de segurança e um aumento de 10% na produtividade.” – Gallup

A citação acima, da Gallup, apresenta os benefícios ao se alinhar as expectativas dos colaboradores. Esse alinhamento é uma das principais necessidades dos colaboradores que uma empresa precisa suprir.

O que sua empresa pode fazer?

  • Reuniões de feedback para conversar com os colaboradores sobre o que se espera deles;
  • Ouvir o que o colaborador tem a dizer sobre o trabalho que realiza;
  • Treinar os líderes para incluírem toda a equipe nas atividades importantes da empresa;
  • Esclarecer ao colaborador quais são as atividades que ele deve exercer, suas responsabilidades e objetivos;
  • Mostrar ao colaborador que a empresa confia nele e que ele poderá se desenvolver na empresa.

4 – Desenvolvimento contínuo

  • Como sua empresa ajuda os colaboradores a crescer?
  • Como sua empresa oferece oportunidades iguais para colaboradores com objetivos diferentes?
  • Como sua empresa mantém os colaboradores em uma carreira ascendente na organização?

Questões como essas precisam ser consideradas por uma empresa.

Quais ações podem ser aplicadas?

  • Incentive a realização de cursos e especializações;
  • Ofereça programas de desenvolvimento interno;
  • Compartilhe informações de desenvolvimento;
  • Incentive a troca de conhecimentos entre as equipes;
  • Ofereça bolsas de estudo e benefícios de aprendizagem.

5 – Reconhecimento dos colaboradores

Reconhecer os colaboradores por suas conquistas, atividades desenvolvidas ou qualquer outra atitude positiva é uma forma da organização mostrar seu apreço pelas contribuições que os colaboradores realizam.

Uma pesquisa da OC Tanner, descobriu que 37% dos entrevistados produziriam frequentemente um trabalho melhor se recebessem mais reconhecimento. Outro estudo, agora da Harvard Business Review, informou que a principal razão pelo qual os colaboradores saem de uma empresa é a falta de reconhecimento. 

O que sua empresa pode fazer?

  • Uma das melhores formas de reconhecer um colaborador é utilizando um programa de engajamento de colaboradores. A solução da Peepi, por exemplo, é uma plataforma, como uma comunidade online, que oferece a oportunidade de criar comunidades de colaboradores engajados. Utilizando a plataforma da Peepi as empresas criam ações de engajamento, reconhecem os colaboradores mais engajados e ainda podem recompensá-los por isso. 

6 – Facilite as burocracias

Procure ferramentas que agilizem e facilitem o dia a dia dos colaboradores. Essas soluções são essenciais para melhorar a experiência deles. Uma ideia seria aplicar o Legal Design, por exemplo, que consiste em melhorar a experiência de pessoas que lidam com documentos jurídicos através da aplicação de elementos de design nos documentos. Isso faz com que a compreensão na leitura de documentos importantes seja ainda melhor, aumentando o engajamento dos colaboradores em relação à empresa.

O que sua empresa pode fazer?

  • A Contraktor, por exemplo, é uma plataforma de assinatura e gestão digital de contratos que oferece facilidade para as empresas e para os colaboradores, que podem assinar documentos de forma prática. 

Se você chegou até aqui, percebeu que existem inúmeras ações que a sua empresa pode aplicar que engajam os colaboradores e podem transformá-los em grandes embaixadores.

Reflita sobre essas ações e comece a incrementá-las na sua empresa.

O conteúdo foi criado pela Peepi, uma ferramenta desenvolvida para atingir o mais alto nível de engajamento entre empresas e seus públicos. Com a Peepi a sua empresa pode criar comunidades de clientes ou de colaboradores, conforme o objetivo principal.

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