3 tendências de negócios para você se inspirar em 2023

O ano de 2023 promete ser de grandes mudanças e oportunidades para o mundo dos negócios. Com a pandemia ainda em curso, muitas empresas têm se adaptado às novas realidades e encontrado novas formas de se manter competitivas.

Se você está procurando inspiração para o seu negócio para esse ano, aqui estão três tendências que valem a pena ficar de olho:

1. Transformação digital

A transformação digital já vem sendo abordada em tendências de negócios de alguns anos para cá e agora, mais do que nunca ela é um ponto importante para se observar. De acordo com uma pesquisa, nos próximos anos cerca de 29 bilhões de dispositivos estarão conectados e 75% da população mundial terá acesso a internet.

Esse é um dado que, além de impactar decisões estratégicas e de processos dentro dos negócios, também é importante para entender as possibilidades do online e do offline, afinal experiências híbridas se tornam mais desejáveis.

2. A interatividade como experiência do cliente

A tecnologia está evoluindo e com ela o mercado também. A partir de agora a interatividade e a imersão passam a ser ainda mais importantes para a experiência do cliente, se tornando também uma das tendências de negócios do ano.

Estar de olho nas possibilidades que, por exemplo, o Metaverso e as ferramentas de interatividade podem proporcionar para o seu cliente é um passo muito importante para que você esteja preparado para novos canais de aquisição e distribuição de produtos daqui pra frente.

tendências de negócios
Conheça as principais tendências de negócios para 2023

3. O olhar para o ESG

O termo Environmental, Social, and Corporate Governance (Governança ambiental, social e corporativa), mais conhecido como ESG, também faz parte das tendências de negócios do ano. Isso porque a sustentabilidade tem se tornado uma pauta cada vez mais importante para os consumidores.

É importante destacar que, o sucesso do ESG se dá a partir das práticas sustentáveis que envolvam todo o funcionamento da empresa e deve ser incorporada por todos os colaboradores, como cultura.

Uma das possibilidades de tornar sua empresa sustentável é uma plataforma de assinatura e gestão de documentos digitais. Transformar os documentos da sua empresa em digital e fazer a gestão dos mesmos de forma online pode, além de trazer sustentabilidade gerar menos custos. 

Conclusão

Essas três tendências de negócios são apenas algumas das muitas que podem influenciar os negócios em 2023. É importante ficar de olho nas tendências, mas também é importante se adaptar às necessidades únicas do seu negócio e do seu mercado. Com uma estratégia sólida e boa adaptabilidade, você estará preparado para enfrentar qualquer desafio e aproveitar as oportunidades desse novo ano.

Isso significa que as empresas devem oferecer aos seus clientes uma experiência personalizada, seja através de realidade aumentada, inteligência artificial ou outras tecnologias avançadas. O objetivo é criar uma conexão mais profunda e emocional com o cliente, aumentando a fidelidade e a satisfação.  A utilização de chatbots e assistentes virtuais também tem se tornado cada vez mais comum para melhorar a comunicação e a interatividade com os clientes.

Além disso, as empresas devem estar preparadas para se adaptar às mudanças constantes da tecnologia e ser criativas na busca de novas formas de interatividade, com clientes e entre colaboradores, e terem um olhar mais cuidadoso para a sustentabilidade.

Plataforma de assinatura digital e gestão completa de documentos

Além de oferecer serviços como a assinatura eletrônica (sem o uso do certificado digital) e assinatura digital (com certificado), a Contraktor é uma plataforma que permite toda a gestão de documentos e contratos digitais em um só lugar. 

Uma ferramenta completa e totalmente segura, na qual você consegue gerenciar todo o fluxo de documentos empresariais, disparar documentos para assinatura, verificar as assinaturas pendentes, acompanhar histórico de alterações, conferir quais documentos estão vigentes, criar tarefas de acompanhamento, entre outras funcionalidades essenciais para uma boa administração dos contratos da sua empresa.

A Contraktor tem como principal objetivo a simplificação do fluxo de processos e a aceleração dos seus negócios. Além dos planos profissionais, também possui os planos básicos, com teste gratuito disponível! 

Gostou? Compartilhe.