Gestão de contratos: o que é essa técnica? Você sabia que este tipo de gerenciamento pode ser essencial para o sucesso da sua empresa? Confira mais sobre o tema neste artigo!
A gestão de contratos é um processo essencial para o sucesso de qualquer empresa, seja ela uma pequena empresa ou multinacional. Além disso, os mais variados departamentos de uma instituição podem implementar essa solução.
Desde contratos com fornecedores até acordos com clientes, a gestão eficaz desses documentos pode ajudar a evitar problemas legais, reduzir custos e aumentar a produtividade de todo o time. Neste artigo, vamos abordar o que é a gestão de contratos e por que ela é tão importante para o sucesso da sua empresa.
Gestão de contratos: o que é?
Primeiramente, é importante entender o que é a gestão de contratos. Este conjunto de técnicas engloba o processo de criação, negociação, assinatura e administração de contratos entre duas ou mais partes. Isso inclui todas as etapas e todos os tipos de documentos, desde contratos de compra e venda até acordos de prestação de serviços.
O principal objetivo é garantir que as partes envolvidas cumpram todas as suas obrigações e que o acordo seja mutuamente benéfico. Isso envolve o monitoramento de prazos, condições e cláusulas contratuais, a fim de garantir que todas as partes cumpram suas obrigações e que quaisquer problemas sejam resolvidos rapidamente.
A gestão de contratos pode ser feita manualmente, mas com a era da digitalização, essa técnica se torna muito mais simples e eficiente quando é aplicada no ambiente virtual. Porém, no digital, você provavelmente vai encontrar por aí as siglas GED ou CLM para exemplificar essas soluções.
GED: Gestão eletrônica de documentos
GED é a sigla para Gerenciamento Eletrônico de Documentos (ou Gestão Eletrônica de Documentos) e refere-se a um conjunto de tecnologias e processos que permitem gerenciar documentos eletrônicos de forma mais eficiente. O GED é usado para capturar, armazenar, gerenciar, preservar e distribuir documentos digitais, tornando as etapas de gerenciamento de documentos mais ágeis e seguras.
Leia também: Principais benefícios da GED (Gestão Eletrônica de Documentos)
CLM (Ciclo de Vida dos Contratos)
O CLM, por sua vez, significa Contract Lifecycle Management que, traduzindo, significa a Gestão do Ciclo de Vida dos Contratos. Basicamente, o CLM é um processo específico dentro do gerenciamento de documentos que se concentra na gestão de contratos, desde sua criação até o seu armazenamento. Então, o CLM abrange todas as fases do ciclo de vida de um contrato, desde a criação, revisão, negociação, assinatura, execução, renovação e encerramento.
Por que a gestão de contratos é importante para o sucesso da sua empresa?
Existem várias razões pelas quais a gestão de contratos é importante para o sucesso da sua empresa. Podemos citar algumas delas:
Evita problemas legais
A gestão de contratos pode te ajudar a evitar problemas legais, como processos judiciais por quebra de contrato, por exemplo. Ao estabelecer claramente as expectativas de ambas as partes e garantir que todas as obrigações contratuais sejam cumpridas, a empresa pode reduzir este tipo de risco.
Ajuda a economizar
A gestão de contratos pode ajudar a reduzir custos, pois ela evita atrasos ou paralisações no projeto, o que pode levar a multas e penalidades financeiras. Além disso, a gestão de contratos pode auxiliar na identificação de cláusulas desnecessárias que podem aumentar os custos e, assim, ajudar a reduzir as despesas.
Melhora a produtividade
Uma gestão de contratos eficiente também pode melhorar a produtividade de todo o time, uma vez que pode ajudar a evitar atrasos e problemas que possam afetar o cronograma, comprometendo a entrega de produtos ou serviços, por exemplo. Com um sistema de gestão de contratos digitais bem estabelecido, a sua empresa pode economizar tempo e recursos e concentrar-se em outras áreas que possam ajudar a impulsionar o sucesso da empresa.
Melhora a relação com fornecedores e clientes
A gestão de contratos digitais pode melhorar a relação com fornecedores e clientes, porque estabelece uma base sólida para a comunicação e colaboração. Ao definir claramente as expectativas e prazos, as partes envolvidas podem trabalhar juntas para alcançar um objetivo em comum.
Resumidamente, a gestão de contratos digitais é essencial para o sucesso de qualquer empresa, como você viu acima. Agora, a vantagem é que existem diversas ferramentas digitais que podem te ajudar a automatizar e simplificar este processo.
Uma das plataformas mais completas do mercado é a Contraktor.
Plataforma de assinatura digital e gestão completa de contratos digitais
Além de oferecer serviços como a assinatura eletrônica (sem o uso do certificado digital) e assinatura digital (com certificado), a Contraktor é uma plataforma que permite toda a gestão de contratos digitais e documentos em um só lugar.
Uma ferramenta completa e totalmente segura, na qual você consegue gerenciar todo o fluxo de documentos empresariais, disparar documentos para assinatura, verificar as assinaturas pendentes, acompanhar histórico de alterações, conferir quais documentos estão vigentes, criar tarefas de acompanhamento, entre outras funcionalidades essenciais para uma boa administração dos contratos da sua empresa.
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