Assinatura eletrônica: O primeiro passo para a modernização da sua empresa

Estar adaptado às constantes evoluções tecnológicas é essencial para o crescimento de qualquer empresa.

Deixar de fechar um grande negócio por falta de tempo ou esperar toda a burocracia de cartório não podem mais ser desculpas. Já existe a opção da assinatura eletrônica de documentos que está aí para agilizar os seus negócios.

Qual a função da Assinatura Eletrônica?

Ela é utilizada para acessar e compartilhar dados e informações em meios eletrônicos e digitais. Sites de bancos, comércio, conteúdos pagos, redes sociais e muitos outros já usufruem dessa ferramenta. A forma e o nível de segurança dessa identificação dependem de cada organização.

Se antes demorava dias ou até meses para um documento ser assinado e enviado de volta, agora é possível reduzir este prazo para horas ou, até mesmo, minutos.

Os custos também diminuem com a adoção da assinatura eletrônica, já que ela elimina a necessidade de folhas de papel e tinta para impressora. Além de não ter mais a preocupação do armazenamento correto em pastas e problemas como incêndios e deterioração.

Times comerciais se apaixonam por essa tecnologia, eis que reduzem muito o ciclo de formalização do contrato. Bem como, passam a reduzir o risco de começar a prestar um serviço ou entregar um produto sem estar com o contrato assinado.

Mulher em um café utilizando seu notebook

A Assinatura Eletrônica possui valor legal?

Sim, a assinatura eletrônica é legalmente válida, desde que atenda a três requisitos básicos:

Integridade: garantia de que o documento não foi (e não pode ser) alterado ou fraudado.

Autenticidade: identificação do autor da assinatura, através do uso de uma chave privada (exclusiva do seu proprietário), que garante a autoria da assinatura.

Registro da assinatura: quando foi feita e como foi feita (Ex: carimbo do tempo).

Outra característica da assinatura eletrônica que garante a sua integridade é a possibilidade de monitorar o documento. A partir do momento em que ele está na plataforma, cria-se um histórico permanente e assim sabemos quem abriu, de onde foi acessado, em qual dia e hora. Uma plataforma que pode ser utilizada é o assinaturagratis.com.

Assinatura Eletrônica X Assinatura Digital

Apesar de terem nomes similares e valor jurídico, são procedimentos diferentes de manifestação de vontade, com diferenciação no nível de prova de autoria. Enquanto a assinatura eletrônica se baseia no e-mail de uma parte para identificar a autoria. A assinatura digital utiliza o certificado digital presencial como prova de autoria.

Sendo assim, entende-de que existem transações e negócios em que se mostram mais vantajosos utilizar a assinatura eletrônica, pela sua facilidade e simplicidade. E outros casos, em que a assinatura por certificado seja recomendável. Quando duas partes privadas negociam entre si, elas podem escolher qualquer meio de manifestação de vontade e todos terão validade jurídica (verbal, gravado em áudio ou vídeo, email, proposta, contrato etc…).

Um passo importante é automatizar a gestão de contratos. Em resumo, a implementação desse tipo de gestão lhe trará inúmeras vantagens, como maior segurança, velocidade e armazenamento, além de negociações dinâmicas, podendo inclusive elevar os ganhos da empresa. Confira a matéria completa aqui.

Agora que você entendeu mais sobre assinatura eletrônica, saiba como a Contraktor facilita a vida da sua empresa ao acabar com a burocracia da papelada física e proporcionar economia de tempo e aumento de segurança e do compliance.

A Contraktor

Se você deseja ir além da assinatura de contratos digitais, conheça a Contraktor! Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

Gostou? Compartilhe.