Uma boa gestão do tempo requer organização e disciplina, o que nem sempre é fácil, mas muito importante conseguir para que seja possível dar conta de tudo. Vivemos uma era de muita informação, com acesso muito fácil, gerando novas ideias que, além de precisarem ser projetadas, também precisam ser executadas. 

Não organizar suas demandas e perder o controle do tempo pode gerar diversos efeitos negativos, tanto na sua produtividade e resultados quanto na sua saúde mental, gerando estresse e ansiedade. 

Pensando nisso, criamos este conteúdo para mostrar a importância de fazer uma boa gestão do tempo e trazer algumas dicas para te ajudar a colocar em prática.

Gestão de contratos e organização de documentos digitais

A gestão do tempo

A gestão do tempo é pura e simplesmente organizar o seu tempo no dia a dia. Essa organização é feita a partir de processos e técnicas que auxiliam na priorização e realização das tarefas diárias. Fazer essa organização é muito importante pois é com ela que pode-se obter maior produtividade e melhores resultados. 

Isso não significa que a gestão do tempo fará, necessariamente, você finalizar mais tarefas em um dia. Na verdade ela te ajuda a ter maior controle de tudo que precisa ser feito, saber priorizar aquilo que é mais importante e entregar tudo aquilo que foi programado da melhor forma possível. 

Por que fazer a gestão do tempo?

Além de melhores resultados nas tarefas, fazer a gestão do tempo pode proporcionar maior qualidade de vida, diminuindo as ansiedades e os estresses cotidianos, já que as tarefas serão mais bem programadas e distribuídas durante as horas do seu dia. A gestão do tempo te ajuda a priorizar, organizar e programar. 

Sabendo gerenciar o seu tempo, também é mais fácil entender como cobrar pelo seu trabalho, já que você conseguirá dar horas para cada ação, e mais, você entende a quantidade de trabalho que poderá ser produzido e dar prazos reais para seus clientes. 

gestão do tempo

O que a produtividade tem a ver com a gestão do tempo?

Produtividade e gestão do tempo andam juntas, isso porque quanto mais você consegue gerir seu tempo mais produtivo você se torna. Saber o que você vai fazer e em qual momento vai fazer te dá a oportunidade de estruturar e planejar melhor cada uma das tarefas do seu dia. 

Com um planejamento as tarefas ficam mais fluidas, você consegue produzir tudo com mais facilidade, fazendo com que além de resolver tudo aquilo que você se dispõe para aquele período de tempo, ainda é possível ser mais produtivo nas resoluções. 

Leia também: Produtividade: 5 ferramentas para otimizar o seu trabalho

5 dicas práticas para aprimorar a gestão do tempo e te dar mais produtividade

Depois de te explicar o que é gestão do tempo e porque é tão importante fazê-la, para ter mais produtividade e saúde mental, vamos as dicas que podem te ajudar a aprimorar ainda mais esse processo no seu dia a dia. 

1. Tenha ferramentas para registrar suas tarefas diárias.

Registre todas as suas tarefas em uma ferramenta de sua preferência (asana, google agenda, notion, planner e etc), inclusive aquelas que são recorrentes. É muito importante que você consiga visualizar todas as tarefas da sua semana de forma fácil e prática, assim você consegue priorizar aquelas mais importantes e organizar aquelas que podem mudar de prazo. 

2. Faça o planejamento da sua semana.

Planeje sua semana eliminando as tarefas já realizadas, priorizando aquelas que ainda precisam ser feitas e criando as tarefas das novas demandas que surgiram.

3. Transforme todas as solicitações em tarefas. 

Transforme as solicitações que apareceram ao longo do dia em tarefas, seja um e-mail para responder ou ações para validar. É importante que esses processos também se tornem tarefas para que você não esqueça de realizar. 

4. Defina prazos para todas as tarefas.

Defina sempre um prazo para as tarefas serem concluídas, mesmo que ele precise ser adiado. Isso ajuda você a realizar as ações com maior facilidade e não procrastinar. 

5. Não planeje 100% do seu tempo.

Sempre deixe espaço para imprevistos, eles podem acontecer.

Dica bônus

Tenham ferramentas que te auxiliem nos processos do dia a dia, facilitando sua vida e deixando tudo mais rápido e prático. Uma das ferramentas que podem te ajudar é uma plataforma de assinatura e gestão de documentos, com ela é possível diminuir o tempo de tramitação de um contrato, armazenar todos os documentos em um só lugar e ter acesso à plataforma de onde você estiver. Tudo isso facilita ainda a sua vida e você consegue dedicar mais tempo para outras tarefas. 

Leia também: GED: 5 motivos para implementar na sua empresa

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