Jornada de compra: do telefone à assinatura digital

Antes de mais nada, para entender o papel do telefone e da assinatura digital durante a compra é necessário estudar qual é a jornada do seu negócio. Afinal, nem todas as empresas possuem clientes que percorrem o mesmo caminho até fechar uma compra. Por exemplo, uma concessionária vai ter uma jornada de compra muito mais longa do que uma loja de eletrodomésticos, certo? Por isso, é importante entender essa jornada de compra por completo.

jornada de compra e assinatura digital

Jornada de compra

Seja como for, é normal que as pessoas percorram caminhos distintos para adquirir produtos ou serviços diferentes. Cada usuário utiliza o canal que mais convém – o que dificulta um pouco o trabalho de qualquer profissional de marketing ou vendas, não é mesmo? Basta ver como alguns preferem pegar o telefone para tirar qualquer tipo de dúvida, enquanto outros pesquisam no site para ver se já tem algum conteúdo que o responda.

Mas, é ao entender a jornada de compra da sua empresa que você vai perceber qual é o papel do telefone, do e-mail ou do WhatsApp neste caminho que consumidor vai percorrer, até a assinatura de um contrato, por exemplo. Em alguns casos, o telefone é necessário no início da jornada, com foco em levar confiança ao consumidor – bens duráveis exigem esse contato inicial, visto que são decisões mais longas e a confiança na empresa é algo essencial para esse tipo de compra).

Em outros casos, ele é apenas parte do atendimento/contato para tirar dúvidas. Por exemplo, pense na diferença que é comprar uma casa e um secador de cabelo. No primeiro, é bem comum o telefone fazer parte de grande parte da jornada. Já no último, ele é mais comum apenas quando o comprador tem problemas com o aparelho e deseja trocar ou devolver.

assinatura eletrônica 2

O uso da assinatura digital para fechar negócios

Já se formos pensar no uso da assinatura digital, é uma ferramenta que está focada no final da jornada de compra, já que serve para assinar documentos à distância. Por exemplo, você pode assinar um contrato, seja ele qual for, direto pelo seu celular ou computador. Você só precisa de acesso à internet e pronto!

Seja como for, é através do telefone que as pessoas vão entender mais do seu negócio. E claro, assim podem ser conquistadas mais facilmente. Então, juntando as duas ferramentas, é possível negociar pelo telefone e formalizar negócios através da assinatura digital de documentos!

Leia também: As principais dúvidas sobre assinatura online e documentos digitais

A importância das ligações para a estratégia de vendas

O lead telefônico está entrando em contato com você de alguma forma, isso é uma demonstração clara de que ele está interessado no que você vende. Através do telefone é possível fazer, até mesmo, que o lead pule etapas da jornada e adquira o produto ou serviço. Claro, tudo isso vai depender do seu atendimento.

Ao entender o papel do telefone na jornada de compra, provavelmente você já conseguiu visualizar a sua importância.

Para deixar mais claro: ao utilizar as ligações como um canal estratégico para a sua empresa, você consegue conversar diretamente com leads quentes, que estão realmente interessados nos seus produtos ou serviços. Mesmo que esses leads estejam no início da jornada. E, ao concretizar uma compra, a melhor escolha é investir na assinatura digital, já que esta ferramenta possibilita a assinatura de contratos à distância com muita facilidade e rapidez.

E é por isso que o uso destas ferramentas é tão importante para a estratégia de vendas. Assim, é possível aumentar os resultados.

Claro, tudo isso depende de vários fatores, incluindo um bom atendimento telefônico e uma boa análise de métricas. E, uma vez mensuradas, elas tornam o uso do telefone muito mais estratégico. 

Além disso, também é possível investir em uma gestão digital de documentos, através de uma plataforma inteligente como a Contraktor!

Os benefícios do uso do telefone

Além dos benefícios que já deixamos claro aqui, ao utilizar o telefone aliado à tecnologias que auxiliam no controle de dados das ligações, como é o caso da PhoneTrack, uma plataforma que mensura campanhas e melhora as vendas com informações em tempo real sobre todas as ligações. Com esse tipo de tecnologia, fica mais fácil utilizar o telefone nas estratégias de aquisição ou retenção.

Separamos alguns desses benefícios:

  • Entender o comportamento do consumidor no telefone;
  • Analisar o canal telefônico de forma integral;
  • Adquirir novos clientes;
  • Tomar decisões sobre o canal telefônico baseadas em dados;

Viu só? São diversos benefícios que não só trazem resultados positivos, mas para a estratégia como um todo.

Em um mundo com estratégias omnichannel cada vez mais comuns, o telefone surge como um canal importante – e longe de ser ultrapassado, como alguns imaginam. Por conta disso, ele precisa fazer parte da sua estratégia, com destaque para os setores automotivo, seguros e imobiliário.

E aí, você vai atender essa ligação ou vai deixar passar essa oportunidade? Negocie pelo telefone e assine seus contratos pelo computador ou celular com a ajuda da Phonetrack e da Contraktor. 

O Phonetrack

O PhoneTrack é uma plataforma de call tracking e gerenciamento de leads telefônicos para times de marketing, vendas e atendimento, além de agências com foco em performance. Com PhoneTrack, é possível mensurar a origem das ligações recebidas por cada campanha de marketing, integrar com diversas ferramentas como Google Ads, Salesforce, HubSpot e dezenas de outras plataformas, além de gravar chamadas e identificar palavras-chave e índices de produtividade de cada ligação via inteligência artificial.