Receita digital: como a pandemia transformou a área da saúde

Saúde 5.0, receita digital, telemedicina, assinatura digital para médicos… Hoje, esses termos são cada vez mais comuns na área da saúde, e muito se deve à pandemia do Covid-19. De 2020 para cá, diversos processos que antes eram feitos presencialmente, agora passaram a ser digitais. 

A expansão da tecnologia e a digitalização foram muito impactantes para a medicina. Novas ferramentas e avanços tecnológicos em diversos sentidos, agora, fazem parte do dia a dia dos profissionais da área. Com esse “novo normal”, a adaptação para o digital é inevitável.

A receita digital, por exemplo, foi um dos recursos mais acelerados pela pandemia. Hoje, grande parte dos profissionais da área da saúde já possuem a assinatura digital com certificado para facilitar as prescrições médicas online.

De acordo com a Lei 13.989/2020, que dispõe sobre a prática da telemedicina, o profissional deverá assinar receitas e atestados por meio da assinatura digital com o certificado digital da ICP-Brasil, pois este é o único meio que garante autenticidade e validade jurídica no meio virtual. 

Leia também: Como a Lei 14.063/20 afeta o setor da saúde?

imagem do artigo Receita digital: como a pandemia transformou a área da saúde
Receita digital: como a pandemia transformou a área da saúde

É importante ressaltar que, caso o médico utilize uma receita digitalizada, por exemplo, sem o uso do certificado digital, isso faz com que o documento não tenha garantia de autenticidade e inviabiliza, assim, a compra do medicamento em farmácias. É necessário que o profissional da saúde utilize a assinatura digital com certificado digital para assinar receitas, atestados, prescrições e outros documentos importantes de maneira virtual.  

Além de possibilitar a utilização da receita digital, a assinatura digital traz diversos benefícios para a prática médica, como:

✅ Mais segurança

A assinatura digital é uma tecnologia que possui protocolos de alto nível de segurança, como carimbo do tempo e criptografia, que garantem autenticidade e legitimidade aos documentos. Em um documento físico, não é possível ter controle sobre as informações, sendo passível de fraudes. Aposto que você não quer a sua assinatura feita à mão sendo falsificada por aí, certo? 😉

✅ Mais agilidade

Com a receita digital, o médico e o paciente conseguem otimizar o tempo. Não é necessário se deslocar até o consultório, e depois até a farmácia atrás de medicamentos, por exemplo. É totalmente possível fazer todo o processo 100% online! Com a assinatura digital, o profissional de saúde e a empresa ganham mais agilidade em todas as etapas, da consulta ao arquivamento de documentos. 

✅ Mais economia

A redução de custos acontece em diversos sentidos para as empresas do setor que passam a utilizar a assinatura digital. Alguns exemplos: consumo e impressão de papéis, armazenamento, manutenção e transporte de documentos…

Se você quiser saber mais sobre a segurança e validade jurídica da assinatura digital, baixe aqui GRATUITAMENTE o nosso Guia da Validade Jurídica! 

Enfim, você já ouviu falar sobre gestão digital de documentos e contratos? Para complementar o uso da assinatura digital, a gestão é uma solução 360º, que permite digitalizar e gerenciar todos os documentos que percorrem o seu negócio. Além disso, com a gestão de documentos você pode criar, editar, assinar, monitorar e armazenar seus documentos importantes em um só lugar: na melhor plataforma de gestão de documentos, a Contraktor. 

Descubra como a Unimed Florianópolis se adaptou ao “novo normal” com a ajuda da Contraktor

A Contraktor

Se você deseja ir além da assinatura de contratos digitais, conheça a Contraktor! Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

Gostou? Compartilhe.