gerenciar contratos

por Clarissa Bessa

Antes de mais nada, você precisa saber o que é gerenciar contratos e porquê isso é tão importante para a saúde do seu negócio. A gestão de contratos é um conjunto de ações que vão desde a criação do documento até o armazenamento e controle do mesmo, visando a administração de todas as variáveis que podem envolver uma contratação. Todas as etapas que fazem parte desse processo precisam de um rígido controle, tanto para o armazenamento quanto para o monitoramento e segurança deste documento. 

Por que gerenciar contratos é tão importante para o seu negócio? Nós te explicamos! 

Todo tipo de organização lida com contratos, sejam eles financeiros ou morais, e eles são peças importantes para as negociações acontecerem na prática, diminuindo muito o risco de eventuais problemas. Se você fecha um contrato com um fornecedor e esse documento se perde, ou passa do prazo e não é percebido, dificilmente você terá como cobrar o que não foi realizado. Então, se você fizer a gestão do contrato de maneira digital, desde a criação das cláusulas do documento até o armazenamento e vigência dele, ficará muito mais fácil controlar os processos do seu negócio. 

Por isso, trouxemos 4 dicas que podem te ajudar a gerenciar contratos de maneira eficiente e otimizar suas negociações. Vamos lá?

gerenciar contratos

4 dicas para gerenciar contratos de maneira eficiente

 

1. Entenda o conceito do contrato

É sempre importante entender o conceito do contrato antes de redigi-lo, ou seja, você precisa saber minuciosamente o que está por trás da negociação e quais cláusulas são relevantes para firmar esse acordo.

2. Redija o contrato com as cláusulas bem definidas e faça a assinatura

Esse é um dos momentos mais significativos para gerenciar contratos, já que é nele que todos os pontos do documento serão redigidos e acordados, por ambas as partes da negociação. 

A Contraktor disponibiliza 45 modelos de contratos para baixar de forma gratuita, facilitando ainda mais esse processo para você! 

Tudo pronto e acordado? Então é só assinar! Mas não pense que a gestão de contratos termina por aqui, ainda existem outras etapas indispensáveis pela frente. 

3. Crie uma planilha de acompanhamento dos contratos

Para que você possa ter um melhor controle dos seus contratos é interessante criar uma planilha de acompanhamento desses documentos. Nela, podem ser incluídas células como: Identificação do contrato, tipo de contrato, objetivo do contrato, contratante e vigência. 

Se você não quiser perder tempo criando uma planilha para esse acompanhamento, a Contraktor disponibiliza uma planilha de gestão de contratos prontinha, com todos os passos necessários para gerenciar seus contratos. Você também pode baixar e usar de forma gratuita!

4. Armazene os contrato de forma digital

Armazenar seus contratos de forma digital é uma maneira de ter mais organização, segurança e praticidade na gestão dos seus documentos. Dessa maneira, seus contratos ficam todos guardados na nuvem, assim você consegue ter acesso a qualquer momento.

Com uma plataforma de monitoramento digital de documentos, gerenciar contratos é ainda mais fácil e prático. Com ela, além de enviar os documentos para assinatura de forma rápida, você pode monitorar os status desses documentos e guardá-los da forma como desejar, para sempre acompanhá-los de perto. 

Com os planos básicos da Contraktor, você pode assinar e monitorar todos os seus contratos de forma ágil, simples e eficiente!

Encontre o plano ideal para você e teste gratuitamente a plataforma clicando aqui! 

A Contraktor

Se você deseja ir além da assinatura de contratos digitais, conheça a Contraktor! Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

Gostou? Compartilhe.

Posts relacionados