5 dicas sobre a elaboração de contratos

Elaborar um contrato é o primeiro passo para formalizar uma negociação. Mas, por onde começar? O que devo considerar antes de redigir o documento? Essas e outras dúvidas são comuns e, de fato, existem etapas que devem ser seguidas na preparação e elaboração de contratos.

Esse cuidado é fundamental antes de estabelecer acordos com clientes, fornecedores, colaboradores da sua empresa ou parceiros de negócios. Afinal, um contrato com erros e sem clareza das informações pode gerar problemas entre os interessados e disputas judiciais, por exemplo.

Além disso, muitas dessas falhas acontecem no fluxo manual de preparação e assinatura de documentos empresariais. De acordo com um estudo da Forrester, 56% das empresas que preparam, assinam e gerenciam contratos manualmente terão que refazer seus contratos devido a erros no processo.

Neste contexto, o contrato digital surge como uma alternativa mais ágil, econômica e menos suscetível ao retrabalho. Seu ciclo de vida ocorre 100% em ambiente eletrônico, o que significa que esse tipo de documento será elaboradoassinadomonitorado e armazenado digitalmente.

Então, além de apresentar o contrato digital, separamos 5 dicas sobre elaboração de contratos para você começar. Confira!

Leia também: Contrato digital x Contrato tradicional: qual devo usar? | Contraktor

Defina o tipo de contrato que será elaborado

Em primeiro lugar, escolha o tipo de documento que será elaborado. Você precisa de um contrato social, de prestação de serviços ou de locação? São muitas as possibilidades!

Com essa definição, você garante que o objeto do contrato esteja adequado ao instrumento que formaliza o acordo.

BAIXE GRATUITAMENTE: 45 modelos de contratos

Identifique os objetivos do contrato

Em segundo lugar, tenha em mente os motivos que estão levando você e a outra parte a celebrar um contrato. Para isso, defina quem está fazendo o quê, quando e por quanto. Assim você garante um documento mais seguro e conciso.

Descreva as obrigações do contratante e do contratado

Com o intuito de garantir uma negociação bem sucedida, o contrato precisa descrever as obrigações tanto do contratante, quanto do contratado, como prazo de entrega ou execução do serviço, condições de pagamento, direitos e deveres das partes, entre outros.

Esse é um ponto que merece atenção, pois é o que garantirá o atendimento ao interesse de todas as partes, evitando possíveis desentendimentos.

Especifique o prazo de duração

Você e a outra parte deve negociar uma data limite para a duração contratual. Seja um prazo de vigência específico ou indeterminado, dependendo do tipo de acordo.

Caso o contrato conte com fases ou período de experiência, por exemplo, especifique seus termos e estipule se a renovação será automática ou se vai exigir um aditivo para estender a duração do contrato.

Use ferramentas e plataformas a seu favor

Conforme mencionado, um contrato também pode ser digital, ou seja, elaborado, assinado e armazenado eletronicamente. Para isso, você pode utilizar ferramentas e plataformas a seu favor, em todas as etapas do processo!

Contraktor, por exemplo, é uma plataforma que faz toda a gestão de documentos eletrônicos e assinaturas digitais. Nela, a elaboração de contratos pode ser feita do zero, através de modelos pré-aprovados ou arquivos importados na ferramenta.

Após a criação e envio do contrato, você acompanha o status da assinatura digital, que possui a mesma validade jurídica de um contrato assinado manualmente e reconhecido em cartório. Feito isso, seu contrato será armazenado com segurança em nuvem! 

Leia também: Contrato digital: 5 razões para utilizar na sua empresa | Contraktor

A Contraktor

Se você deseja ir além da assinatura de contratos digitais, conheça a Contraktor! Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

Gostou? Compartilhe.