Como usar o Legal Design, Canva Docs e a Contraktor para ter mais eficiência em seus contratos

Você já ouviu falar em legal design? Essa técnica pode revolucionar o jeito que você e a sua empresa lida com os seus contratos e documentos importantes. Saiba mais neste artigo!

Em primeiro lugar, você já parou para pensar na burocracia envolvida quando o assunto é a papelada? A utilização de documentos em papel pode trazer diversos problemas para as empresas, como a falta de organização, a possibilidade de ocorrerem fraudes, extravios e danos, a perda de tempo nas idas aos cartórios, os gastos com transporte, impressão, correios e outras etapas burocráticas, lentas e nada produtivas.

Em suma, os documentos físicos exigem mais esforço para serem criados, armazenados e gerenciados como um todo. Além disso, eles podem ser de difícil acesso e compartilhamento, principalmente em grandes empresas, que possuem diversos departamentos e muitos colaboradores. Então, uma das melhores soluções para organizações que enfrentam estes problemas, é optar pelos contratos digitais. E é aqui que o Legal Design e outras ferramentas também se encaixam como técnicas para otimizar ainda mais estes processos.

Os documentos digitais são muito mais fáceis de criar, armazenar e gerenciar, podendo ser facilmente compartilhados e acessados em tempo real. Basta ter um dispositivo e internet! Tudo isso se torna ainda mais simples quando você tem uma plataforma digital que reúne tudo em um só lugar, como a Contraktor. Mas logo falaremos com mais detalhes sobre isso.

Antes de mais nada, vamos explorar as melhores ferramentas para que você tenha mais eficiência com os contratos da sua empresa.

O que é Legal Design?

O Legal Design é uma abordagem inovadora, que utiliza técnicas de design para melhorar a compreensão e comunicação de documentos jurídicos, como os contratos, por exemplo. Um dos principais objetivos do Legal Design é tornar os documentos legais mais eficientes, visuais e acessíveis aos que não entendem tanto da linguagem jurídica, reduzindo possíveis erros.

Resumidamente, com o Legal Design, os documentos se tornam visualmente mais amigáveis, o que facilita a compreensão das informações ali contidas. Já pensou se você pudesse construir um contrato com imagens e gráficos, por exemplo? É isso que o Legal Design propõe.

legal design para ter mais eficiência nos contratos
Fonte da imagem: Bits Academy.

Para ter mais eficiência nos contratos, aqui vão algumas dicas sobre como utilizar o Legal Design para auxiliar nisso:

  • Use uma linguagem simples: evite um linguajar muito jurídico; opte por uma linguagem acessível. Tente usar exemplos ou ilustrações para explicar termos complexos.
  • Organize os seus contratos de forma visual: use gráficos, fluxogramas e outros elementos visuais para ajudar a organizar as informações do contrato e para facilitar a navegação.
  • Destaque as informações mais importantes: use formatações diferentes como negrito, itálico ou sublinhado para destacar as informações mais importantes do contrato.
  • Simplifique o layout: use um layout simples e limpo, evitando a sobrecarga de informações e a poluição visual. Use espaços em branco para separar seções diferentes e para tornar o texto mais legível.

Leia também: Entenda o Legal Design e o Visual Law

Enfim, ao aplicar essas dicas, você conseguirá criar contratos mais eficientes e claros, reduzindo o tempo e o custo de interpretação e execução. Além disso, a utilização do Legal Design pode ajudar a evitar conflitos entre as partes envolvidas, tornando o processo de negociação mais fluido e seguro.

O que é Canva Docs?

O Canva Docs é outra ferramenta muito útil para criar documentos e contratos visuais com mais facilidade e rapidez. Para quem não sabe, o Canva Docs faz parte do Canva, que é uma plataforma online que tem a missão de garantir que qualquer pessoa no mundo possa criar designs dos mais variados tipos e formatos. 

O Canva Docs também se encaixa na categoria de ferramentas úteis para melhorar a eficiência dos seus contratos, além de também carregar como premissa o Legal Design. Com a plataforma, é possível criar documentos visuais online e de forma colaborativa, permitindo o uso de vídeos, imagens, gráficos e outros elementos de design. Assim, o Canva Docs também pode ser usado para facilitar a compreensão de informações contidas em contratos através de itens de design gráfico.

Por fim, esta é uma ferramenta de fácil utilização, uma vez que possui editor com recurso de “arrastar e soltar”, além de elementos gráficos gratuitos e uma interface bem intuitiva. Saiba mais sobre o Canva Docs aqui!

Agora que você já sabe como otimizar os seus contratos, que tal entender como gerenciar estes documentos importantes de forma totalmente online? Conheça mais sobre a Contraktor.

O que é Contraktor? Plataforma de assinatura digital e gestão de documentos

A Contraktor é uma plataforma digital que permite toda a gestão de contratos, de ponta a ponta, em um só lugar. É a ferramenta mais completa do Brasil neste mercado! 

Com a Contraktor, todo o ciclo de vida dos seus documentos pode ser gerenciado de forma completa, desde a criação do documento até o armazenamento em nuvem. O software permite que você gerencie todo o fluxo, crie contratos do zero ou utilize modelos de contratos pré-definidos, dispare documentos para assinatura digital, verifique as assinaturas pendentes, acompanhe histórico de alterações, confira quais documentos estão vigentes, crie tarefas de acompanhamento, entre outras funcionalidades essenciais para uma boa administração dos contratos da sua empresa.

Além de oferecer serviços como a assinatura eletrônica (sem o uso do certificado digital) e assinatura digital (com certificado), como você viu, a Contraktor é uma plataforma que permite toda a gestão de documentos e contratos digitais em um só lugar. Além disso, a empresa tem como principal objetivo a simplificação do fluxo de processos e a aceleração dos seus negócios. Além dos planos profissionais, também possui os planos básicos, com teste gratuito disponível! 

Gostou? Compartilhe.