Mapeamento de processos: o que é, como fazer e dicas de softwares

Você sabia que o mapeamento de processos pode ser um fator de sucesso para sua empresa? Muito se fala sobre produtividade e, com o home office, esse assunto vem sendo ainda mais abordado. Isso porque o trabalho remoto pode gerar mais obstáculos para gerenciar equipes e fazer a empresa funcionar. 

Agora, imagine só uma empresa que está em constante crescimento. A cada mês que passa, mais funcionários são contratados e, consequentemente, precisam se adaptar e aprender suas respectivas funções. Se essa empresa não possui processos bem definidos, a desorganização pode tomar conta. Nesse sentido, hoje vamos falar sobre o mapeamento de processos. Uma técnica utilizada por empresas dos mais variados setores.

Neste artigo, você vai explorar assuntos como:

  • O que é mapeamento de processos?
  • Como fazer mapeamento de processos na sua empresa
  • Softwares que ajudam no mapeamento de processos
mapeamento de processos 1

O que é mapeamento de processos?

O método de mapeamento de processos consiste em identificar e entender o fluxo de atividades que compõem um processo. Por meio de uma sequência lógica de atividades, o mapeamento mostra características que melhoram o processo produtivo, levando a resultados mais eficazes.

Em suma, todo processo possui essas etapas: Entrada (começo), Transformação (processamento) e Saída (finalização). Por exemplo, uma nova demanda é solicitada e entra no fluxo de trabalho, passa pelas devidas etapas de execução e depois é entregue ao solicitante. Pronto! Temos aqui um exemplo de processo.

Além deste mapeamento conseguir identificar atividades e etapas, o método também tem como objetivo auxiliar a empresa. Para que seja possível entender as etapas do processo como um todo, enxergar os pontos fortes e fracos, com a finalidade de melhorar todo o desempenho organizacional. Enfim, o mapeamento de processos vai te ajudar a organizar atividades e criar padrões de execução para cada tipo de tarefa. 

Nesse sentido, um mapeamento de processos pode trazer diversas vantagens às empresas, como:

  • Fluxos de trabalho bem definidos
  • Colaboradores mais produtivos
  • Mais organização como um todo
  • Otimização de processos comuns
  • Automação de etapas do fluxo de trabalho
  • Análise de como os processos podem ser melhorados
  • Melhora a comunicação entre equipes
  • Padronização dos trabalhos
  • Otimização do tempo ao realizar projetos
  • Documentação das atividades
  • Redução de custos

Como fazer mapeamento de processos na sua empresa

Primeiramente, para fazer o mapeamento de processos funcionar na sua empresa, será preciso seguir alguns passos. Alguns deles são: identificar os problemas e gargalos que atrapalham o andamento de projetos. Definir os processos que serão mapeados. Escolher quais softwares e ferramentas serão utilizados. Definir a equipe responsável pela estratégia e implementação. Acompanhar e revisar o fluxograma. Então, depois que tudo isso estiver organizado, será possível reestruturar os processos da sua empresa, para que atinjam os objetivos e maiores níveis de desempenho.

Vale ressaltar que essa estratégia é, na maioria das vezes, realizada com a ajuda de uma plataforma, software ou ferramenta que auxilie na gestão, que otimize as atividades e que traga mais agilidade para a empresa como um todo. 

mapeamento de processos 2

Softwares que ajudam na gestão de processos

Não é novidade que a tecnologia é uma das maiores aliadas na busca pelo crescimento e modernização das empresas. Então, existem diversas ferramentas que podem auxiliar nos mais diferentes tipos de demandas e necessidades empresariais. Desde a assinatura de um contrato até a automação de um fluxo de trabalho. Portanto, é exatamente sobre esses softwares que ajudam na gestão de processos que vamos falar nesse item.

A Contraktor

Contraktor é uma plataforma de assinatura digital e automação de documentos eletrônicos e contratos digitais. Tem como objetivo facilitar o fluxo de processos e acelerar negócios. Tudo em um só lugar, com validade jurídica e segurança de alto nível. Desde a fundação, já são mais de 1 bilhão de reais em documentos gerenciados dentro da plataforma. Também possui mais de 170 mil usuários assinando pela ferramenta.

Confira todos os planos da Contraktor clicando aqui. 

O Pipefy

Pipefy é uma plataforma de gerenciamento de processos que capacita gestores a organizar e controlar o trabalho em um único lugar. Permite aos usuários personalizar e projetar processos complexos de maneira simples, através de fluxos inteligentes, automação e integrações.

Contraktor + Pipefy: A integração entre as duas plataformas

Por fim, a integração das duas plataformas tem o objetivo de facilitar o fluxo de negociações através da assinatura eletrônica e digital da Contraktor, permitindo que o usuário assine documentos importantes diretamente na plataforma do Pipefy. Assim, o processo se torna muito mais rápido, fácil e seguro. Feche negócios ainda mais rápido com essa parceria!

Saiba mais sobre a parceria da Contraktor e Pipefy

A Contraktor

Se você deseja ir além da assinatura de contratos digitais, conheça a Contraktor! Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

Gostou? Compartilhe.