Contrato digital: 5 razões para utilizar na sua empresa

Você sabia que aderir ao contrato digital pode melhorar o seu fluxo de trabalho? Colocar em prática novas maneiras de formalizar negócios pode conduzir as empresas a melhores resultados de produtividaderedução de custos e otimização de tempo. Esses processos podem ser realizados com a ajuda da tecnologia e podem ser aplicados, por exemplo, nos contratos, que são documentos que exigem sigilo por conta das informações e dados que comportam. 

Muita gente acha que, por se tratar de um processo que é feito online, a assinatura de um contrato digital não é tão segura quanto uma assinatura feita manualmente, com caneta e papel. Mas na verdade, a falsificação das assinaturas manuais é muito comum e, de acordo com Henrique Flôres, CEO da Contraktor, é um problema atual. “Hoje em dia, com o advento da tecnologia, fraudar assinaturas pode ser tarefa fácil para qualquer pessoa que tenha acesso a ferramentas de edição de imagem. Além disso, confiar apenas no olhar humano para afirmar a semelhança de um reconhecimento de firma pode ser arriscado”, comenta.

Abaixo, listamos cinco razões para utilizar os contratos digitais na sua empresa:

Possibilidade mínima de fraudes na assinatura digital 

A assinatura digital é mais segura que a assinatura de próprio punho, pois é autenticada por meio de uma série de ações de alto nível de segurança, que seguem protocolos rigorosos para assegurar a confidencialidade de um documento. Existem alguns processos que garantem que um documento, em ambiente virtual, não sofrerá alterações ou possíveis fraudes, como: carimbo de data e hora, IP da máquina na rede, validação do certificado digital, criptografia e hash de segurança (código alfanumérico que serve como uma identidade de cada documento).

Se você quer saber mais sobre a validade jurídica da assinatura digital e entender como se dá a segurança de todo o processo, baixe já o Guia de Validade Jurídica da Contraktor!

O conteúdo do contrato digital fica visível apenas para os signatários 

contrato digital 2
Contrato digital: 5 razões para utilizar na sua empresa

Com a necessidade de reconhecimento de firma que os documentos físicos possuem, eles precisam ser enviados por meios de transporte e passar por algumas áreas até ser finalizado. Assim, pessoas de fora da celebração podem ter acesso a informações sigilosas ou até mesmo realizarem alterações indevidas. Com o uso do contrato digital e, consequentemente, da assinatura eletrônica ou digital, nenhum processo manual ocorre. Tudo é feito em ambiente virtual e apenas as partes envolvidas têm acesso, ou seja, o contrato fica visível apenas para os signatários.

BAIXE GRATUITAMENTE: Mais de 45 modelos de contratos

Documentos digitais não precisam ser impressos e estocados

Eliminar a necessidade de assinatura física por si só impacta no pós-assinatura, fase do fluxo de contratos em que acontece o armazenamento de papéis. Na gestão de contratos digitais, ao finalizar a assinatura, os documentos assinados ficam arquivados em nuvem, ou seja, em um servidor online, lacrados com criptografia e hash de segurança. Isso garante que, mesmo depois de concluídos, os contratos serão acessados apenas por pessoas autorizadas. Com esse tipo de arquivamento virtual você também estará colaborando com o meio ambiente, evitando o acúmulo de papéis; além disso, os documentos ficam bem mais organizados, evitando extravios e perdas, que acontecem frequentemente quando se armazena contratos físicos.

Contratos digitais possuem validade jurídica

contrato digital validade jurídica

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes em relação aos contratos digitais. As assinaturas desses documentos eletrônicos possuem validade jurídica? Sim, tanto a assinatura digital quanto a eletrônica têm validade jurídica e são amparadas pela MP 2.200-2/2001 que, entre outras coisas, diz respeito à garantia da autenticidade, da integridade e da validade jurídica de documentos em forma eletrônica. Já o órgão responsável por regular essa medida é o ICP Brasil – Estrutura de Chaves Públicas Brasileira, que é uma cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão.

BAIXE GRATUITAMENTE: Guia Completo de Validade Jurídica da Assinatura Digital

Garantia de segurança da assinatura eletrônica e digital

Como garantir a segurança da assinatura eletrônica e digital? Existem plataformas específicas para a conclusão do processo em ambiente virtual, com inclusão da assinatura digital. São conhecidas como Autoridades Certificadoras e permitem que documentos para qualquer finalidade possam ser assinados. Elas foram desenvolvidas para ler e autenticar Certificados Digitais, formalizando documentos.

Um dos diferenciais da Contraktor é que a plataforma centraliza todas as etapas do ciclo de vida dos documentos em um único ambiente, garantindo que os contratos das empresas estejam seguros e armazenados de forma compacta, oferecendo uma opção confiável para empresas de pequeno, médio e grande portes. Clique aqui e confira nossos planos disponíveis! 

A Contraktor

Se você deseja ir além da assinatura de contratos digitais, conheça a Contraktor! Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

Gostou? Compartilhe.