Contrato digital x Contrato tradicional: qual devo usar?

Primeiramente, precisamos partir do princípio e entender o conceito de um contrato digital.

Independente do formato, o contrato nada mais é do que um acordo entre duas ou mais pessoas, que se obrigam a cumprir o que foi entre elas combinado sob determinadas condições e interesses por elas estabelecidas.

O jeito mais conhecido de formalizar acordos é por meio dos contratos físicos em papel. No entanto, o avanço da transformação digital deixa em evidência os benefícios dos contratos eletrônicos, principalmente quando falamos de economia de tempo, logística e dinheiro.

Uma pesquisa do IDC apontou que o tempo de criação de documentos físicos chega a quase 9 horas semanais, enquanto o de um documento digital (incluindo contratos) pode chegar a minutos.

Isso significa que você não precisa mais se preocupar com a papelada ou perder horas e horas somente para criar um contrato. Tudo pode ser feito em ambiente digital, até mesmo a assinatura do documento.

Além da agilidade e economia, essa vantagem consegue acelerar os seus negócios, uma vez que você pode fechar mais contratos em menos tempo.

Agora que você entendeu um pouco sobre a evolução dos contratos, podemos te ajudar na escolha do melhor tipo de contrato para você. Vamos lá?

Neste artigo, você vai ver:

  • Como escolher o melhor tipo de contrato para você
  • Principais vantagens do contrato digital
  • Validade jurídica do contrato digital

Como escolher o melhor tipo de contrato para você

Antes de tudo, entenda que cada tipo de documento possui vantagens e desvantagens. Dessa forma, a escolha vai depender das características que melhor atendem às necessidades da sua empresa.

Selecionamos alguns pontos para você considerar sobre cada um:

Características do contrato físico

  • É o formato tradicional, portanto, mais comum na formalização de acordos;
  • Envolve custos com papéis, tinta de impressora, meios de transporte, entre outros;
  • Ocupa espaço físico e faz sua equipe passar boa parte do tempo procurando arquivos;
  • Não depende da internet e outros dispositivos eletrônicos para acessar documentos.

Características do contrato digital

  • Todo trâmite acontece em ambiente digital, desde a criação do documento, até a assinatura e armazenamento em nuvem;
  • Reduz o tempo de localização das informações e aumenta a produtividade da sua equipe em até 60%;
  • Evita custos desnecessários e possibilita uma economia de até 84% com papéis e logística;

Não há como negar, os contratos digitais são uma tendência facilitadora, econômica e sustentável para as pessoas. Mas, ainda assim, existem outras vantagens em aderir a esse tipo de documento.

Leia também: O que é contrato digital? Descubra as vantagens e mais | Contraktor

 

Principais vantagens do contrato digital

Em comparação com o contrato tradicional, que costuma envolver processos complexos e burocráticos, o digital sai na frente e oferece inúmeros benefícios. Veja alguns deles:

Redução de custos

Por ser criado, assinado e armazenado em ambiente 100% virtual, o contrato digital é uma opção econômica e favorável à redução de custos. Dessa forma, você não precisa gastar com papel, impressão, cartório, motoboy, entre outros.

Produtividade

Passar horas procurando informações, assinando documentos e preenchendo formulários não é uma realidade no universo do contrato digital. Nesse caso, tudo pode ser feito com alguns cliques!

A agilidade dos processos digitais também economiza o tempo que sua equipe pode utilizar para focar nas tarefas que realmente importam. Além disso, uma empresa mais produtiva tem clientes e colaboradores mais satisfeitos.

Segurança

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o uso dos contratos digitais é completamente seguro. Neste tipo de documento, a assinatura digital é utilizada para autenticar as informações importantes que constam no contrato. Essa forma de assinar envolve um processo de alto nível de segurança, com criptografia, que evita que terceiros tenham acesso a esses dados.

A assinatura digital é feita por meio de plataformas totalmente seguras, como a Contraktor.

Organização

Quem ainda lida com documentos impressos, sabe o quanto eles ocupam o espaço físico de uma empresa. Os arquivos vão se acumulando, as pilhas de papel aumentando e a desorganização se torna uma realidade.

Neste sentido, o contrato digital favorece a organização e armazenamento das informações em nuvem, que pode realizada por meio de uma plataforma de gestão de documentos, incluindo a Contraktor.

Além de armazenar,  você pode utilizar filtros inteligentes e acessar informações sempre que precisar e de onde estiver.

Leia também: Gestão de contratos digitais: o que é e qual a importância? | Contraktor

Legal Design

Outra vantagem em aderir ao contrato digital é a possibilidade de trabalhar com Legal Design, por exemplo. O Legal Design pode ser traduzido como “Design Jurídico”, e consiste em aplicar técnicas de design dentro do Direito – mais especificamente nos documentos jurídicos. Já pensou se todos os contratos pudessem ser mais visuais? Com desenhos, gráficos e elementos que facilitassem a leitura? Esse é o principal objetivo do Legal Design!

Hoje, já existem plataformas que visam melhorar a experiência dos usuários que lidam com estes documentos jurídicos no dia a dia. Uma delas é a UX Doc, por exemplo.

imagem do artigo Contrato digital x Contrato tradicional

Validade jurídica do contrato digital

Você deve estar se perguntando como fica a validade jurídica de um contrato digital. Nesse caso, o que garante a validade jurídica de um contrato eletrônico é a sua assinatura.

 

No meio online só é possível assinar a partir de uma assinatura digital (com ou sem certificado digital), pois são estes métodos que irão conferir validade ao documento. Conforme determinado na Medida Provisória 2.200-2, que diz respeito à ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), garantindo a integridade, autenticidade e validade jurídica dos documentos digitais, assim como dos certificados digitais.

Quanto à diferença entre as assinaturas, temos as seguintes:

Assinatura eletrônica (ou assinatura digital sem certificado): neste método, utiliza-se alguns dados de comprovação, como e-mail, CPF e IP do dispositivo que está sendo usado para assinar o contrato.

Assinatura digital (com certificado): Já na assinatura digital, é necessário obter o certificado digital para assinar o contrato. 

Baixe já o nosso Guia da Validade Jurídica e saiba tudo sobre o assunto!

A Contraktor

Se você deseja ir além da assinatura de contratos digitais, conheça a Contraktor! Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.

Gostou? Compartilhe.