por Camila Rodrigues

Em primeiro lugar, será que certificado digital tem validade jurídica? Mas o que é certificado digital? O que significa ter validade jurídica? 

Estas são perguntas muito comuns para quem está tentando entender os processos de digitalização de documentos pela primeira vez. Neste contexto, temos a assinatura digital, o certificado digital, a gestão de contratos e tantos outros termos que, logo no início, parecem complicados. Mas calma! Não se preocupe em não ter as respostas agora. Estamos aqui para te ajudar a entender mais sobre esse universo!

Ao ler este artigo, você vai dominar esses assuntos:

  • O que é certificado digital?
  • O que é validade jurídica?
  • Certificado digital tem validade jurídica?

Então, vamos começar!

Primeiramente, o que é certificado digital?

O certificado digital é, em suma, um documento eletrônico que funciona como se fosse uma identidade digital de uma pessoa ou empresa. Basicamente, é um CPF ou CNPJ para identificação no meio virtual. 

Juntamente com isso, essa tecnologia possibilita assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura tradicional, feita no papel e caneta, porém com a vantagem de que não é necessário reconhecer firma em cartório.

Isso mesmo: a assinatura digital com a utilização do certificado substitui o reconhecimento de firma feito em cartório. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui.

No mais, aqui no nosso país, a Medida Provisória n° 2.200-2, de 2001, instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira — ICP Brasil — para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos eletrônicos, das aplicações de suporte e das habilitadas que utilizem certificados digitais, assim como a realização de transações eletrônicas seguras.

Leia também: Todas as assinaturas precisam de certificado digital?

assinatura digital

Mas como o certificado digital faz a validação da identificação?

Resumidamente, o sistema utiliza um par de chaves criptográficas que nunca se repetem. São elas: chave privada e chave pública. Esse assunto é um pouco mais técnico, então o que você precisa realmente saber é que esta tecnologia para comprovar a identidade de alguém é praticamente inviolável, sendo aceita legalmente. Assim, o certificado digital tem validade jurídica. 

Contudo, é necessário que o certificado tenha sido emitido por uma autoridade certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Para que serve um certificado digital?

Primordialmente, o certificado digital serve para que as pessoas e empresas possam assinar documentos digitalmente e, ao mesmo tempo, ter acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet. 

Ao assinar documentos de maneira digital, você possui uma infinidade de benefícios, como: 

  • Economia de insumos, no sentido de evitar o uso de papel e de tinta para a impressão de documentos;
  • Sustentabilidade, evitando o consumo desenfreado de papel e ajudando a preservar o meio ambiente;
  •  Mais comodidade, já que o sistema permite que documentos sejam assinados de qualquer lugar, a qualquer hora;
  • Mais segurança, já que estes processos virtuais possuem protocolos de alto nível de complexidade para evitar possíveis fraudes e proteger as informações;
  • Entre tantas outras vantagens da assinatura digital.

Do mesmo modo, este documento eletrônico também serve para as pessoas que precisam trabalhar em sistemas virtuais, como o e-Saúde (para os profissionais da saúde); o e-Jurídico (para advogados) e o e-Contador (para contadores).

O que é validade jurídica?

Antes de mais nada, a validade jurídica regula as relações entre as pessoas e o Estado. Basicamente, ao dizer que a tecnologia possui validade jurídica, significa dizer que está em conformidade, garantindo o funcionamento adequado perante às atividades legais.

No mais, a validade jurídica é a capacidade de um ato, lei ou contrato de efetivar determinados efeitos legais. Assim, ela garante que um acordo (ou contrato) não poderá ser anulado ou alterado por quaisquer agentes.

Afinal, certificado digital tem validade jurídica?

Conforme você viu no conteúdo deste artigo, o certificado digital tem validade jurídica, sim. Por meio do par de chaves utilizadas, temos:

  • Chave privada: é usada para criptografar dados que atestam a identidade;
  • Chave pública: é compartilhada com quem precisa decodificar a criptografia dos dados que atestam a identidade, para que seja aceita e reconhecida.

Assim, é totalmente possível assinar documentos com certificado digital e possuir a validade jurídica necessária para autenticar, atestar e garantir a integridade das informações ali contidas. 

A assinatura digital com o uso do certificado ICP Brasil é a única forma de assinar documentos sem precisar reconhecer firma e sem depender de outras burocracias de cartórios, pois conta com a validade jurídica inquestionável para firmar acordos virtualmente. 

Agora, que tal gerenciar estes processos digitais com a ajuda de uma plataforma segura e que possibilita automatizar todo o seu fluxo de documentos? Conheça a Contraktor!

certificado digital tem validade jurídica

A Contraktor: plataforma de assinatura e gestão digital de documentos

Além de oferecer serviços como as assinaturas digitais com e sem certificado, a Contraktor é uma plataforma que permite toda a gestão de documentos e contratos digitais em um só lugar. Uma ferramenta completa e totalmente segura, na qual você consegue gerenciar todo o fluxo de documentos empresariais, disparar documentos para assinatura, verificar as assinaturas pendentes, acompanhar histórico de alterações, conferir quais documentos estão vigentes, criar tarefas de acompanhamento, entre outras funcionalidades imprescindíveis para a sua empresa.

A Contraktor tem como principal objetivo a simplificação do fluxo de processos e a aceleração dos seus negócios. Além dos planos profissionais (Business, Premium e Enterprise), também possui os planos básicos, indicado para pequenas e médias empresas. Teste gratuitamente por 7 dias!

Gostou? Compartilhe.

Posts relacionados